segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Harley-Davidson pagará multa de US$ 15 milhões devido a motos poluentes

Departamento de Justiça dos EUA multou a lendária fabricante...
 A companhia americana Harley-Davidson terá que pagar 15 milhões de dólares por ter vendido acessórios que levam suas motos a descumprir as normas antipoluição, indicou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos na quinta-feira.


O Departamento acusa a Harley-Davidson de ter vendido cerca de 340.000 “super-tuners”, que ajudam a aumentar o rendimento das suas motos, mas fazem com que estas não cumpram as normas de poluição impostas durante sua homologação.
A empresa também vendeu diretamente 12.000 motos equipadas com esse acessório entre 2006 e 2008.
Além de pagar uma multa de 12 milhões de dólares, a Harley-Davidson deverá, como medida de compensação, destinar outros três milhões de dólares para substituir os velhos aquecedores à lenha em comunidades locais nos Estados Unidos por calefatores menos poluentes.
Esta medida é parte de um programa para reduzir as emissões poluentes, seja qual for a sua origem, disse o Departamento.
A fabricante de motos deverá, ainda, comprar os “super-tuners” que ainda estão no mercado e destruí-los.
A Harley-Davidson afirmou em um comunicado que a multa não constituía um reconhecimento de culpabilidade.
Ao contrário dos automóveis, as motos nos Estados Unidos não são submetidas a controles regulares e obrigatórios das suas emissões depois de que já estão circulando.
Desse modo, os proprietários de motos equipadas com este dispositivo não terão que se ajustar às normas, como ocorreu no caso da montadora de automóveis Volkswagen, que instalou em alguns dos seus veículos a diesel um software que frauda os dados de emissões de gases poluentes.
Fundada em 1903 e conhecida mundialmente pelas suas motos de grande cilindrada e de dois cilindros, a Harley-Davidson, com sede em Milwaukee (Wisconsin, norte), vendeu em 2015 cerca de 265.000 motos no mundo todo, 168.000 delas nos Estados Unidos.
 Fonte: Site da Revista Isto É, adaptado por RockRiders.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário