sábado, 30 de maio de 2015

DEUS NOS FALA

Evangelho de Mateus 28, 16–20

Jesus Cristo, nosso Deus, está Vivo entre nós!

O contexto desse Evangelho são as comunidades judaico-cristãs que se acham na Síria e Palestina daquele tempo. E Mateus nos narra que quiseram ajudá-las a manter firme a fé, explicando que Jesus é realmente o Messias que veio entre nós para realizar as promessas feitas por Deus no passado, através dos profetas. “Quando o viram, adoraram-no; entretanto, alguns hesitavam ainda.”

O texto começa com a aparição de Jesus Ressuscitado aos onze discípulos. Quando eles O viram, diz o evangelista, se prostraram perante Ele, reconhecendo-O como verdadeiro Deus. Mas, para fazer esse tipo de profissão de fé não é fácil, e, de fato, alguns entre eles duvidaram, hesitaram. Assim sendo, também a incredulidade faz parte do caminho dos seguidores do Nazareno.

Portanto, temos que reconhecer que a nossa vida cristã é também marcada, às vezes, pelas dúvidas, hesitações. Faz parte da nossa caminhada da fé. Por isso, naquele tempo, os apóstolos, hoje a Igreja, guardiã do depósito da fé, nos orientam e encorajam a superar as dúvidas da fé. Além do mais, a verdade é que a autoridade de Jesus é fundada na sua identidade com Deus Pai: “Toda a autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra.”

Por isso, Ele tem o poder de enviar os Onze, dando-lhes a missão para cumprir. É aqui que se fundamenta a nossa fé na Santíssima Trindade. E nesse envio os discípulos têm que cumprir a missão de fazer discípulas todas as nações, batizando-as no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; e, enfim, ensinando-as a observar tudo àquilo que tinha comandado. “Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”

Aí a gente se pergunta: o que significa se tornar discípulos? Na medida em que a gente conviver e apostar nessa convivência com Jesus, somos pessoas que não absolutizam a própria maneira de pensar, mas, pelo contrário, estão totalmente disponíveis para aprender do Mestre Ressuscitado. Deixam-se conduzir por Ele,
porque acreditam cegamente Nele. A realização do sacramento do Batismo é confirmar que Jesus nos trouxe a revelação que Deus é Pai e que, portanto, todos somos irmãos e irmãs. Por isso, queremos nos deixar conduzir pela ação do Espírito Santo para garantirmos essa vivência de irmandade entre nós.

Desse jeito, assumimos publicamente o compromisso de viver a comunhão com as pessoas, superar as divisões e as marginalizações entre os seres humanos, e que todos dependemos de Deus. Aliás, é de Deus que mais precisamos, sobretudo hoje! Por fim, Deus nos garante que ficará conosco até os fins dos tempos: “Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.”

É a síntese final da boa nova de Deus para todas as aspirações do ser humano. Naturalmente, isso nos dá alegria e esperança de vida sem fim. Então, pergunto-te: qual é a missão hoje das nossas comunidades como discípulas e discípulos de Jesus? Onde encontra a força e a coragem para ser fiel a missão que Deus te confiou? O que está fazendo para se tornar presente todos os dias o sacramento do Batismo que recebeu? Ficou uma simples lembrança e nada mais? Hesita na sua experiência de fé?

Fonte: Claudio Pighin - Sacerdote, doutor em teologia, mestre em missiologia e comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário