terça-feira, 30 de agosto de 2016

Opinião de Primeira - VAMOS SAIR DO FUNDO DO PRECIPÍCIO, MAS NÃO MUITO MAIS QUE ISSO!

Sem mudança inesperada, chegou o dia! Deve ser hoje. Pode ser amanhã? O Brasil vai ficar aliviado, com a ex Presidente Dilma Rousseff saindo do Planalto para entrar para a História. E entrará como a primeira mulher Presidente do País e a primeira cassada. Os petistas tiraram o poder de Fernando Collor e agora, quando a democracia brasileira está mais madura e  com as instituições funcionando a pleno, cada uma na sua, viram sua líder também defenestrada. Perderam o poder, porque Dilma foi boa apenas para seu grupo de “cumpanheiros”, mas péssima para o Brasil e, claro, para os brasileiros. O clima no país vai melhorar, até porque a voz dos derrotados se tornará cada vez menor, menos respeitada. Certamente eles tentarão prejudicar o país e seus novos rumos, porque no geral, não se interessam pela Pátria, mas apenas por si mesmos, seus bolsos e sua ideologia superada, que não deu certo em nenhum lugar no mundo. Nem na China, que teve que abraçar o capitalismo num governo comunista, para não afundar numa crise sem precedentes. Dilma cai fora. O PT vai junto. Muitos ideólogos da esquerda, que amam o socialismo, desde que possam enriquecer com o suor e o dinheiro dos outros, irão também.  Vão ficar protestando e vociferando, mas pouco serão ouvidos, ao menos por alguns anos.

Vamos melhorar? Um pouco sim, até pela inércia e pela esperança. O governo petista foi tão ruim, tenebroso e destrutivo, que qualquer coisa que vier a seguir será menos ruim. Mas será melhor? Provavelmente não. Temer pode até nos ajudar a sair do fundo do precipício, mas não tem talento político e nem pessoal para nos tirar totalmente do buraco. Vamos andar um pouco prá frente, mas não o quanto necessitamos. Ficaremos esperando ainda por um grande brasileiro, um grande patriota, que nos guie para chegarmos ao patamar que merecemos. Dilma e Temer são muito parecidos. Mas, infelizmente, Temer é o que temos para o momento. É o que sobrou...

MISSÃO (QUASE) IMPOSSÍVEL
O ex prefeito Roberto Sobrinho continua batalhando para manter sua candidatura à Prefeitura de Porto Velho, até porque é o líder da única pesquisa séria até agora realizada. Mas terá uma missão quase impossível pela frente. Primeiro, porque tem uma condenação em segundo grau,o  que o coloca na inelegibilidade por causa da Lei da Ficha Limpa. Depois, porque, segundo fontes da Justiça Eleitoral, teria uma condenação transitada em julgado, o que impediria qualquer novo recurso. Sobrinho nega essa possibilidade e diz que vai continuar recorrendo. Seus adversários já contam como certa sua exclusão da disputa deste ano. Sobrinho e seus aliados, contudo, se dizem tranquilos e que ele concorrerá mesmo sub judice.

NOVA ELEIÇÃO?
O que pode acontecer? Caso o ex prefeito do PT vença todas as questões na Justiça, ele poderá ir em frente, sem problema. A questão é que o partido tem apenas até 12 de setembro – 20 dias antes da eleição – para decidir se o mantém ou se coloca outro nome para substituí-lo. Caso não o faça e Roberto seja definitivamente impugnado, depois dessa data, se não for substituído, o PT ficará sem candidato. Outra hipótese: caso seja eleito e depois seus votos anulados, é possível até que tenha que ser feita outra eleição para Prefeito, na Capital rondoniense. Por enquanto, o quadro está muito nebuloso. Sobrinho ainda tem grande aceitação na sua cidade e é nome quentíssimo na eleição. Se cair fora, contudo, todo o quadro atual pode mudar. Daí, tudo passa a ser japonês e qualquer um pode ganhar...

DESTRUIÇÃO TERRORISTA
As cenas chocantes estão espalhadas nos sites de notícias, foram mostradas nas emissoras de TV e bombam nas redes sociais: os membros da LCP deixaram a Fazenda Bom Futuro, em Seringueiras, mas antes destruíram quase tudo. Puseram fogo em prédios , tratores e pontes; demoliram pontes; queimaram pastos, mataram gado; quebraram tudo o que puderam. É uma tristeza ver as cenas de tanta maldade, de destruição desnecessária, todas as pessoas de bem lamentando, ao assistieem os donos da fazenda, desesperados, olhando o que os celerados da Liga fizeram em suas terras. Enquanto tudo isso acontece, as autoridades lidam com a LCP como se ela não fosse um organismo terrorista, preparado para a guerra, fortemente armada e pronto para resistir a quem confrontá-la. Uma vergonha!

PERDA PRECOCE
A coluna registra, com profundo lamento, a morte prematura do empresário, ex vereador e ex deputado estadual Edison Gazoni. Mesmo enfrentando problemas na vida pública e adversários poderosos, Gazoni deixou sua marca em toda a Rondônia.  Líder do setor do comércio, foi uma voz ativa em defesa dos lojistas, a quem defendeu em todas as circunstâncias e através de todos os cargos que ocupou. Acometido de um câncer violento, mesmo lutando com toda as forças, acabou sucumbindo a esse mal, indo embora, quando  ainda deveria ter tinha longos anos de vida pela frente. Seus familiares e muitos amigos lamentaram a perda precoce. Nós também!

BATENDO NA MADEIRA
Toc! Toc! Toc! Três batidas na madeira, para tirar o azar. É isso que se tem que fazer quando se fala no reinício das obras do Espaço Alternativo. Porque, mesmo com tudo andando direitinho, com as equipes de trabalho envolvidas no serviço há mais de duas semanas; com os recursos do governo todos no cofre, mesmo assim, sempre a gente fica com um pé atrás. Foram tantos pitacos, tanta gente envolvida e tomando decisões sobre a obra – algumas ridículas e outras nem tanto – que chega-se a temer que, a qualquer momento, tudo pode parar de novo. O diretor geral do DER, Ezequiel Neiva, garante que não e que, em seis meses no máximo, tudo estará concluído. Tomara que dessa vez os palpiteiros e os que buscam espaço na mídia só para aparecer, não decidam parar tudo de novo. A população da Capital exige e merece o Espaço Alternativo pronto, depois de tanta espera!

PERGUNTINHA
O que você está achando do horário eleitoral gratuito na sua cidade, para as eleições municipais desse ano?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO



Nenhum comentário:

Postar um comentário