terça-feira, 26 de maio de 2015

VOCÊ PERGUNTA

Por que Nossa Senhora tem diferentes denominações apesar de ser única?

O Célio Borba, de Curitiba (PR), me pergunta sobre a variedade e a quantidade de nomes e títulos dados pelo povo de Deus a Nossa Senhora. Respondo à sua pergunta, Célio, convidando os leitores que façam como você: se têm alguma dúvida, enviem-na para esta coluna e a responderei com o maior carinho. Vamos, então, à infinidade de nomes e títulos dados à Mãe de Jesus, que nossos católicos chamam de Nossa Senhora.

Esses nomes e títulos são dados a partir da reflexão sobre o papel de maria na história da salvação, muitos são ditados pelas necessidades que fazem o povo de Deus recorrer a ela e muitos outros se referem aos lugares onde ela se manifestou em aparições.

Com relação ao papel de Maria na história da Salvação, nós a chamamos de Mãe de Deus, de Imaculada Conceição, de Nossa Senhora da Anunciação, de Nossa Senhora Mãe da Igreja, e tantos outros.

Há títulos e  nomes dados a Nossa Senhora ditados pelas necessidades do povo. Ela é Nossa Senhora do Bom Parto, é Nossa Senhora da Saúde, é Nossa Senhora das Graças, é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e alista prossegue.

E Nossa Senhora recebe também os nomes dos lugares onde se manifestou. Ela é Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes, de Fátima, da Sallete, de Guadalupe.

E se você quiser lembrar uma quantidade imensa de títulos de maria, que reze a Ladainha de Nossa Senhora e medite em cada título. Assim, você vai perceber que o carinho filial da Igreja por ela é imenso e que o carinho filial nosso por ela tende sempre a criar novos títulos, dependendo das situações vividas por nós.

Quem melhor define essa quantidade imensa de títulos e nomes é Roberto Carlos que, em uma linda canção, afirma, após invocar vários títulos de maria, que: Todas as nossas senhoras são a mesma Mãe de Deus".

Fonte: Padre Cido Pereira - Jornal O São Paulo / Arquidiocese de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário