terça-feira, 16 de agosto de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

AI DO POLICIAL QUE ENCOSTAR UM DEDO EM ALGUÉM DA LCP!

Não é apenas por sua conhecida forma de enfrentar as crises com voz baixa e palavras equilibradas, que o governador Confúcio Moura deu uma declaração falando em “muita cautela” na reintegração de posse da Fazenda Bom Futuro, na região de Seringueiras. Ele sabe muito bem que os criminosos que invadiram uma propriedade alheia, fortemente armados, fazendo reféns e queimando veículos e equipamentos da fazenda, deveriam estar é na cadeia. Mas sabe também em que país ele vive. No SICNEWS, jornalístico da SICTV/Record, o apresentador Everton Leoni sintetizou, com claridade, qual é a verdadeira situação. Em resumo, afirmou que “se os invasores atirarem e mataram uma dúzia de policiais, nada vai acontecer. Mas ai do policial que, mesmo que fosse para se defender, encostasse um dedo num invasor da Liga dos Camponeses Pobres”, a famigerada LCP! Ai dele, afirma também a coluna! Cairão sobre sua cabeça membros de ONGs nacionais e internacionais; de defensores de direitos humanos dos bandidos; alas do Ministério Público e a coluna -  com todo o exagero que o assunto merece -  ironiza de que não nos surpreenderíamos se a OEA  esquerdista e a ONU declarassem guerra contra  Rondônia!  A LCP, em qualquer país sério, seria uma organização criminosa, sob o tacão da polícia. Aqui, é tratada como se fosse composta apenas por brasileiros, paupérrimos, abandonados e maltratados, que querem apenas um pedaço de terra para plantar. Pura mentira, pura falácia. Dezenas de membros da Liga e do MST, que já ganharam terra, imediatamente a venderam, tratando de invadir outras áreas para fazer mais dinheiro.

Confúcio não tem escolha. Tem que cumprir a decisão judicial que considerou, (pasmem!), que os bandidos são...bandidos! Sabe também o risco que a operação vai representar. A liderança da LCP quer sangue. Dos outros, é claro! Então, prudência e cautela. Ah, se as leis desse país valessem para todos! Aí, grupos terroristas como a LCP sequer teriam se formado. Mas aqui é o Brasil. Skindô, skindô!

RODOVIA FECHADA
Aliás, como protesto para a grande demora da reintegração de posse determinada pela Justiça, fazendeiros e produtores rurais da região estão anunciando que vão fechar novamente a BR 429, na altura do rio Bananeiras. A ordem judicial determina a retirada dos invasores e levá-los a pelo menos 300 quilômetros de distância, além de  identificar e penalizar o comando do grupo pelos crimes de organização criminosa armada; disparo de arma de fogo contra a forca pública, cárcere privado, incêndio e destruição de patrimônio. Os produtores dizem que cansaram de esperar pelo cumprimento da decisão e que só reabrirão novamente a rodovia, quando o mandado judicial for cumprido. Mais um tremendo rolo para Confúcio e seu governo resolverem.

MAIS MULHERES QUE HOMENS
O 2 de outubro vai marcar as eleições no país. Em Rondônia, são 1 milhão e 164 mil aptos a votar. Em Porto Velho são 319 mil e 939. Apenas a Capital tem eleitorado suficiente para a realização de um segundo turno, o que é muito provável que aconteça. Ele acontecerá 28 dias depois, em 30 de outubro, entre os dois candidatos à Prefeitura. Já os 21 vereadores eleitos serão conhecidos dia 2. A tentativa de diminuir o número de edis foi frustrada. Dois projetos apresentados foram derrotados. Um baixava para 18 cadeiras e outro para 16. Claro que não passou e, obviamente, jamais passará, lamentavelmente! Em todo o Estado, tanto os candidatos a Prefeito quanto às Câmaras Municipais, terão que ter um discurso que atenda também o interesse das mulheres. Afinal, elas são maioria no Estado. Entre os aptos a votar, 52 por cento são mulheres e 48 são homens...

OS DOIS LADOS DA LIBERDADE
Só em Porto Velho, 164 detentos foram beneficiados com a saída temporária do Dia dos Pais. Muitos saíram nesta sexta e outros neste sábado. Todos deverão voltar às suas respectivas celas até a próxima terça. O benefício legal estende-se a presos de todo o Estado e de todo o país. Entre os beneficiados famosos, está a assassina Suzane Von Richthofen, que já tinha saído da cadeia para o Dia das Mães e agora sai para o Dia dos Pais. Não seria tão tétrico, caso ela não tivesse matado os dois. Mas, afora os exageros, a lei tenta dar oportunidade a que detentos possam ir se reintegrando à sociedade. O bom da lei é que ela ajuda mesmo a grande maioria dos detentos que, logo depois do benefício, volta à prisões e não comete novos crimes. O lado ruim é que dá o mesmo direito a assassinos cruéis, gente como Suzane. A depuração dessa lei é que vai dar direito somente a quem realmente merece. Um dia, chegaremos lá...

COISAS MAIS IMPORTANTES!
Na mídia, gritos, protestos, editoriais, entrevistas com autoridades e especialistas; exigências de medidas imediatas. Na realidade, assaltos, roubos, destruição, abandono, desrespeito, vergonha. São duas das faces da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Nas entrevistas midiáticas, muita gente vociferando e exigindo soluções. No dia a dia, falta de policiamento; assaltos a visitantes; drogados e traficantes dormindo na área e, de vez em quanto, fazendo fogo e colocando em risco toda a estrutura histórica. Quem ama sua cidade e sua história, grita em desespero, querendo que a EFMM seja tratada com a deferência e o respeito que merece. De parte das autoridades competentes, ah!, essas têm coisas mais importantes pra fazer. Lamentável!

 VÃO SE QUEIXAR AO BISPO!
Como foi anunciado há longo tempo, nessa coluna, o governo trocou o comando da Casa de Cultura Ivan Marrocos, sem dar muitas explicações. Trocou e pronto. Quem gostou, gostou, quem não gostou que vá se queixar ao Bispo. Saiu o dedicado Carlinhos Maracanã, que fez o que pôde e mais um pouco e caiu nas graças dos artistas locais e assumiu Margot Paiva, outra profissional da área, que certamente também fará um bom trabalho. O problema não é a troca. Na verdade, são dois. Primeiro, os governos intervirem nos órgãos culturais, como se eles fossem apenas um braço político e nada mais. Depois, o fazem sem dar qualquer explicação à sociedade, até porque, muitas vezes, não teria explicação plausível  a dar mesmo. Infelizmente, é assim ainda, no país inteiro.

PERGUNTINHA
Você sabia que os vereadores de Rolim de Mouro, demagogicamente, anunciaram a diminuição dos seus salários, mas tentaram, sem sucesso, é aumentá-lo na surdina?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho - RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário