quinta-feira, 28 de setembro de 2017

14 Benefícios da Maçã – Para Que Serve e Propriedades

A busca cada vez mais comum pela dieta perfeita faz as pessoas se voltarem a alimentos cada vez mais exóticos, procurando neles as propriedades mais desejáveis. Esse movimento, ainda que seja benéfico, muitas vezes leva ao esquecimento dos alimentos mais simples e comuns, que podem ser fortes aliados na busca da boa forma e da saúde.

Um desses alimentos é, sem dúvida, a maçã. Uma das frutas mais consumidas no mundo, a maçã é reconhecida há séculos como muito benéfica à saúde. Mas para que serve a maçã? Quais são as propriedades da maçã que a deixaram tão bem conceituada?
Benefícios da Maçã – Para Que Serve e Propriedades
Os conhecimentos tradicionais estão sendo, porém, confirmados pela ciência. Nesse artigo separamos 14 benefícios da maçã para a saúde e para a boa forma.

1. Dentes brancos e saudáveis
A crença popular de que comer uma maçã substitui a o ato de escovar os dentes não é verdadeira, mas isso não significa que não haja benefícios da maçã para os dentes. A maçã tem a propriedade de estimular a produção de saliva durante a mastigação, o que reduz os níveis de bactérias e, por isso, diminui o risco de cáries e outros problemas nos dentes, mantendo-os também mais brancos.

2. Desintoxicação
Os hábitos alimentares prejudiciais têm intensificado cada vez mais a quantidade de toxinas com que o corpo humano precisa lidar. O papel de desintoxicação desempenhado pelo fígado não é suficiente, de modo que esse órgão se sobrecarrega e passa a acumular em si essas toxinas. Um dos modos mais simples de colaborar para a desintoxicação do fígado é consumir regularmente frutas como a maçã.

3. Diminui o Risco de Diabetes
As fibras presentes na maçã ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Essa ação faz com que o consumo regular de maçãs seja uma forma eficaz de reduzir o risco de adquirir diabetes, uma doença cada vez mais comum.

Essa redução dos níveis de açúcar no sangue também contribui para o emagrecimento, uma vez que o excesso de açúcar circulando colabora para a acumulação de energia na forma de gordura.

4. Equilibra o Intestino
Um intestino desregulado pode ser ajustado com o consumo adequado de fibras, e um dos benefícios da maçã é fornecer fibras de qualidade em abundância. As fibras da maçã regulam o intestino, ajudando no alívio de quaisquer distúrbios, desde a constipação até a diarreia.

A regularização da atividade intestinal também garante menos estresse sobre o reto, de modo que o consumo de maçã também é uma forma de evitar as incômodas hemorroidas.

5. Evita o Mal de Alzheimer
Os benefícios da maçã para a saúde cerebral foram indicados por um estudo publicado no Journal of Food Science que aponta que a maçã protege as células nervosas de neurotoxinas criadas pelo estresse. Dessa forma, consumir maçãs pode ajudar a diminuir os sintomas do envelhecimento do cérebro, como por exemplo o Mal de Alzheimer.

6. Evita o Mal de Parkison
Os benefícios da maçã no combate dos radicais livres podem proteger as células nervosas produtoras de dopamina. O Mal de Parkinson, provocado pela decadência dessas células, pode, portanto, ser evitado com o consumo regular de maçãs.

7. Fortalece o Sistema Imunológico
O antioxidade quercetina, encontrado na maçã, foi identificado por pesquisadores como especialmente capaz de fortalecer o sistema imunológico. Essa propriedade da maçã já é há séculos reconhecida pela sabedoria popular, que sempre afirmou a capacidade da maçã de evitar as mais variadas doenças.

8. Ossos Saudáveis
Um componente presente apenas na maçã, o flavonoide floridzina, foi apontado em pesquisas recentes como um possível protetor dos ossos das mulheres depois da menopausa, agindo contra a osteoporose ao aumentar a densidade óssea.

9. Previne a Catarata
Recentes estudos mostram que, a longo prazo, o consumo regular de frutas que contêm antioxidantes (como a maçã) é capaz de diminuir em até 15% o risco de catarata. Essa doença, ainda que seja frequentemente resolvida com cirurgias, ainda é a maior causa de cegueira tratável no mundo todo.

10. Protege contra o Câncer
Numerosos estudos confirmam os benefícios da maçã para prevenir os tipos mais variados de câncer. Elementos presentes na fruta, sobretudo na sua casca, atuam contra o crescimento de células cancerosas. Além disso, o Instituto Nacional do Câncer dos EUA recomenda uma dieta rica em fibras para prevenir o câncer colorretal, o que também inclui a maçã.

11. Protege o Coração e as Artérias
Os mais sérios problemas cardiovasculares originam-se da obstrução de artérias coronárias, provocada pelo acúmulo de gordura. Elementos encontrados na casca das maçãs são capazes de prevenir que as gorduras se solidifiquem dentro das artérias, de modo que a maçã, se comida com casca, é uma forte protetora da saúde cardiovascular.


12. Reduz o Colesterol
As fibras solúveis da maçã têm a propriedade de se unir à gordura no intestino, o que leva a uma menor absorção de gorduras pelo organismo. Isso é particularmente eficaz na redução dos níveis de colesterol.

13. Reduz o Peso
A maçã, por ser rica em fibras que demoram a ser digeridas, fornece ao corpo uma saciedade de longa duração. Dessa forma, é de grande ajuda a quem procura resistir à fome ao longo do dia para perder peso. Comer uma maçã algumas horas antes das refeições também pode ajudar a comer menos.

14. Vitaminas
Uma das propriedades nutricionais mais destacadas da maçã é a sua concentração de vitaminas. Além de conter boas quantidades de vitamina C, a maçã ainda é uma boa fonte de vitaminas do complexo B.

Riscos e Cuidados
Se o os benefícios da maçã para a saúde e para a boa forma tornam o seu consumo recomendável, é preciso, por outro lado, estar atento à procedência da fruta. É um fato conhecido que muitas vezes são usadas grandes concentrações de pesticidas no cultivo da maçã, extremamente prejudiciais à saúde humana e que se alojam sobretudo na casca – uma das partes mais nutritivas da fruta.

Fonte: Referências Adicionais:
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite  - Mundo boa forma.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário