quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Motociclista mineiro viaja pelo mundo

Cruzou mais de 40 países...

Na adolescência, o empresário mineiro, José Carlos de Oliveira, de 59 anos, desejava ser hippie, mas o pai acabou por coibir seu sonho juvenil. “Fui trabalhar, formei família, sou casado e tenho cinco filhas e deixei isso para depois”, comenta o José.  Hoje, anos depois, o empresário expressa sua liberdade sobre duas rodas, com o objetivo de conhecer o mundo. Já foram 41 países, todos em cima de uma moto. Em julho deste ano, Oliveira completou a última etapa do seu projeto: “Caminhos do Mundo Sobre Duas Rodas”. Rodou entre Miami/Flórida até o Alaska, no extremo norte do continente. 


Rodando em estradas da Alemanha...

Essa viagem começou a ser traçada em 2002, quando o motociclista partiu em uma moto viagem para Machu Picchu, mas no meio do caminho conheceu um companheiro que o convenceu de ir até o Alasca. Oliveira acabou aceitando o convite e partiu para empreitada. “Depois de dois dias pensando, topei a parada, com a mesma grana, documentos e equipamentos que eu já tinha. Economizamos muito com hospedagens, dormindo em barracas e nossa alimentação foi bem básica, comenta o motociclista. Mas, naquela ocasião, por não ter se planejado, não passou pela fronteira dos Estados Unidos com o México, por não possuir visto.  
Em 2003, o empresário resolveu organizar o que seria uma volta ao mundo, e dividiu em etapas. Começou pela América do Sul. No outro ano, fez uma viagem pelo Oriente Médio e Ásia, e depois, em 2008, fez um grande passeio pela Europa, indo até a Sibéria na Rússia, completando 41 países, muitos KM rodados, divididos em cinco motos diferentes, muita história para contar e alguns sustos. 


Teerã/Irã

No Oriente médio, Oliveira passou por dificuldades.  “O Irã, na época, não possuía nenhuma relação com o Brasil. Para conseguir visto foi bem complicado. Já no solo do país passei por um grande aperto: fotografei um monumento que não era permitido fotografar. Policiais me levaram, vasculharam minhas coisas e demoraram para me liberar”, relembra.
Perrengues como esse foram muitos que o Oliveira passou em suas viagens. Ele relembra de um quase assalto na Bolívia. “Estava em Santa Cruz De la Sierra, dormindo em uma borracharia, quando um homem se aproximou e descobriu que eu estava viajando. Me pediu por dinheiro, vasculhou minha moto e não encontrou”, conta.


Sibéria/Rússia


Dormindo numa mesquita na Turquia

O empresário diz que apesar dessas dificuldades, é muito satisfatório para ele viajar. “Gosto de conhecer novos lugares, novas pessoas. Faço questão de experimentar comidas típicas e cada lugar que vejo é uma emoção nova!’ , exclama Oliveira.
Perguntado sobre novos projetos, ele afirma que irá descansar depois dessa viagem entre Miami/Alaska, mas planeja fazer outras pelo Brasil em 2018. E depois, em 2020, quem sabe, Oliveira pretender percorrer a Oceania.
RockRiders.com.br pesquisou no Google e Redes Sociais, mas não encontrou mais informações e fotos das viagens desse motociclista. Se alguém souber de algo e quiser colaborar para complementarmos essa matéria, nosso email éredacao@rockriders.com.br
 Fonte: Site do jornal O Tempo, adaptado por RockRiders.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário