quarta-feira, 27 de maio de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

RONDÔNIA DE LUTO: MORREU O  DINOSSAURO SÉRGIO MELLO

Há eventos que atingem a gente como uma espécie de raio, caído inesperado do céu, mesmo quando não há nuvens negras ou sintoma de temporal. Pega-nos no contrapé, porque jamais esperamos essas tristes surpresas que o destino coloca joga à nossa frente. A morte prematura do companheiro Sérgio Mello é desses eventos que coloca nosso coração à prova. Um dos personagens históricos das comunicações em Rondônia, onde desde 1977 militava, esse carioca que nasceu no Rio por acidente, foi criado em Manaus, mas se apaixonou mesmo por Porto Velho, esse homem calmo, com voz inconfundível, deixa um séquito de amigos e outros tantos admiradores. Sua retidão como homem e como profissional deram-lhe uma fama que sempre o precedia. "Lá vem um homem decente", se poderia dizer sempre que se enxergava Sérgio caminhando com sua calma, sempre sorridente e com alguma piada criativa. Sua longa carreira, sempre recheada de sucessos, deu um grande salto, tornando-o muito popular, quando começou a participar do programa Papo de Redação, junto com um grupo de experientes jornalistas chamados de Dinossauros.  Tanto no Rádio quanto na TV, esse homem com fala mansa e sempre alto astral era considerado um Dino entre os mais destacados e queridos.
Sérgio Mello tinha problemas de saúde há anos. Dois deles, mortais. Era diabético e tinha sérios problemas cardíacos. Não se cuidava como devia, muitas vezes fazia de conta que ia se tratar, mas acabava driblando as orientações e desviando-se dos medicamentos. Morreu quando foi feita uma última e desesperadora tentativa para salvá-lo. Se foi e levou consigo muitas lembranças, batalhas vencidas, amizades conquistadas. Deixa amigos infindáveis e uma família que o adorava, Deixa também na TV Candelária e no Sistema Imagem de Comunicação, uma lacuna que nunca mais será preenchida..
 FARRA DE DIÁRIAS - Salários altos e farra de diárias estão caracterizando algumas Câmaras Municipais de Rondônia. Na mídia, é raro o dia em que não estoura alguma denúncia. Há casos de flagrante gastança, enchendo os bolsos de alguns edis municipais. Está na hora do Ministério Público entrar de sola no assunto e começar a chamar para explicações vereadores que, no geral já ganham altos salários e que, ainda, ganham uma grana preta com diárias exageradas. Quando isso acontecer, vai ser mais um daqueles escândalos que abalam as comunidades...
 SEXTO ANIVERSÁRIO - Parece brincadeira, mas infelizmente não é. Seis anos depois, a obra de reconstrução da sede do INSS em Porto Velho, na rótula da Jorge Teixeira (BR 319) com a  Migrantes, continua lá, abandonada, sem sair do lugar. Começou, parou, começou, parou, começou, parou. Ridículo. Fosse num país sério, onde os irresponsáveis e incompetentes são punidos à altura dos males que causam à população, muita gente já estaria respondendo criminalmente por esse vergonhoso abandono. Um dia, quando as necessidades reais da população se sobrepujarem aos discursos vazios e burocracia criminosa, fatos lamentáveis como esses não vão mais acontecer.
 PERDERAM A VERGONHA - Também está completando aniversário, só que de sete meses, o triste caso da falta de alvará para o Teatro Estadual de Porto Velho. Inaugurado em setembro, o prédio, um dos mais belos da região norte, continua sem poder ser usado para espetáculos pagos, simplesmente porque o infernal alvará está trancado no emaranhado burocrático da Prefeitura de Porto Velho. É outro caso em que as autoridades envolvidas deveriam se envergonhar do que está acontecendo e pedir desculpas à população. Mas, como muita gente que se considerada autoridade perdeu a vergonha, fica por isso mesmo. Lamentável!
 SEGUNDO DIA - No segundo dia da Rondônia Rural Show, já dá para se ter ideia positiva da feira, que abriu nesta quarta, em Ji-Paraná. Nesta quinta, além das várias rodadas de negociações, da ampliação do crédito para compra de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, estão sendo aguardadas representações de pelo menos cinco países, com líderes políticos e empresariais, interessados em negociar com Rondônia. Outro destaque deste segundo dia, é a sessão itinerante promovida pela Assembleia Legislativa, que, obviamente, vai destacar os avanços do agronegócio no Estado. A feira continua apontando para um sucesso estrondoso.
ARMADILHAS - A tragédia está sendo anunciada há muito tempo e, um dia desses, pode explodir. Há muitos veículos em condições ao menos suspeitas, transportando estudantes em várias regiões do Estado. Além disso, ao levar as crianças e jovens para a escola e de volta às suas casas, muitos têm que enfrentar estradas rurais esburacadas, cheias de armadilhas, com perigos a cada curva. Nessa semana, um ônibus desses deixou 30 crianças feridas em Cacoal. Felizmente nada mais grave, mas poderia ter sido, já que o veículo bateu num barranco, ao tentar desviar da buraqueira. Tem que ficar de olho e tratar de prevenção, antes que seja tarde demais.
 PERGUNTINHA - A reforma política que está sendo votada no Congresso vai mesmo melhorar ou acabará piorando o sistema eleitoral brasileiro?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário