Está em estudo no Canadá na Universidade de British Columbia um tipo de capacete que reduz significamente o impacto.
Ao bater num objeto parado com a nossa cabeça / capacete, implica numa desaceleração súbita. Esta parada súbita significa que o nosso pescoço recebe uma enorme energia de impacto acidente. E isso não é bom, é uma física simples.
A energia do impacto deve ir para algum lugar, e no nosso caso, é o nosso pescoço que a energia se dissipa. Nosso pescoço leva uma surra e pode fraturar facilmente e haver lesão no cérebro.
Para entendermos melhor
Na postura alinhada, da coluna cervical é extremamente rígida ao longo do seu eixo, a tolerância ao choque com esta postura é tão baixa quanto 3 m / s e a lesão pode ocorrer a uma média de 18 mm de deslocação.
Como esta postura é tão perigoso, o objetivo do Pro-Neck-Tor é fazer o capacete induzir o movimento da cabeça, juntamente com a superfície de impacto, mudando a postura do pescoço.
Como funciona este sistema dentro do capacete?
O capacete com tecnologia chamada de Pro-Neck-Tor é um capacete de concha dupla , ou um capacete dentro do outro. Entre as duas conchas existe uma guia “mecânica”. Em caso de um acidente, o exterior move capacete ao lado das guias, tendo a maior parte da energia cinética, assim, move o pescoço de tal forma que reduz o impacto. É um pouco difícil de explicar, então dê uma olhada no vídeo abaixo.
Até agora, a universidade ainda está em desenvolvimento o conceito capacete,, que terá muitas aplicações esportivas, de bicicleta, esqui / snowboard, hóquei no gelo, motociclismo, etc…. Qualquer esporte ou atividade de lazer que pode envolver fortes pancadas na cabeça e no pescoço
Resumindo, é possível proteger o cérebro, pescoço e a coluna com impacto, criando ligeiramente um ângulo, e com isso desviando a cabeça e não passar 100% da carga diretamente para o pescoço.
Novo capacete foi etá em desenvolvimento por acreditarem que mantendo a cabeça em movimento durante a desaceleração da carga de impacto, vai diminuir a força exercida para o pescoço e coluna.
Fonte: Moto Esporte
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