sábado, 8 de abril de 2017

Opinião de Primeira - LULA, DILMA, CIRO, BOLSONARO: SERÁ QUE MERECEMOS TAL CASTIGO?

“Claro que a situação está ruim. Mas, nada pode estar tão ruim que não possa piorar ainda mais. Basta vir por aí, o que, infelizmente, é possível, mais um governo populista, de direita ou de esquerda, para afundar ainda mais o nosso país. E confesso que será uma pena”. As frases, do governador Confúcio Moura e publicadas em seu Blog, essa semana, sintetizam muito bem onde estamos e os caminhos que temos como opção. Ou escolhemos, no ano que vem, um Congresso e um Governo que prestem, de olhos no futuro ou vamos voltar ao passado, com gente como Lula e Dilma, à esquerda ou, tão ruim quanto eles, com Bolsonaro, à direita. Não precisamos mais repetir os mesmos erros, embora, ao menos nas pesquisas que abundam país afora, muitos brasileiros ainda queiram brincar com o futuro do seu país, afirmando que votarão em Lula. Ou seja, estão apostando no “quanto pior, melhor”! Num sistema de confrontos, criado pela esquerda e pela direita, há o crescimento preocupante de Jair Bolsonaro, cujos “méritos” são os de ser contra o PT, contra Lula, contra liberdades democráticas, contra as minorias. Bolsonaro aparece como um nome forte, porque diz que vai acabar com o crime organizado e não permitirá que as minorias dominem o país, caso eleito. Já Lula é o retrocesso do retrocesso, um populista defensor de um tipo de governo que não deu certo em nenhum lugar do Planeta; que eivou o Brasil de ladrões do dinheiro público, mas cujo discurso ainda encanta milhões de pobres e desesperados. Ah! Ainda tem o desequilibrado Ciro Gomes, mais uma triste opção nesse caldeirão de nulidades.

A classe política nunca esteve tão desmoralizada. O risco de elegermos na Presidência um “Salvador da Pátria”, repetindo o grave erro com Collor, também é crescente. Temos boas opções, como João Dória, de São Paulo, que está se mostrando um diferencial na vida pública, mas temos também muitos aventureiros, prometendo a redenção do país (como Collor o fez). O eleitor brasileiro, em sua maioria, continua semianalfabeto. Quando Pelé disse que o brasileiro não sabia votar, há 45 anos, quase foi crucificado. Hoje, sabe-se, ele sempre esteve com a razão. Estamos na pior e podemos retroceder ainda mais, na direção do precipício. A maioria dos eleitores não tem mais o direito de continuar errando. Ou acerta dessa vez, ou vamos todos nos ferrar!

ATAQUES VERGONHOSOS
O que se espera é que o Ministério Público tome medidas drásticas e que os responsáveis sejam punidos com toda a força da lei. O caso envolve a publicação de dois textos, no Facebook, relacionados com a eleição de domingo, em Guajará Mirim. Um deles, cheio de ódio, racismo e preconceito, foi postado por uma mulher, se dizendo professora, atacando com palavras de baixo calão e denúncias gravíssimas o vice prefeito eleito, Davino Serrath. Além da agressão absurda, na rede social, a “professora” ainda comete um erro grave de português, ao escrever que “estou inojada”, ao invés de enojada. Além de racista, ignorante. Outra postagem foi feita por um homem. É também agressiva , preconceituosa e homofóbica. Ele ofende, difama e agride os dois legitimamente eleitos. Claro que as autoridades competentes tomarão as medidas cabíveis e exigidas no caso. Não é possível que se aceite o uso das redes sociais para esse tipo de ataques gratuitos e insanos, sem que os responsáveis sejam  punidos.

1 BI PARA RONDÔNIA
Na plateia, a faixa etária estava lá em cima. Muita gente acima dos 60 e alguns até mais do que 70 anos. Todos, ansiosos, aguardando a decisão sobre quanto vão receber, durante audiência pública no Ministério Público do Trabalho, em Porto Velho, em que se decidiu como serão pagos quase 1 bilhão de reais (quando os valores forem corrigidos), de uma dívida da União com servidores do Ex Território Federal. O processo, liderado pelo Sintero, corre há 28 anos na Justiça. Como não dá mais para empurrar com a barriga, os mais de dois mil que trabalharam no período vão começar a receber tudo o que têm direito e que jamais receberam. Há pelo menos um caso de que um rondoniense ficará milionário. Ele tem direito a receber, corrigidos, mais de 1 milhão de reais. Se a União começar a pagar agora, usando um pouco de ironia, quem sabe o felizardo poderá usufruir da sua pequena fortuna ainda em vida?

O ROUBO DOS CORREIOS
Quando os petistas e a República Sindicalista comandavam o Brasil – e faz muito pouco tempo – muitos funcionários dos Correios aderiam às palavras de ordem e apoiavam um governo que destruía o país. Agora, todos estão pagando a conta. No Rio, por exemplo, para poderem manter seus empregos, os servidores tiveram que abrir mão de um ano de férias. Ou aceitam ou ficam desempregados. Os Correios se tornaram mais uma vítima do petismo e do aparelhamento do Estado, transformado em vários setores apenas em cofres para serem arrombados, em benefício da “cumpanheirada” e dos aliados. Com uma dívida de mais de 2 bilhões de reais e sem perspectiva de recuperação, a única saída para os Correios (que já foram uma das duas instituições mais respeitadas do País, só perdendo para os Bombeiros!), é a privatização. Destruída por mãos criminosas e bolsos sem fundo, a instituição a empresa é apenas mais uma que a Nação brasileira perdeu na última década e meia, para a República dos Achacadores dos cofres públicos. Claro que nem todos meteram a mão e há muita gente séria, boa, bem intencionada no PT. Mas também é verdade que os se uniram para roubar, o fizeram com grande competência.

PAIS PROTESTAM
O caso de ensino de sexo nas escolas, voltou ao noticiário essa semana, em Rondônia. Depois da enorme repercussão do assunto em Ariquemes, onde a Prefeitura mandou distribuir livros, mas sem as páginas que falavam de sexo e homossexualismo e que seriam ensinados a crianças a partir dos seis anos, agora foi a vez de pais de Ji-Paraná protestarem. Um abaixo assinado, com 150 assinaturas, foi encaminhado ao Ministério Público, pedindo a retirada de um livro escolar da 8ª série que tem ilustrações de um pênis, autoexame de mama e do órgão reprodutor feminino. A medida foi adotada após os pais entenderem que a maneira como o assunto é abordado no livro de ciências não é apropriada para os estudantes da Escola Estadual Júlio Guerra, que têm em  média 13 anos. O MP ainda não se pronunciou.

NO ENCALÇO DOS ASSASSINOS
Depois de longo silêncio, a polícia começa a falar sobre as investigações do assassinato do então prefeito de Candeias, Chico Pernambuco, morto a tiros dia 19 de março, quando chegava na sua casa. Um suspeito teria sido preso, inclusive de posse de uma arma que poderia ter sido usada no crime. Não há ainda muito mais detalhes, mas o homem preso, que já cumpriu cinco anos de prisão por envolvimento com tráfico, negou seu envolvimento. Seus familiares também garantem que ele teria um álibi para o dia e hora do crime. O que se pode dizer é que a policia rondoniense é competente e tem demonstrado isso na elucidação de muitos crimes. Não sai prendendo suspeitos, sem provas. Ou seja, que há alguma coisa, há sim! Nos próximos dias, certamente novas informações do caso virão a público. Um segundo homem que estaria na cena do assassinato do Prefeito de Candeias, até agora não foi identificado. É um caso complexo, mas que certamente não entrará para a galeria dos crimes impunes. Ao menos é o que indica o intenso trabalho policial.

CREMATÓRIO PARA A CAPITAL
As funerárias Dom Bosco e São Cristóvão, tradicionais em Porto Velho, uniram-se ao Sistema de Assistência Funeral Angelus, para a criação de uma estrutura de apoio às famílias que perderem entes queridos. A ideia não é nova. A novidade na parceria está prevista para um futuro próximo: a formação de um consórcio para a instalação de um crematório na Capital. Em Porto Velho e em toda a Rondônia, esse serviço não existe. Famílias que preferem que seus entes sejam cremados, só conseguem fazê-lo em outros Estados.  Ainda no contexto do tema:  é sempre bom lembrar que os serviços funerários ainda são uma espécie de tabu, um tema que não se gosta de tratar. Em Porto Velho, o atendimento às famílias já causou muita confusão. A Prefeitura conseguiu organizar um pouco o setor, acabando com os “papa defuntos” que ficavam nas portas dos hospitais, brigando por cadáveres. Mas o problema ainda tem muitas nuances não resolvidas. No outro lado da questão, a instalação de um crematório seria um grande avanço.

PERGUNTINHA
Com a decisão do TSE de suspender o julgamento da chapa Dilma/Temer e dar mais prazo à defesa da ex Presidente, além de todos os demais recursos que ainda existem, alguém acredita que o caso será resolvido antes de 2018?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires - Porto Velho/RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário