segunda-feira, 25 de maio de 2015

DEUS NOS FALA

Evangelho de S. João 20, 19-23


Deus é a nossa paz, a nossa alegria! Estamos celebrando a grande festa de Pentecoste, em que se confirma a festa do Espírito Santo e do nascimento da Igreja. Esta Igreja continua a obra de Jesus, assistida e guiada pelo Espírito Santo, através da Eucaristia, da Palavra de Deus, dos sacramentos, da oração e da vida cristã. Esta aparição narrada pelo evangelista São João revela como Jesus entra em contato com seus discípulos para lhes confiar a Missão: “À tarde desse mesmo dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas onde se achavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus veio e, pondo-se no meio deles, lhes disse: ‘A paz esteja convosco! ’”

Ele os encontrou com medo, porque estavam preocupados com o pensamento e a estima do mundo. Jesus quis libertá-los de tudo isto, propondo-lhes a Paz. É esta Paz que lhes dá alegria. Experimentando tudo isto, libertam-se de qualquer medo e conseguem abrir totalmente à ação de Deus a vida deles. Com isto, estão aptos a receber a missão que Jesus lhes conferiu: “Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais retiverdes, ser-lhes-ão retidos.” A missão, portanto, é conferida por Deus e tem o mesmo conteúdo do Filho Jesus, que é glorificar o Pai, fazendo conhecer o seu nome e o seu projeto de amor.

Esta Missão consiste em continuar a obra do Mestre de Nazaré, fazendo uma só coisa com Ele, deixando-se iluminar, guiar e sustentar na missão de evangelizar. Nisto revela-se a total obediência e fidelidade a Deus, autor da Missão. E para garantir este mandato, Jesus lhes doou o Espírito Santo: “Soprou sobre eles e lhes disse: ‘Recebei o Espírito Santo.’ Quero lembrar que, para João, ressurreição e dom do Espírito Santo são um só evento, de fato são colocados no mesmo dia. Um evento único não somente cronológico, mas, mais ainda, no sentido teológico. Dito isto, é interessante notar como esta doação é realizada através de um sopro.

Isto nos faz lembrar, conforme o livro do Gênesis, a ação de Deus na criação do mundo. Portanto, receber o Espírito Santo significa ter a capacidade de plasmar de novo todas as coisas. Com isto, temos a certeza de que qualquer missão que provêm de Deus terá sempre consigo a ação do Espírito Santo. É Ele quem nos ajudará a fazer até as grandes coisas. É a ação do Amor que sabe a importância de quanto são preciosos os seres humanos. Revivendo esta
preciosidade, podemos experimentar o dom da Misericórdia de Deus que se faz na Igreja e através da Igreja. Ela fará de tudo para salvar a todos, denunciando e opondo-se ao pecado.

Essa nova criação todos nós podemos compartilhar, tomando consciência do Espírito Santo em cada um de nós. Conseguir ser aquilo que somos, por sermos filhos e filhas de Deus, é realizar na nossa existência a vocação que cada um tem. Experimentando a alegria e a Paz, confirmamos a ação do Espírito Santo na doação de si. É isto que aquece a nossa vida. É bom se questionar como vivemos o dom do Espirito Santo no dia a dia de nossa vida. Por isso, pergunto-te: está percebendo que é Ele que te anima e fortalece na tua vocação cristã? Percebe a presença do Espírito Santo na tua vida? Está dando a verdadeira importância à pessoa do Espírito Santo, teu grande orientador? De que maneira compreende a ligação entre a ressurreição de Jesus e a ação do Espírito Santo na vida?

Fonte: Claudio Pighin -  Sacerdote, doutor em teologia, mestre em missiologia e comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário