quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Policiais poderão comprar armas restritas das Forças Armadas

O Exército autorizou policiais militares e civis a comprarem pistolas 9 mm, arma até então de uso restrito das Forças Armadas. O aval foi concedido pelo comando da instituição por meio de uma portaria do dia 8 de agosto de 2017. A permissão, segundo o Centro de Comunicação Social do Exército, aconteceu por solicitação das categorias.

A aquisição de armas de calibre restrito por policiais já era autorizada pela Portaria nº 1042 de 10 de dezembro de 2012, sendo que a Portaria nº 967 incluiu mais um calibre restrito: o 9 mm.

A Portaria nº 967 autoriza a aquisição de armas de fogo, de uso restrito, na indústria nacional pra uso particular. A portaria permite a compra do armamento, não cabendo ao Exército Brasileiro a concessão de autorização para o porte do mesmo, mas sim as Polícias Militares.

O Exército afirma que o calibre 9 mm tem potência inferior aos que eram autorizados pela Portaria nº 1042. Além disso, diversos órgãos policiais têm, em sua dotação institucional, o novo calibre autorizado.

Bruno Langeani, coordenador do Instituto Sou da Paz questiona a autorização do Exercito.

-- O argumento de que a arma 9 mm vai ajudar o policial em sua segurança é bastante falacioso. Nós acabamos de soltar uma pesquisa sobre vitimização de policiais aqui em São Paulo e a maior parte dos policiais que morreram  na folga estão armados.  Não é trocando o calibre da arma que os policiais terão mais segurança.

A pesquisa do Instituto Sou da paz, publicada em junho deste ano, analisou 68 homicídios de policiais e apontou que 69% (47) dos agentes assinados por disparos de arma de fogo no Estado de São Paulo estavam armados no momento de sua morte.

O ex-secretário Nacional de Segurança Pública, coronel José Vicente da Silva afirmou que essa é mais uma opção para os policiais adquirirem armas e que esse é um armamento mais moderno para que os agentes possam se defender.

Fonte - Da Redação / Jornal Alto Madeira




Nenhum comentário:

Postar um comentário