quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Opinião de Primeira - O JUDICIÁRIO CONCLAMA A NAÇÃO “PARA EVITARMOS NOSSA RUÍNA MORAL”

Nota oficial da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), apoiada obviamente pela Associação dos Magistrados de Rondônia, entidade presidida pelo Desembargador Alexandre Miguel, conclama a Nação a não permitir que uma instituição tão importante como o Judiciário seja atingida por ataques e tentativas de intimidação. Diz parte da nota: “nestes últimos acontecimentos, fica evidente o esforço que tem sido feito por setores descomprometidos com a democracia e com a República, para atingir o Judiciário, incluindo agora, o STF, com vazamentos sem quaisquer esclarecimentos”.  Mais tarde, prossegue o texto: “a atuação independente de juízes brasileiros...revelou níveis de corrupção nunca imaginados. Muitos dos envolvidos procuram, de todas as formas, atingir o Poder Judiciário e envolvê-lo no mar de lama de corrupção que inundou a República brasileira!”. A nota conclui: “Nas últimas semanas, os ataques ao Poder Judiciário foram constantes. No âmbito do Congresso Nacional, várias medidas de enfraquecimento e intimidação da Justiça foram propostas, somente não aprovadas pelo bom senso da grande maioria dos parlamentares”. Por fim, a AMB “conclama a Nação a manter vigilância e firmeza, de maneira a garantir a apuração completa dos fatos, com a punição dos envolvidos em práticas delituosas e que tentam, por meios obscuros, levar o Brasil e suas instituições à ruína moral”. A AMB representa 14 mil magistrados brasileiros.

Tudo o que está acontecendo no país, reflete, é claro, na última porta em que se pode bater, em busca da verdadeira Justiça.  E quando ela age, em defesa da sociedade, quem é punido, seja quem for, nunca acha que sua punição foi justa. Quando se trata de nomes conhecidos no mundo do Poder, então, tudo se torna ainda pior e o Judiciário acaba sendo alvo daqueles que querem diminuir a importância dele, para forjarem um vitimismo, para alegar que o peso da lei foi demasiado. Criar factoides, inventar formas de diminuir a força da Justiça; usar meias verdades para atacar o único poder que pode atingi-los de verdade, torna os corruptos, os usurpadores, os falsos líderes, inimigos número 1 dos magistrados. Todos sabem o que se está falando. Portanto, proteger o Judiciário e torná-lo cada vez mais forte, é responsabilidade da grande maioria de brasileiros, gente do bem. Porque os maus, esses só querem Justiça para os outros. Para si, querem apenas o direito de continuar se locupletando, roubando, destruindo, assacando contra os cofres públicos. Estejamos em alerta, portanto, contra essas criminosos. E protejamos um Poder que é, enfim, o principal alicerce da verdadeira democracia!

MILHARES SEM ESCOLA - Morar nos distritos de Porto Velho, pode ser um desafio extremo. Em muitos deles, a situação é de total abandono. Por exemplo: no distrito de Rio Pardo, está faltando energia seguidamente. Há dias em que a luz chega e dura apenas duas horas no máximo. Depois, adeus! Só no outro dia. Mas tem mais: nos distritos de Rio Pardo e União Bandeirantes, centenas de estudantes estão perdendo o ano letivo, por falta de transporte escolar. A Prefeitura diz que quer pagar as empresas, mas não pode, porque elas não têm a documentação exigida por lei. As empresas querem receber, mas não se legalizam. Enquanto os poderosos ficam jogando a responsabilidade um para o outro, os pobres estudantes perdem dias preciosos nas aulas. Para se ter uma ideia do prejuízo, só no Rio Pardo quase mil crianças estão fora das salas de aula. Outras tantas, mais, em União Bandeirantes. Além de todo o sofrimento, as duas comunidades ainda têm se viver sob o engodo. Toda a semana aparece alguém prometendo que vai resolver tudo. E é claro, fica só no papo furado. Enquanto isso, nada de aulas. Coitados dos moradores dos distritos de Porto Velho!

QUASE 1 BILHÃO COM O CAFÉ - Rondônia torna-se, realmente, uma terra diferenciada nesse problemático e enigmático Brasil. Somos uma ilha de crescimento, rodeada de um mar de más notícias e derrotas na economia. Rondônia é uma dos únicos três Estados que está no azul e com suas contas rigorosamente em dia, incluindo o pagamento dos salários dentro do mês. Foi também o único que pagou a primeira parcela do 13º salário em julho passado. Agora, mais um motivo para comemoração. Enquanto a produção do café nacional cai em 11 por cento, a do nosso Estado dá um salto de mais de 51 por cento. Segundo o secretário da Agricultura, Evandro Padovani, a previsão é de que a o café renda esse ano, para os produtores rondonienses, nada menos do que 968 milhões de reais. Quase 1 bilhão. Somos hoje o quinto mais produtor de café do país e o segundo maior produtor do tipo Conilon, onde perdemos apenas para o Espírito Santo. Nossa produção só cresce e ainda com uma vantagem: sem necessidade de se derrubar nenhum metro quadrado de floresta. Com o perdão da falta de modéstia: essa Rondônia está demais!!!!
ENFIM, GANHAMOS UMA! - Os criminosos e seus protetores (e os há em abundância, sabe-se muito bem!) , tiveram uma grande derrota em São Paulo, causando uma mobilização nacional via redes sociais, para elogiar a polícia, depois de longo tempo de críticas. Um grupo de facínoras, fortemente armados e habituados a atacar covardemente famílias inteiras, dentro de suas próprias casas, foi pego em flagrante em mais uma tentativa de assalto. Confrontados com os policias, os bandidos se acharam muito poderosos, porque tinham fuzis e armamento pesado contra as armas geralmente bem menos potentes dos representantes da lei. Se deram mal. Preparados, colocando em ação todo o seu treinamento, a polícia “exterminou” o grupo facínora, mandando dez deles para o inferno, o lugar correto para eles. A melhor notícia ainda é que nenhum membro do grupo policial saiu ferido. Nas redes sociais, em todo o país, milhares e milhares de mensagens aplaudem efusivamente a ação da policia. Claro que uma ou outra opinião, representando uma insignificante minoria, ainda acha que “houve exagero”, embora nunca achem isso quando são os bandidos que exterminam policiais ou famílias inteiras. O bem, finalmente, ganhou uma!

A BUROCRACIA MANDA - A população de Rondônia anda sem sorte mesmo. Na saúde pública, onde temos tantas deficiências, quando surge algum avanço, a burocracia infernal que domina todas as estruturas de governo, consegue piorar ainda mais as coisas. Nessa semana, a dantesca cena de três ambulâncias que estavam sendo levadas para atender o povo de Espigão do Oeste, apreendidas pela Polícia, foi demais...Elas estavam sendo dirigidas por assessores do deputado Anderson, do PV, que as estava enviando, sem autorização do Governo, para aquela cidade. As ambulâncias foram conseguidas através de emenda da falecida deputada Lúcia Tereza e só agora seriam entregues. Pois a PM recebeu ordens de apreender os veículos, que estava sendo levados ilegalmente, já que os motoristas não estavam aptos a dirigi-las. Até se entende. A burocracia não foi seguida e a população acaba pagando o pato. No mesmo contexto, há uma camioneta da Prefeitura de Porto Velho, cheia de medicamentos para os distritos de Rio Pardo e União Bandeirantes, apreendida na Polícia Federal. Motivo: os pneus estão em péssimas condições e a viatura não pode rodar. É uma pena que as coisas sejam assim, porque sempre que elas não funcionam, sejam quais forem os motivos, é o povão que sofre...

MATADOR DO DIA DAS MÃES
Que apodreça na cadeia, sem direito a qualquer benefício, o bandido cruel que,  covardemente, assassinou uma jovem de 21 anos. O crime aconteceu em maio do ano passado, quando o facínora, Raymisson Vieira, presidiário, havia saído da cadeia, beneficiado com a saída para comemorar o Dia das Mães. A forma dele “comemorar”  a data foi matar uma mãe, sua ex namorada, Fernanda Caroline, de apenas 21 anos. A jovem assassinada deixou totalmente órfã a filha dela, então com menos de um ano. Como as leis brasileiras dão indulto e permitem a saída da prisão de qualquer bandido, mesmo os mais perigosos, foi graças a isso que mais uma vida foi ceifada. Agora, o criminoso reincidente foi condenado a 19 anos de reclusão, pelo brutal e covarde crime. Some-se a isso outras penas a que ele já havia sido condenado e, espera-se, que fique preso por longos e longos anos. A torcida é para que o facínora não receba novamente benefícios legais, para não ter autorização para  sair às ruas e  matar de novo. A família de Fernanda, seus amigos e sua filhinha, agora chegando a apenas dois anos, certamente vão torcer para que, ao menos esse criminoso reincidente cumpra toda a sua pena.

O SÍMBOLO DO PIOR - A cena de uma dezena de malas e caixas de papelão recheadas de notas de 100 e 50 reais, encontradas num apartamento do ex ministro Gedel Vieira, é daquelas de deixar pasmo todo o país. Recentemente, o Gedel que saiu às ruas para protestar contra a corrupção e que também há pouco foi preso por uma série de roubalheiras e crimes,  estava cumprindo pena em casa, sem tornozeleira, porque não as há em Salvador. Criminoso contumaz, estava escondendo mais de 51 milhões de reais (uma espécie de Mega Sena acumulada), em dinheiro vivo, quem sabe para usar em sua proteção, para pagar advogados e usar a grana toda para praticar novos crimes? Culpa-se o ex presidente Lula, por tê-lo tido como ministro por mais de três anos. Nesse caso, sem razão. Jedel é uma raposa da política há muitos anos e simboliza aquela ala podre, cada vez maior e cada vez mais corrupta, que domina a vida pública brasileira há longos anos. Se assim o fosse, todos os últimos Presidentes (e o atual também, é claro!), deveriam ser condenados por esse crime. Gedel é o restolho, a pústula, o câncer. Lula, por pior que seja, não pode ser culpado de tudo!
 PERGUNTINHA - Quando até o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, até agora considerado um personagem incorruptível e inatacável, sujou as mãos para trazer a Olimpíada para nosso país, pode-se ainda acreditar em alguém, nessa terra brasileira?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires - Porto Velho/RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário