sábado, 27 de agosto de 2016

NOSSO AMIGO: O TEMPO

“Precisa-se de tempo” dizia um anúncio. Quando valeria o tempo se pudéssemos fabricá-los em série e distribuí-lo nos grandes mercados como qualquer outro produto? Quem teria condições de comprar tempo, se imaginarmos que o processo de fabricação do mesmo seria demorado, complexo e oneroso? O tempo, nesse caso, seria artigo de luxo destinado apenas a alguns poucos endinheirados.

Sabemos, entretanto, que a realidade não é bem assim. O tempo de um ano, doze meses e vinte e quatro horas é o que está sobre nossa responsabilidade. E quantas coisas têm que administrar nesse espaço temporal inexorável? Algumas simples outras cruciais. Temos, enfim, a vida, nossas vidas, para conduzir. Se esse recurso precioso (o tempo) não é inesgotável, faz-se necessário usufruí-lo da melhor maneira.

Quantas vezes sofremos olhando para traz e não enxergamos as várias oportunidades à nossa frente? Há também quem nutra relacionamentos destrutivos e pense equivocadamente, estar em vantagem. Há aqueles que correm muito, porém, sem saber onde querem chegar. Sem esquecemos daqueles que se acomodam ou se acovardam em determinadas etapas da vida.

Nessas situações hipotéticas (ou mesmo reais) anteriormente citadas, houve prejuízo de tempo. Um tempo irreparável está sendo perdido. O que fazer para evitar tais desperdícios?

Sugiro temos a coragem de nos desvencilhar de tudo aquilo que não seja construtivo. Essa ruptura pode incluir: hábitos, pessoas, lugares, e principalmente estruturas ideológicas, que em última instância, determinam nossa visão de mundo.

Equilibrar o uso do tempo é uma das medidas a serem tomadas por quem deseja ter êxito nos seus projetos. Às vezes o que consideramos prioritário talvez seja secundário e vice versa.
Com o tempo bem gerido os maiores ganhadores somos nós. A vida bem mais leve, sem atropelos, ansiedade,  e confusões. Presenteie-se com mais tempo.


Fonte: Elias Henrique / Professor, músico e poeta. Reside em Ji-Paraná-RO


Nenhum comentário:

Postar um comentário