terça-feira, 25 de abril de 2017

Opinião de Primeira - CASO CHICO PERNAMBUCO: TUDO É SEGREDO NA INVESTIGAÇÃO POLICIAL

Tudo é sigiloso. A própria delegada Kate, que comanda as investigações sobre o assassinato do então prefeito de Candeias do Jamari, Chico Pernambuco, pediu à Justiça que fosse decretado o sigilo do caso. Nenhuma informação oficial. Nada pode ser comentado, falado, informado. A delegada é reticente, quando trata do assunto: “só vamos informar, quando tudo estiver concluído!”, afirma. As investigações prosseguem e ela já pediu mais 30 dias, para dar andamento ao processo investigatório. A verdade é que, pouco mais de um mês depois da morte de Pernambuco, tudo o que a comunidade de Candeias ouve sobre o caso são boatarias e informações que a polícia não confirma. Os bastidores dos trabalhos policiais, contudo – e isso é informação segura, vinda de fonte confiável – é de que há uma linha principal de investigação. Que há ao menos um suspeito preso. Que ele já teria confessado a participação no crime. Ponto final. A partir daí, só especulação e boatos, que correm abertamente em todas as conversas sobre o assunto, que são constantes em todos os grupos que se encontram pelas ruas de Candeias.

A polícia segue uma linha principal, mas não abandona outras possibilidades. Só não concluiu o inquérito ainda, porque está na fase de coleta de provas. Alguns dizem que as há em abundância. Outros, que elas ainda não foram conseguidas, por isso a demora em anunciar a elucidação do caso. A verdade é que há pelo menos uma fonte dessa coluna, considerada de extrema confiança, que afirmou que o crime teria tido  conotação política e que é nessa direção que caminha a principal rota investigatória. Mas isso a Delegada Kate não confirma, de jeito nenhum. E nem desmente. Apenas diz que não vai falar nada. O assassinato de Chico Pernambuco, pelas fontes da coluna, estaria perto de ser esclarecido. O envolvimento de pessoas conhecidas na cidade, não está descartado. Pelo contrário. Outras linhas de investigação (crime passional, vingança, briga por dinheiro e até por ouro), são seguidas pela polícia, mas nada foi descoberto neste contexto. O possível parentesco de um importante suspeito com personagens da comunidade de Candeias, seria o elo de ligação com o crime e seu esclarecimento. Mas sobre isso não há também qualquer comentário oficial. Por enquanto, só a delegada Kate e sua equipe sabem o que está havendo. E isso eles não contam a ninguém!

SIGILO, MAS ATÉ QUANDO?
Ainda sobre o caso: até agora, é que em apenas uma das direções investigadas, é que se encontrou algum fio da meada. Em todas as outras alternativas que estariam sendo seguidas nas investigações, ao menos até agora, zero indícios. Mas os boatos correm soltos. Um deles: se o que a polícia de Candeias está prestes a descobrir tiver um pingo de verdade, quando o assunto vier à tona, vai ser uma verdadeira bomba lançada nos meios políticos da cidade e do Estado. Há sigilo total. Mas é sempre bom lembrar que é muito difícil manter um segredo entre mais do que duas pessoas, quem dirá quando há várias pessoas envolvidos no trabalho?  A delegada Kate se esforça para manter o sigilo, mas esse terrível crime de Candeias, estaria mesmo prestes a ser esclarecido e tudo a se tornar público? Esperemos para ver....

TERREMOTO NOS VIADUTOS
Está para estourar um grande rolo, daqueles enormes, daqueles tamanho família, em Porto Velho. Mais um. Teria a ver com os viadutos sobre a BR 316, no Trevo do Roque. Embora nada tenha sido anunciado oficialmente, uma daquelas fontes que são mais que quente, que fervem quando dão detalhes do assunto, há um risco de que as duas obras tenham que ser demolidas, caso tudo o que está sendo investigado seja, comprovadamente, verdade. O assunto estourou há algumas semanas, mas ainda não saiu porta afora, ao menos para quem não é do meio. Não há muitos detalhes, porque o caso está abafado, ao menos por enquanto. Mas o que se pode dizer é que dentro dos órgãos responsáveis pela fiscalização das obras e inclusive no Dnit, o tema está causando um verdadeiro terremoto. O assunto apareceu, publicamente, no programa Papo de Redação, da Rádio Parecis FM, com os hoje famosos Dinossauros. A denúncia feita não foi contestada. Portanto...

PALOCCI, O HOMEM BOMBA!
Bomba! Bomba! Três vezes Bomba! “No dia que o senhor quiser, se o senhor tiver com a agenda ocupada, para a pessoa que o senhor determinar, eu, imediatamente, apresento todos esses fatos com nomes, endereços, operações realizadas e coisas que vão ser, certamente, de interesse da Lava Jato”! Quem disse isso? O ex ministro Antonio Palocci, que tudo sabe, que tu viu, que de tudo participou, está se dizendo disposto a fazer um acordo de delação premiada, certamente, para se livrar da cadeia. E contar muito mais podridão que assolou os governos do PT, onde ele foi um dos mais poderosos, do mesmo tamanho (talvez até maior), do que um dos chefes da quadrilha, José Dirceu, que criou e manteve o Mensalão. Palocci ainda aguçou mais a curiosidade do juiz Sérgio Moro, ao afirmar que “ acredito que posso dar um caminho, talvez, que vá lhe dar mais um ano de trabalho para a Lava Jato, mas seria um trabalho que faz muito bem ao Brasil”, ameaçou..

RONDONIENSES CHACINADOS
Segundo o site A Voz de Rondônia, todos os nove assassinados num acampamento de sem terras na região de Colniza, divisa com o Mato Grosso, eram pessoas de Rondônia. Foram confirmadas nove mortes, todas de homens, adultos (não há mulheres e  nem crianças entre as vítimas, como chegou a anunciar a Pastoral da Terra, tentando dar à chacina um tamanho ainda maior e mais terrível do que ela já foi), num ataque covarde perpetrado quando os colonos não tinham como se defender. A região, bastante isolada, é um centro de conflitos agrários há muito tempo. Os encapuzados, que atacaram o acampamento, onde viviam cerca de 120 colonos, estavam fortemente armados e atiraram à queima roupa. Uma ampla investigação já começou, para tentar localizar os criminosos e os mandantes dos crimes. Sabe-se que os mortos são de Rondônia, mas seus nomes ainda não tinha sido divulgados, ao menos até a noite deste sábado. 

SEM NOTIFICAÇÃO JUDICIAL
Ignorando decisão judicial e os interesses de boa parte da categoria, o sindicato dos motoristas e cobradores do Sistema SIM de transporte coletivo, em Porto Velho, anuncia greve nessa segunda-feira. Os oficiais de Justiça tentaram em vão, durante pelo menos três dias, notificar os dirigentes do Sitetuperon, sobre decisão que manda manter ao menos 70 por cento da frota funcionando normalmente, na greve e, mais ainda, determina uma multa diária de 100 mil reais, caso isso não seja cumprido. Diretores do sindicato fecharam a sede e foram para o interior do Estado. Claro que a suspeita é de que não queriam ser notificados. O comando do SIM avisa que continua aberto ao diálogo com a categoria, mas, por precaução, já está aceitando inscrições de profissionais da área, que poderão ser chamados para substituir eventuais grevistas. Para a Justiça do Trabalho, a greve não é correta. Vamos ver no que vai dar...

DESAFIO GIGANTESCO
A Prefeitura anuncia que já foram fechados mais de dois mil buracos nas ruas e avenidas da Capital. Claro que não é pouca coisa. Demonstra que as equipes de trabalho estão mesmo dando duro. Mas, numa cidade atingida por chuvas violentas há meses, onde praticamente não houve recuperação de quilômetros e quilômetros destruídos pela buraqueira, parece não ser quase nada. Mesmo que as equipes tapa buracos trabalhem 24 horas por dia, todos os dias, ainda assim não conseguirão resolver, a curto e médio prazos, todos os danos causados não só pelas chuvaradas, mas também pelo trânsito pesado. A Prefeitura diz que também limpou seis quilômetros de canais. Ajudou, mas não resolveu. Há outros tantos, entupidos, com sujeita e lixo que a própria população joga neles. O que quer se dizer com tudo isso? Que o prefeito Hildon Chaves e sua turma terão que trabalhar duas, três, quatro  vezes mais que seus antecessores, ´para melhorar ao menos um pouco essa cidade gigantesca. O desafio, aliás, é do tamanho da área física de Porto Velho!

PERGUNTINHA
Será que teremos alguns dias de mudança no noticiário nacional, ocupado há várias semanas apenas com a podridão praticada por tantos corruptos e apresentada ao país nas delações premiadas?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário