sábado, 30 de maio de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UM CHÁ QUE FAZ PERDER O SENSO DO CERTO E DO ERRADO

O assunto está na boca dos rondonienses, mas também repercutiu em todo o país. Longa matéria do programa Fantástico, da Globo, mostrou presidiários de Rondônia recebendo tratamento VIP na tentativa de recuperá-los. O pacote inclui rezas, massagem e até o chá alucinógeno, conhecido como Mariri. Inclui ainda explicações filosóficas, levando ao debate óbvio: é correto tratar assassinos cruéis, bandidos que cometeram crimes terríveis (como os casos de um dos beneficiados pelo programa que matou dois irmãos menores por causa de uma dívida de 50 reais e outro que ajudou a matar a estudante Naiara Karina), com todos esses afagos? Não seria mais justo dar essa atenção especial às famílias das vítimas, muitas das quais sempre são e serão abandonadas pelo Estado, pelas ONGs, pelas comissões de direitos humanos, pela OAB, pelo Ministério Público, pelo Judiciário? É correto envolver tanta gente, despesas, deslocamentos de presos perigosos, para receberem mordomias, enquanto mães, pais, irmãos, familiares e amigos das vítimas assistem na TV, incrédulos, tanta atenção e esforço para tentar provar a teoria de que os criminosos merecem uma segunda chance?
O projeto de uma ONG é, teoricamente, bom e altruísta. Mas, falando-se com clareza: é uma bofetada no rosto dos que não conseguem esquecer nunca das vítimas. O caso de um criminoso, condenado a mais de 20 anos de cadeia que, em menos de um ano já sai do presídio, feliz e sorridente, para ser massageado e tomar chá parecido droga, não parece ser uma gozação com a cara dos brasileiros do bem? Há quem ache que tudo isso é certo. Mas certamente a grande maioria do povo tem ojeriza a esse acinte, pela injustiça na essência. Contudo, nada pode ser fazer, num país em que as leis são feitas para proteger bandidos. Lamentável.
PORTEIRA ESCANCARADA - Alguém lembra daquela mina de diamantes dos índios Cinta Larga, em Roosevelt, que as autoridades juram por tudo que é impossível contrabandistas levaram nossas riquezas, porque os acessos estão fechados pela Polícia Federal? Pois é ali mesmo, onde uns 500 garimpeiros ilegais estão trabalhando, à busca das joias na terra e onde um novo conflito, como o que matou 129 garimpeiros em 2004, está prestes a explodir. E onde, só essa semana, foi presa uma dupla de contrabandistas com 38 pedras, das de melhor qualidade do mundo. Podem não acreditar, mas o garimpo em Roosevelt está mais aberto que portaria de fazenda invadida pelo MST.
 FORA CORRUPTOS! - Nesta semana em que estaremos tendo uma feira de grandes negócios, o que se espera é que os corruptos pelo menos nesses dias, não mudem para eles, de novo, o foco do noticiário. O problema é que se comenta que existem várias mobilizações em curso, tanto da PF quanto do Ministério Público e Polícia Civil, à cata de ladrões do dinheiro público. Os casos recentes de Cacoal, com a roubalheira envolvendo um grupo criminoso comandado pela Chefe de Gabinete da Prefeitura e de Jaru, onde o presidente da Câmara foi preso em flagrante, recebendo propina, provam que mais podridão está para sair. Esperemos, pois!
 PROFESSORES DIVIDIDOS - Uma categoria que sempre esteve unida, principalmente deste que o PT chegou ao poder, começa a rachar. O poderoso Sintero, que representa "trabalhadores em educação", o apelido dado pelos petistas e pela CUT aos professores e servidores das escolas, já não será o único representante da categoria. Surge o Sindicato dos Professores de Rondônia (Sinprof-RO), cujo lançamento oficial aconteceu na última sexta, na Capital. Filiado à CBT (Central dos Trabalhadores do Brasil), entidade adversária da CUT. O presidente do novo sindicato, que terá representações em, todo o Estado, é Joelson Chaves de Queiroz.
 JÁ ESTÁ NA RUA - Durou menos de 48 horas a prisão do presidente da Câmara de Vereadores de Jaru, Valdecir Orlandini. Preso em flagrante quando recebia 5.500 reais de uma pretensa propina que lhe era paga por chantagear a prefeitura Sônia Cordeiro, Orlandini saiu lépido e faceiro da cadeia e responderá o crime em liberdade. Certamente a decisão do Tribunal de Justiça em mandar soltar o vereador tem embasamento legal. Mas que fica um gosto amargo na boca, mais uma vez, de grande impunidade, fica sim. É uma tristeza se ver que corruptos não ficam onde deveriam ficar durante anos: atrás das grades.
 ADUBO DA TERRA - No setor da produção primária, Rondônia está prestes a dar mais um salto. Atualmente, a indústria de adubos próxima a Pimenta Bueno produz cerca de 400 mil toneladas de calcário, essencial para recuperação do solo. Recentemente, começou a produzir outra mina, a pertencente ao empresário e prefeito de Rolim de Moura, César Cassol. Por fim, o Governo do Estado está anunciando a duplicação da produção para 800 mil toneladas, com pesados i8nvestimentos que estão sendo feitos. Com isso, de importador de calcário para exportador, além de atender grande parte da demanda do nosso agronegócio. É de se comemorar!  
 PERGUNTINHA - Qual será a próxima autoridade rondoniense ou brasileira que cairá nas mãos do Ministério Público e da Polícia, por meter a mão no dinheiro público?
Fonte: Jornalista Sérgio Pirea

Nenhum comentário:

Postar um comentário