quinta-feira, 27 de abril de 2017

Opinião de Primeira - VIOLÊNCIA CONTRA O DIREITO DE OPINIÃO É UM ATAQUE À DEMOCRACIA

Voltamos à barbárie? Os crimes de pistolagem se sucedem no Estado. Políticos e ex políticos estão entre as vítimas. Poucos são esclarecidos. Os confrontos agrários têm deixado cada vez mais cadáveres pelo caminho, como os nove assassinados no final de semana em Colniza, fronteira de Rondônia e com vários rondonienses entre as vítimas. Gangues de traficantes estão se matando, na zona leste e em outras áreas de Porto Velho, pelo controle do tráfico de drogas. Os assaltantes, cada vez mais violentos, ignoram a polícia e, quando pegos, atiram nos policiais para matar. Agora, a gota d´água nesse cenário de brutalidade e desrespeito: começaram ataques a veículos de comunicação. Nessa semana, foi uma viatura do site Rondoniaovivo, que foi parcialmente incendiada, de forma criminosa. Amanhã a vítima pode ser qualquer jornal, emissora de TV, rádio, site ou blog que publique alguma informação contrária aos interesses desses grupos violentos. Não importa quem são. Todos são bandidos. Atacar com violência, na tentativa de calar um jornalista, quem quer que seja e não importam os argumentos, porque todos são absurdos, é atentar contra a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa, pilares da essência da democracia. Quem se sentir ofendido, quem achar que foi injustamente criticado, quando não gostar do que leu, ouviu ou assistiu, que busque o caminho democrático da barra dos tribunais para recorrer.  Jornalista que calunia, que difama, que inventa fatos, é também criminoso, mas tem que responder como todos os outros que eventualmente cometam algum crime: na frente de um Juiz.

O que aconteceu com o site Rondoniaovivo, dirigido por Paulo Andreoli, foi um atentado contra toda a imprensa. Não se pode aceitar essa agressão sem protestar. Hoje é o site do Paulinho, que é polêmico, mas que construiu um veículo de comunicação respeitado e  forte.  Amanhã poderá ser o do João. Depois, o Blog do Pedro, da Maria, do José. Depois, a antena da TV que é atacada. Ou um jornal   empastelado. Que a polícia descubra logo os culpados e que os leve para serem julgados. Não é possível que continue impune gente que comete esse tipo de grave crime contra um princípio democrático básico.  Abaixo a violência. Salve o Estado democrático de Direito!

CEREJEIRAS TREME
A pequena Cerejeiras, no Cone Sul, vive dias de terror, medo e angústia. O brutal assassinato de uma garota de 17 anos, não só comoveu a pequena comunidade, de 18 mil habitantes, como a deixou estupefata. Raros eram, até há pouco tempo, os registros de crimes em Cerejeiras. Os poucos que haviam estavam ligados a bebedeiras, brigas familiares ou de vez em quando algum pequeno conflito agrário. No caso da menina Jéssica, ela foi raptada e assassinada (ainda não há provas de estupro), enrolada numa lona e seu corpo jogado numa área rural e encontrado por duas mulheres que  caminhavam pelo local. São crimes como esses que deixam desesperadas as comunidades, porque Cerejeiras é apenas um pequeno ponto no mapa, mas a violência está espalhada em cada metro quadrado do território nacional. Tem coisa pior? Tem, claro. Se o assassino for preso, terá todas as regalias legais e alguns anos depois, poderá estar nas ruas de novo, atacando e matando. Até quando o povo brasileiro vai suportar tanta violência e impunidade?

RODOVIA PAULO MORAES
A estrada que liga a BR 364, na altura das Irmãs Marcelinas, até o porto graneleiro da Capital e que será o futuro anel viário da Capital, vai receber o nome do ex deputado e ex secretário de segurança do Estado, Paulo Moraes, falecido no ano passado. A homenagem foi prestada na Assembleia Legislativa, através de petição dos deputados Maurão de Carvalho, presidente da Casa e Laerte Gomes. Paulo Moraes, cuja família também se destacou na vida pública rondoniense (sua viúva é Sandra Moraes, que chegou a presidir a Câmara Municipal de Porto Velho e um dos seus filhos é o deputado estadual Léo Moraes), teve muitos anos de sua vida  trabalhando em Rondônia, na área policial, até se tornar deputado. Sua morte, depois de longa enfermidade, consternou a todos os seus muitos amigos e companheiros das lides político partidárias. Agora, na Assembleia, ele foi homenageado, dando nome a uma rodovia que, no futuro, será uma das mais importantes, ligando a BR 364 à zona portuária, de onde saem as riquezas da região para o resto do país e para o mundo.

GREVE GERAL? ONDE?
Algumas centrais sindicais e várias organizações de trabalhadores estão programando uma greve geral nessa sexta, dia 28. Seria a primeira paralisação nacional desde 1996. A última grande greve, considerada entre a maior de todas, na história recente, aconteceu em 1986. O mote principal para a greve geral marcada para essa sexta, é a reforma da Previdência. Ela atinge em cheio todas as categorias, mas, é claro, abriram-se tantas exceções que já não se sabe se será uma reforma ou um remendo, que, implantado, não resolverá absolutamente nada da previdência brasileira, a um passo da quebradeira total e de não ter mais recursos de pagar os aposentados. Não se sabe se a convocação que está sendo feita terá resultados. O problema maior é o da credibilidade. Convocada pelos partidos e sindicatos, todos ligados ao PT, à esquerda e à República Sindicalista, ela parece ser uma tentativa política apenas. Já se fala que seria um movimento, aproveitando a ocasião, de apoio ao ex Presidente Lula, suspeito de envolvimento em dezenas de rolos.  Essa credencial é extremamente negativa e pode esvaziar o movimento. Mas, veremos no que vai dar...

MOSQUINI COMEMORA
O deputado federal Lúcio Mosquini tem sido um dos mais atuantes da atual bancada federal. Ele se multiplica, para atuar em várias áreas e, ainda, buscar recursos para diferentes regiões. Uma das ações mais importantes se relaciona com a regularização fundiária na MP 759. Segundo Mosquini, tal MP “será a salvação para resolver os problemas agrários do Estado. Pode representar o fim dos conflitos agrários que tanto mal causam a Rondônia”. O parlamentar sublinha, ainda, sua atuação, para ajudar na solução dos graves problemas da BR 364. Diz que já foi conseguida a autorização para que o trecho entre Ariquemes e Ji-Paraná seja totalmente recuperado. O mesmo, comemora, foi a vitória que teve ao conseguir, do Dnit, a garantia da duplicação da 364, no trecho urbano de Jaru. Tem mais: o deputado vibra quanto fala na instalação do IFRO, obra que ele conseguiu para sua cidade, Jaru, ao custo de mais de 5 milhões de reais. Mosquini diz que tem trabalho muito. E que tem realizado o que chamou de “um mandato técnico e cirúrgico”, para ajudar a resolver os problemas da sua região e do Estado.

PACOTE DE MALDADES
É degradante, insuportável, vergonhoso! Crianças das linhas rurais, em Porto Velho, continuam sem ir à escola, por falta de ônibus escolar. O sistema é tão complexo, tão burocrático, tão infernal, que as disputas para o transporte de crianças, nas licitações, são intensas, mas poucas vezes todas as exigências são cumpridas, de parte a parte. O caso da Linha 28, na Capital, é sintomático, porque sintetiza o que ocorre também em outras cidades. A infernal burocracia e o temor de que os órgãos de fiscalização possam considerar o contrato ilegal, acaba, é claro, estourando lá na ponta: nas crianças, que nada têm a ver com esse absurdo. Além disso, no caso particular, a empresa alega estar há quatro meses sem receber da Prefeitura. Ou seja, uma confusão generalizada, falta de cumprimento do compromisso, muitas vezes ônibus velhos e sem condições transportando estudantes, estradas horrorosas, que destroem os ônibus em poucos meses e por aí vai, fazem parte do pacote de maldades, quando se trata do transporte escolar. Uma vergonha!

UM POUCO DE JUSTIÇA, AO MENOS!
O caso do goleiro Bruno deveria guiar todas as decisões judiciais sobre soltura de assassinos que cometeram crimes hediondos. Preso, ficou pouco mais de seis anos na cadeia, depois de ser condenado pelo assassinato brutal de sua ex namorada Eliza Samudio. Ele foi solto através de uma decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello e logo foi contratado pelo Boa Esporte, clube da segunda divisão do campeonato mineiro de futebol. Durou pouco. A Primeira Turma do STF, por 3 votos a um, determinou que Bruno volte para a cadeia, para cumprir o restante da pena de 22 anos e três meses a que foi condenado. Não seria justo deixar um assassino cruel à solta. Mesmo que ele não ofereça risco à sociedade, como alega a defesa, ele foi um risco fatal para a vítima, a quem mandou matar covardemente, com requintes de crueldade e ainda fazendo desaparecer o corpo da mulher. Embora no caso de Bruno a decisão de mandá-lo de volta à prisão se deu por micuinhas processuais, o que importa é que ele continuará pagando pelo crime odioso que cometeu. O ideal seria tal decisão se estender a todos os assassinos brutais. Mas, daí, já é pedir demais, não é?

PERGUNTINHA
Se a eleição para o Governo fosse hoje e fossem estes os candidatos, em quem você votaria: Maurão de Carvalho, Ivo Cassol, Acir Gurgacz, Expedito Júnior, Jaqueline Cassol, Valdir Raupp ou Jesualdo Pires? 

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário