quinta-feira, 28 de maio de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

TEM GENTE FAZENDO FORÇA PARA  QUE A INFLAÇÃO VOLTE COM TUDO
Alguma coisa absurda está acontecendo nos preços das mercadorias, principalmente alguns tipos de alimentos, em Porto Velho e outras cidades rondonienses. O quilo de tomate, por exemplo, aumentou em 100 por cento nos mercados, em menos de duas semanas. A cebola saltou de pouco mais de 2 reais para 8 reais, um aumento inexplicável. O quilo do feijão saltou de 3,40 para 5,49 em média. Cresceu  em mais de  62% em poucos dias. Nos mercadinhos de bairro e feiras livres, o preço do quilo da buchada custava no máximo 3 reais. Hoje está na faixa de 8 reais. Ora, se o nosso governo diz que a inflação está sob controle e este ano não passará dos 8,2% (quase dois por cento a mais do que o inicialmente previsto), como os comerciantes podem explicar esses preços inacreditáveis jogados para o consumidor? O momento não é da safra de tomate, mas reajustar o preço no dobro, não mereceria uma investigações dos órgãos responsáveis? E o feijão, com esse preço como se fosse produto vendido em lojas de importados? Com relação ao mocotó há uma explicação de mercado, ao menos: os russos e chineses estão importando quase tudo o que produzimos em termos de buchada, pagando preços altíssimos. Então, para nós, nesse caso, a pressão é do mercado interno, pela diminuição significativa do produto.
Há algumas explicações mercadológicas para alguns produtos. Mas o exagero absurdo do pacote de reajustes, muito acima de níveis suportáveis de inflação, tem outra explicação: é exploração em cima do consumidor. Está na hora dos órgãos de defesa, do Ministério Público e outros fiscalizadores, começarem a agir, antes que voltemos ao dragão inflacionário dos anos 80. Gente que está fazendo de tudo para que isso aconteça é que não falta. Enquanto esse pessoal não for punido, o risco é enorme...
 ANTES TARDE... - O Partido dos Trabalhadores, que está vivendo um péssimo momento tanto em nível nacional quanto regional, demorou mas reagiu, ao menos no caso das pesadas denúncias de corrupção em Cacoal. Pressionada, a direção estadual emitiu nota destituindo o diretório municipal da cidade e suspensão das filiações. No mês que vem, dia 20, o PT fará um encontro em Porto Velho ainda para tratar do assunto. Tornou-se, no geral, igual aos partidos que criticava. Demora e ainda, mais que isso, primeiro recebe mil cacetadas, para depois agir.
SONHO DE QUATRO DIAS - Um antigo sonho de lideranças da região de Ji-Paraná vai se realizar na semana que vem. Pelo menos por quatro dias. O governador Confúcio Moura assinou decreto transferindo a sede do governo do Estado para aquela cidade, no período de 27 a 30 deste mês. Ou seja, ao menos simbolicamente, Ji-Paraná se transformará na Capital do Estado, com toda a estrutura de Governo lá funcionando. Tudo porque durante o período ocorrerá a Rondônia Rural Show, considerada uma das dez maiores feiras do agronegócio no país. Cionfúcio e seu secretariado vão despachar de Ji-Paraná, nesses quatro dias.
 RISCO PARA OS BEBÊS - Rondônia é um dos 17 estados brasileiros em que está faltando a vacina BCG, que é vital para recém nascidos. A vacina é aquele que deixa uma marca no braço para a vida toda e que protege contra a tuberculose. Ela é uma das mais importantes e tem que ser dada nas primeiras horas de vida. Na região norte, Amazonas e Acre também estão na mesma situação. É a primeira vez em muitos anos que milhares de crianças recém nascidas podem ficar sem a imunização contra a terrível doença. O Ministério da Saúde disse que já mandou 840 mil doses para os Estados e que em breve a situação estará normalizada. Esperemos que sim!
 OLHA O JOAQUINZÃO AÍ! - Ele entrou no auditório sob aplausos que duraram vários minutos, desde que seu nome foi pronunciado. Foi aplaudido várias vezes. Foi aplaudido de pé no final da palestra. Mostrou que seu prestígio continua em alta. Quem? Joaquinzão. Ele mesmo, o ex ministro do STF, Joaquim Barbosa. Ao palestrar na Associação brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, ele foi saudado como uma celebridade. E mais: na entrevista que concedeu depois do ato, pela primeira admitiu que disputar a Presidência da República tem passado pela sua cabeça...
 INACESSÍVEL - Das centenas de exemplos negativos em relação à falta de acessibilidade na Capital, para portadores de deficiência, talvez a principal seja a Biblioteca Francisco Meireles. Um prédio reformado há algum tempo, mas que é completamente inacessível para quem tem dificuldade de subir escadas e, mais que tudo, para quem usa cadeira de rodas. Ali não há só uma escadaria. É quase uma escalada. Deficientes não chegam nem perto. Agora, a Prefeitura vai ter que resolver o problema. Ação proposta pela Defensoria Pública dá prazo para que o acesso seja construído. A Prefeitura diz que o fará em 90 dias. Vamos acompanhar...
 PERGUNTINHA - Será que vai haver festa, fogos, comemorações e discursos no sétimo aniversário das obras não concluídas dos viadutos de Porto Velho?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário