Cada vez que a coisa fica preta, os governantes procuram desviar o foco dos problemas principais. No Brasil, os políticos são peritos nessa conduta enganosa, feita para driblar a opinião pública. Mais uma vez isso está acontecendo. No país das obras paralisadas, da corrupção desenfreada, da impunidade, presenteada aos criminosos, do risco do desemprego, do fantasma da inflação batendo à porta e de 39 ministérios, a Presidente Dilma anuncia agora mais uma obra gigantesca. No passo em que andam as coisas no Brasil, se tudo correr bem, ela estaria pronta entre 2055 e 2105, ou seja, entre 40 e 65 anos. Trata-se de uma ligação por via férrea ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, cortando o Brasil de Leste a Oeste. Tudo isso custaria a módica quantia de 30 bilhões de reais e seria construído com dinheiro chinês, nosso novo e amado parceiro comercial. Quem ouviu a notícia e não é da aldeia, chegou a comemorar, como se verdade fosse. É tão verdade quanto a conclusão da transposição do rio São Francisco; da Ferrovia Norte-Sul; da duplicação e renovação das BRs em todo o país; dos viadutos de Porto Velho; do Anel Viário de Ji-Paraná.
Os chineses têm dinheiro sobrando para investir, isso é verdade. Mas eles investirão num país onde a corrupção é tão grande que líderes políticos roubam até a merenda escolar das crianças e desviam dinheiro de medicamentos? Correrão o risco de mandar sua grana para que ela encha os bolsos de malandros e a obra nunca termina, se é que um dia irá começar? O governo brasileiro cada vez mais dá atestado de idiotice ao seu povo. E não é só este governo, há 12 anos no poder e que, parece, um tempo eterno. Desde a República, mentira e enrolação são versículos decorados na bíblia dos incompetentes e malandros, que tivemos o azar de nos governar...
AGENDA POSITIVA - A operação na Sefin, que prendeu fiscais e descobriu um esquema de corrupção em que só um deles faturou mais de 22 milhões de reais em poucos anos, quebrou um bom momento do Estado, onde a administração estava numa agenda positiva ascendente. Já fazia algum tempo em que os fatos positivos relacionados com Confúcio Moura e seu governo estavam em destaque na maioria da mídia. Obras em andamento, entrega de casas populares, parcerias com Prefeituras e a Rondônia Rural Show que se prevê grande sucesso estavam dominando o noticiário. Mas a velha corrupção mudou o quadro...
A HORA DO REVIDE - Os bandidos estão cada vez mais violentos, cada vez mais cruéis. Na maioria dos casos, cometem os mais terríveis crimes e estão se lixando para a vida alheia. Nos últimos dias, contudo, alguns deles foram atingidos pelo próprio veneno. Em Porto Velho, num confronto entre quadrilhas, um foi morto pelos inimigos, mas outros dois o foram pela polícia. Em Ariquemes, dois assaltantes, que inclusive sequestraram uma pessoa e a usaram como refém, tentaram matar policiais, mas foram mortos no confronto.
COVARDES ARMADOS - É bom que essa gente que, quando armada até os dentes é destemida, pela covardia que aprenderam a conviver contra gente indefesa, saiba que os homens que defendem a sociedade, estão preparados para não permitir que o crime continue desesperando a sociedade. Destruir a vida dos outros sem qualquer punição (pelas leis brasileiras, os bandidões são tratados como vítimas), não será mais tão fácil, porque enfrentar a polícia não é atacar os podres desarmados e vítimas que não têm como se defender.
FHC FALANDO - Pode-se até não gostar, não ser partidário e até ser crítico do ex presidente Fernando Henrique Cardoso, mas que ele é uma voz que precisa ser ouvida no Brasil, precisa sim. Depois de tantos discursos vazios, tanta gente superficial, tanta politicagem e desrespeito ao povo; tanta repetição de bobagens como "a culpa é das ´zelites´", ouvir FHC falando sobre a crise, seu país e os caminhos que precisamos seguir para sair da crise, é um alento. Entrevista dele quando recebeu homenagem nos Estados Unidos deveria ser atentamente lida pelos amadores que se acham líderes políticos. Poderiam aprender um pouco.
ASSEMBLEIA TRANSPARENTE - “A Assembleia Legislativa sai na frente e se coloca na vanguarda, mostrando o nosso compromisso com a ética, com a transparência e com a boa gestão do recurso público. É com esse respeito e agindo com austeridade, que estamos conseguindo fazer o melhor”. As palavras são do presidente, deputado Maurão de Carvalho, ao destacar a parceria com o Ministério Público para .ampliar a transparência do parlamento, inclusive com maior controle de quem nela trabalha nas mais diversas funções. Pelo MP, o acordo foi assinado pelo agora ex procurador geral, Héverton Aguiar. Pela ALE, assinaram Maurão, Edson Martins, Lazinho da Fetagro e Ribamar Araújo.
PERGUNTINHA - Será que as medidas anunciadas pelo governo para melhorar a economia vão mesmo diminuir a inflação e os índices de desemprego que estão crescendo todos os dias?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário