domingo, 16 de abril de 2017

Qual a voz que você ouve?

Por Willian Douglas - Juiz Federal

Eu queria uma experiência particular e única com Deus. Eu não queria ter uma fé cega; eu queria ter uma fé verdadeira

A adolescência é um período de grandes questionamentos. Não sei se você se recorda como foi essa etapa de sua vida, mas lembro-me que vivenciei muitas mudanças nessa fase. Enfrentei também a indecisão sobre a minha própria vida. Quem eu era, o que me tornaria, essas coisas. Mas havia algo que mexia demais comigo: minhas crenças era fundamentada em algo real?

A razão para esses questionamentos é por eu haver nascido em um lar cristão. Então, bem novo fui educado a ir a uma comunidade religiosa, ler a Bíblia e orar. Muito cedo aprendi que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o único caminho para retornarmos a relação com Deus e que devemos entregar a Ele a nossa vida, aceitando-O como único Senhor e Salvador.

Na verdade, passei a questionar quando comecei a ouvir relatos de pessoas que tiveram experiências com Deus. Elas diziam que haviam conversado com Ele. As histórias eram as mais variadas possíveis: experiências sensitivas, emoções à flor da pele, milagres e eventos sobrenaturais, mas também conversas bastante racionais. Passei a querer uma experiência particular, única com Deus.

Essa minha vontade era um grande paradoxo, porque sempre fui muito racional. Na verdade, refratário a pessoas que veem milagres em tudo. para mim, primeiro é preciso eliminar toda chance de eventos naturais, coincidências, acasos etc. Nunca gostei da ideia de ser ter uma fé cega. Contudo, em algum lugar dentro de mim, queria que o Senhor do Universo, o Todo Poderoso falasse comigo. Você pode considerar o que relato como petulância de um garoto, mas aquele era o meu desejo. Eu apenas não queria acreditar e seguir um Deus que eventualmente não existia. Se existia e não conversava, ok. Eu podia aceitar isso... Mas a questão era: se ele conversava com outras pessoas, então também queria que conversasse comigo.

Entretanto, fui "premiado" com um silêncio que durou uns três ou quatro anos. Embora eu dissesse nada ouvia em resposta. Decidi que continuaria a frequentar a comunidade religiosa a que pertencia, por pura teimosia, por uma fé racional. Eu dizia a Deus que estaria lá, mesmo que Ele não quisesse falar diretamente comigo.

Eu desejava ter uma experiência mística, algo como me contavam. Talvez, um diálogo direto, luzes, torpor. Qualquer coisa servia. Mas nada acontecia.

Pior, durante aquele período, encontrei uma garota cujo irmão havia se tornado cristão e que falara para ela chamar por Deus. Pois bem, a "sortuda" simplesmente me contou que na primeira vez que trancou a porta de seu quarto e pediu para que Deus, caso Ele existisse, falasse com ela, o Todo Poderoso simplesmente se manifestou. Ela falou com Deus no primeiro "chute ao gol".

E eu? Nada. Segui vivendo, e de certa forma confiando que cedo ou tarde falaria com Deus, mas um tanto frustrado por Ele falar com outros e não comigo. Será que as outras pessoas mentiam? Será que Deus não queria falar comigo em especial?

Até que com uns 17 anos de idade, vivenciei o meu milagre. Ele foi simples e extraordinário ao mesmo tempo. Eu estava jogando futebol com alguns amigos. Um deles deu um chute mais forte e a bola passou por cima do muro que tinha um três metros de altura. Era preciso pular o muro, trazer a bola de volta. Eu disse que ia buscá-la. Eu já devia ter quase a altura de hoje, 1,83m. Para escalá-lo, coloquei um banco, subi nele, dei impulso para ficar em cima do muro e então descer. Só que o impulso foi forte demais e... comecei a despencar para o outro lado. Pus força demais, perdi o equilíbrio. Mas quando estava caindo, literalmente, surgiu uma enorme mão que me pagou e me colocou são e salvo sobre o muro. Não foi minha imaginação, vi e senti uma mão me segurando. Retornei ao ponte de partida sem nenhum arranhão. Eu já havia perdido  o ponto de equil´brio e já estava literalmente caindo quando fui salvo pela mão gigante e inesperada. Não foi um milagre do tipo do mar se abrindo, mas fui salvo de um tombo sério.

Essa foi a primeira vez. Mais tarde Deus começou a falar comigo em outras oportunidades. Não pense que sou maluco, lunático, não. Deus é um ser real. Ele gosta de conversar conosco. Seus filhos. E aos poucos, comecei a ouvir a Sua voz. Como? Não há um método, mas sua forma mais frequente de conversar comigo  - e digo comigo, pois contei sobre a garota que conversou com Ele de outra maneira, o que nos leva a concluir que tem um estilo próprio para se comunicar com certa pessoa - é falar enquanto leio a Bíblia. No caso. Ele usa minha própria voz, dentro de minha cabeça e enquanto leio,vez ou outra, me dá um "toque". Claro que pode ser a minha ideia mesmo - diria um cético. Mas já explico para você por que não é. Também conheço pessoas com as quais Deus fala usando outra voz, e outros com quem fala ao ouvido, e não dentro da cabeça. Algumas vezes Deus fala comigo quando faço uma oração, ou usa alguém ou ainda alguma situação. Mas sabe, quando acontecer com você, será possível compreender de alguma forma, que é Ele. Eu não sei explicar com minhas palavras. Mas quando é Deus quem fala, você simplesmente sabe, sente.

Ele não fala quando queremos, nem do jeito que queremos, mas fala. Acho que fala conosco de diversas maneiras, através da natureza, por exemplo, e até pelo simples fato de estarmos vivos. Contudo, é preciso cuidado, mais tem muitas pessoas com fenômenos psíquicos achando que Deus está falando com elas.

Tenho 49 anos e desde aquele "quase" tombo, Deus já falou comigo dúzias e dúzias de vezes, tantas que seria difícil contar. Mas não é algo simples. Muitas vezes queria desesperadamente que ele fale e nada acontece. O mais incrível, porém, é que, quando eu menos espero, Ele fala. É impressionante!

Também, a mão Dele apareceu novamente. Certo vez, perdi o controle da minha bicicleta. Eu estava pedalando e levava comigo minha filha de três anos na cadeirinha. Saí do calçadão da Praia de Icaraí, em Niterói, direto para a areia em uma queda de meio metro, com direito à capotagem completa. Pois e, lá estava a mão de novo, de modo que a minha filha saiu sem um arranhão. Um cético diria que foi sorte. Mas, mas seja como for, vi e senti a mão de novo. Naquele dia, me distraí com problemas pessoais que considerava sério, mas nada que justificasse a fatalidade. Daí, vi que estava me preocupando com algo que seria nada comparado com algum dano sério a saúde da minha filha.

E por que conto essas coisas a você? Porque foi por seguir a direção de Deus que tenho alcançado sucesso em minha vida. Quem não quer ser bem-sucedido? A fórmula é simples. Veja, muita gente não consegue compreender como consigo conciliar minha vida profissional.

Há 18 anos abri uma empresa. Meu empreendimento começou dando certo, a ponto de, seis anos depois de abrir o negócio, ser procurado por uma multinacional interessada em adquirir a empresa.

Não conseguimos fechar a venda da empresa toda e eles propuseram adquirir apenas  a sua melhor parte, o "filet mignon". Eu ia desistir, mas Deus disse que se eu fizesse o negócio me daria em dobro qualquer perda que sofresse. Fiz o negócio.

Todos acharam que a parte que me coube, 40% da original, fosse quebrar. Três anos após esta venda, a empresa já havia crescido de tal maneira, como se eu não a houvesse vendido: ela simplesmente tinha ficado maior que a empresa original. Certo vez, um consultor veio ver o meu negócio e afirmou categoricamente que eu tinha um "terceiro sócio", pois só uma intervenção divina poderia explicar a empresa dar tão certo.

E como foi que conseguiu isso? Simples: ouvindo a voz de Deus e seguindo os conselhos que me deu. A edição de meu livro mais famoso, "Como passar em provas e concursos" (Editora Impetus), com mais de 200 mil livros vendidos, foi feita para cumprir a ordem bíblica de ajudar o próximo, e dessa obediência surgiu toda uma carreira nova, a editora (onde sou cotista) e uma sériee incalculável de resultados positivos.

Ouve a voz de Deus começa por ler a Bíblia e colocar Seus conselhos em prática no cotidiano dos negócios. Isso inclui tratar todos corretamente, e os outros como gostaria de ser tratado; o que inclui sócios, parceiros, empregados e clientes - inclui honestidade.

Como disse, ouço Deus através da leitura da Bíblia. E nela há um texto que diz o seguinte: "A bênção do Senhor traz riqueza, e não inclui dar alguma" (Provérbios 10:22). Para mim, é muito claro. Deus fala com a gente. Há um interesse Dele em nós tão sublime e profundo quanto o de um pai amoroso pelo seu filho. Essas são apenas algumas experiências.

Minha atuação principal hoje é como Juiz Federal. Sou titular de uma Vara premiada por proatividade e que serve ao próximo, com uma equipe fantástica. Ter chegado ao cargo e seu exercício são fatos que Deus também me ajudou a completar os 42 km de uma maratona, me deu dois filhos e uma esposa maravilhosa. Interveio várias vezes na minha saúde, na vida familiar e na proteção a atentados contra minha vida. Já fui jurado de morte algumas vezes.

Nos últimos anos tenho me dedicado à magistratura e ao ensino. Além do trabalho com pessoas que prestam concursos, ministro aulas e cursos sobre inovação na gestão pública, qualidades, produtividade e liderança, além de palestras sobre os meus livros.  Tive a alegria de ver os livros "As 25 leis bíblicas do sucesso" (Editora Sextante) , em coautoria com Rubens Teixeira e "Formigas" (Editora Mundo Cristão) em coautoria  com Davi Lago, chegaram no topo das listas de mais vendidas em livrarias seculares, podendo levar a sabedoria bíblica a esses espaços. Ao todo, ultrapassei, pela graça de Deus, um milhão de livros vendidos e dois milhões de pessoas em palestras. O livro "As 25 leis" foi publicado em Portugal, na Letônia e Estados Unidos (inglês e espanhol), e será publicado no México, Argentina, Romênia, Polônia e Coreia do Sul. Atribuo todos esses resultados à benção divina e à aplicação dos princípios bíblicos.

As maiores mudanças, contudo, não são os profissionais ou financeiras, mas sim o quanto Jesus fala comigo e me faz companhia, assim como o quanto me tronou um marido, pai, filho e profissional melhor, impactando todos os meus valores e me mudando aos poucos. Ele melhora minha natureza e me torna alguém mais amoroso, solidário e responsável com as pessoas ao meu redor.

Enfrento muitas lutas, mas Deus tem me guardado e abençoado em todas elas, e sei que este amor e parceria é algo que disponibiliza para todas que quiserem podem desenvolver uma relação especial com Jesus. Ele nos proporciona não só a vida eterna, mas um outro modelo e sentido para a vida atual.

É óbvio que não tenho respostas para tudo, mas sei que Deus me ama e tem planos de bem para mim. Por isso, quero que saiba que também os tem para você. Com tudo  o que já vivi e experimentei, posso assegurar que, se começar a procurar a Deus, Ele vai responder. Não sei como nem em quanto tempo, mas de uma forma especial e particular você terá essa experiência extraordinária de falar com Ele.

Desejo que possa tê-lo, mais cedo ou mais tarde. Busque esse contato. Ele está esperando.

Fonte: Willian Douglas, é Juzi Federal, Professor Universitário e Escritor e Sócio do Capítulo 002 da Achonesp, em Niterói (RJ). Revista  A Voz Adhonep.



COMENTÁRIO DO BLOG: Com toda certeza Senhor Doutor Willian, suas palavras são sábias neste texto, porém digo que tudo isto que aconteceu com o Senhor, vida familiar, sucesso, trabalho, enfim., já estava descrito em seu DESTINO. 

Pois tudo aquilo que passamos já vem escrito. É claro que aqui afirmo que temos, nós como seres humanos, ir a luta, trabalhar, estudar, procurar o melhor, mas o que vai ser será CONFORME A VONTADE DE DEUS E NÃO A NOSSA. Preste atenção no que está escrito em PROVÉRBIOS 16:9, leia com atenção:

Em sua alma, o homem planeja seus caminhos, mas o SENHOR é quem determina seus passos.

Sendo assim, acredito que tudo que acontece em nossa vida, tudo já está escrito pelo Criador. Mas como disse acima, temos que fazer a nossa parte, porém a decisão e as consequências estão nas mãos do SENHOR.  Inclusive é claro sua vida caríssimo Doutor Willian e suas realizações e consequências. DESTINO, nada mais do que DESTINO.











Nenhum comentário:

Postar um comentário