sexta-feira, 22 de maio de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VIVEM CADA VEZ PIOR

É uma vergonha o que se faz com os portadores de deficiência nesta cidade, neste Estado, neste país. Afora os belos discursos, alguns prestes a nos levar às lágrimas, já que recheados de emoção, muito pouco tem sido feito, na vida real, para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que já sofrem muito mais que todos, para enfrentar essa vida tão recheada de problemas e dificuldades. O "Dinossauro"  Beni Andrade testemunhou exemplo recente de Porto Velho. Poderia ter acontecido em Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena ou qualquer uma de nossas cidades  Foi uma cena banal, comum em qualquer cidade brasileira, onde os cuidados para com os deficientes, estão tão distantes quanto a Lua do Sol do que realmente deveria ser feito. Beni se emocionou quando uma jovem, com grave deficiente, locomovendo-se com duas muletas e com enorme dificuldade tentou atravessar uma avenida movimentada da Capital. A jovem tentava desesperadamente passar para o outro lado da Rio Madeira, mas não tinha como subir no canteiro central. Teve que dar toda a volta e ir por caminho mais longo, desviando-se dos carros, para conseguir se movimentar. Uma cena triste. Típica de uma terra onde os deficientes só têm tratamento diferenciado, como merecem e como manda a lei, nos discursos de campanhas eleitorais.
Quantas calçadas em Porto Velho, por exemplo, tem acesso aos cadeirantes? Um deficiente visual conseguiria andar por nossas calçadas e ruas esburacadas, sem se machucar? E os prédios públicos: quantos têm acessibilidade para as pessoas especiais? Como os ônibus vão usar os elevadores para cadeirantes, se na maioria dos casos não há base alguma, a não ser barro e lama? é tanto descaso e desrespeito, que só se pode lamentar. Pobres deficientes, vivendo nesse país que não os respeita!
 RAINHA DA INGLATERRA - Os tucanos tratam a deputada federal Mariana Carvalho, do alto dos seus mais de 60 mil votos, quase como a Rainha da Inglaterra. Só falta tapete vermelho. Em todos os encontros, Mariana é uma atração especial. Foi o que aconteceu de novo, no último sábado, quando houve eleição no diretório municipal. Não se fala abertamente do porquê de tantos agrados, mas é claro que a tucanada sonha com Mariana como a candidata do partido à Prefeitura, em 2016. Até agora, ela tem tido jogo se cintura suficiente para deixar o assunto  em banho maria. A pressão ainda é sutil., mas vai aumentar daqui para a frente.
 MUITO PAPO, POUCA AÇÃO... - Por falar em política, a tal reforma que chegou a estar na pauta da mídia nacional há algumas semanas, desapareceu do noticiário. Há várias propostas e nenhuma delas, ao menos até agora, evoluíram. A verdade é que os coronéis da política não querem mudanças e a esquerda quer impor modificações que só a ela e sua ideologia interessam. Por enquanto, portanto, continua a baderna, Nem no balcão de negócios dos pequenos partidos se fala mais em mudar. Ou seja, como tudo nesse país, é muito discurso, muito papo furado e pouquíssima ação...
 INVESTIMENTO PESADO - Se depender da grana para financiamentos aos produtores que dela participarão, a Rondônia Rural Show ( de 27 a 30 deste mês, em Ji-Paraná), já pode ser considerada um sucesso. O Banco do Brasil terá investimentos na ordem de R$ 400 milhões. Já a Caixa Federal virá com R$ 200 milhões e o Banco da Amazônia com outros 200 milhões, pelas previsões que estão sendo anunciadas. Afora isso, pelo menos três bancos particulares participarão pela primeira vez do evento, também com linhas de créditos especiais e atrativas. Ou seja, quem for à feira para negociar, pode sair dela cheio de novidades  e equipamentos, para pagar todo a longo prazo e com juros subsidiados. A quarta edição da Rural Show tem tudo para bombar...
 FEZ FALTA - Houve, no atual governo, assessores que nele passaram e não deixaram saudade alguma. Pelo contrário: já foram tarde. Mas há outros que saíram por algum tempo e fizeram muita falta. Um deles é o competente Valdo Alves, que era uma espécie de Prefeito do novo complexo do Governo, o CPA Rio Madeira e que, no final do ano passado, decidiu dar um tempo e voltar às suas atividades profissionais fora do governo. Agora, ele está voltando, na condição de adjunto do DER, um dos mais importantes organismos da administração. Valdo é bem vindo. Por onde passou, no governo, deixou sua marca competente. 
 ROLO AÉREO - Uma história ainda não bem explicada envolve uma empresa aérea de Rondônia, já que um dos aviões que está em seu nome foi apreendido com uma carga de 360 quilos de cocaína pura. A apreensão foi no Ceará, onde a carga estava sendo monitorada pela Polícia Federal há algum tempo. Agora, as investigações avançam no sentido de confirmar se a aeronave Cesna pertence  mesmo à empresa rondoniense e qual a participação dela no episódio. É uma das maiores apreensões der droga deste ano. O pequeno avião foi obrigado a descer por aviões da Força Aérea.
 PERGUNTINHA - A recuperação de monumentos históricos em Porto Velho será realmente feita ou vai ficar também só como um projeto que não sairá do papel?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário