Não há programa social melhor e mais justo que o Bolsa Família. Não interessa o que digam, ele foi, provavelmente, a única herança decente que os governos do PT deixaram, para beneficiar grande parte dos pobres e miseráveis. Nascido Bolsa Escola e criado pela ex primeira dama Ruth Cardoso, no governo FHC, o programa foi ampliado e passou a atender milhões de brasileiros. Então, discutir sua importância e validade, é ignorar a verdade de que o PT fez muito sim, por essa parcela pobre dos brasileiros. Mas o que há de errado, então? Obviamente o uso político e eleitoral, a vergonhosa utilização da miséria como mote de campanha, para tentar eternizar um partido político no poder. Essa é a canalhice, nenhuma outra. Por isso, fez muito bem Michel Temer em determinar um pente fino do programa, que já descobriu pelo menos 1 milhão e 400 mil benefícios ilegais. Claro que aí haverá gente que vai comprovar que merece continuar recebendo. Mas a grande maioria, se verá, é de falcatruas, sacanagens, malandragens. Mulheres de vereadores recebendo como se pobres fossem. Primeiras damas com o cartão, gastando com compras de sapatos e perfumes são outros trágicos exemplos E, tão pior quanto isso é a “cumpanheirada”, que recebeu dinheiro sem nenhuma necessidade real.
Claro que os petistas e aliados, especialistas em tentar transformar mentiras em suas verdades, tentarão dizer que Temer quer é acabar com o programa. Tomara que queira mesmo! Mas tem que acabar – e vai - com a banda podre do Bolsa Família, criada e incentivada pelo petismo, que ao invés de ajudar, até com maiores recursos, quem realmente precisa, utilizou o sistema para burlar a lei, para atender interesses partidários, para tentar se eternizar no comando do país. Que se ponha todos esses vagabundos onde merecem: na cadeia. Eles e seus mentores. Mas que se mantenha, intacto esse vital programa, que beneficia milhões de pessoas carentes. O Bolsa Família é bom. Ruim é o uso que os petistas tentaram fazer dele.
NATAL NO ESCURO
Dá gosto visitar Ji-Paraná nessa época do ano. A iluminação de Natal é criativa e deixa a cidade com um belo clima de Natal e final de ano. Várias outras cidades rondonienses também estão investindo na iluminação natalina, ajudando até o comércio, que está com vendas em queda. Onde não haverá nada de investimento do Poder Público para iluminar a cidade, será Porto Velho. Exatamente a cidade onde o prefeito Mauro Nazif alardeava que tinha os gastos sob controle. Portanto, não haveria problema em investir no embelezamento da Capital. A realidade é bem outra. Não há dinheiro, a não ser para pagar os servidores e algumas pendências com fornecedores. Porto Velho será provavelmente a única Capital do país sem ter iluminação natalina. A não ser que o comércio se mobilize e faça o que for possível. Porque se depender do Palácio Tancredo Neves, nossas noites pré natalinas serão às escuras...
VAI ACABAR A MAMATA?
Há muitos sindicalistas com os cabelos em pé! Primeiro, porque desde que o PT foi defenestrado do governo, o poder deles começou a se esfacelar, como, aliás, tudo ligado ao antigo grupo do poder. Uma das maiores preocupações deles é com relação a um projeto de lei que pode acabar com o imposto sindical obrigatório, ou seja, o trabalhador escolherá se quer ou não pagar o imposto anual, o que acabará com centenas de sindicatos que não servem para nada e que vivem do suor dos outros. A outra questão, é a perda de representatividade. Por exemplo: nessa sexta, CUT e sindicatos de servidores estão programando uma greve geral em Rondônia contra a PEC 241, ou seja, uma mobilização essencialmente política. Vamos ver que os servidores caírão nessa conversa ou seja a CUT e seus associados começam mesmo a minguar, também por aqui. Sexta já sentiremos o clima.
ATENÇÃO ESPECIAL
Há sim alguns detalhes que precisam ser destacados na atuação do SIM, o novo consórcio de transporte da Capital. Observa-se, por exemplo, que o número de acidentes de trânsito envolvendo ônibus diminuiu bastante, graças à qualificação dos motoristas que transportam os milhares de passageiros. A atenção especial com idosos e portadores de necessidades especiais também tem sido elogiada. Há um claro cuidado dos trabalhadores nas empresas que compõem o SIM, em prestar um serviço da melhor qualidade possível. A equipe de profissionais que está atuando na área, embora em sua maioria seja egressa do sistema anterior, deu uma melhorada, graças à preocupação com a qualificação das equipes. Nesse quesito, é elogiável o que está ocorrendo no novo sistema de transporte da cidade.
PONTE DA TARTARUGA
A passos de cágado, continuam, segundo o Dnit, as obras da ponte sobre o rio Madeira, em direção ao Acre, na região que chega à Ponta do Abunã. Na verdade, ela está parada e eventualmente alguma ação não passa de disfarce. Não há previsão de conclusão, embora o governo federal garanta que tudo está dentro da normalidade. Não está. Além disso, das 22 obras paralisadas no Estado, que serão retomadas no ano que vem, segundo anúncio oficial da União, a ponte vital para a ligação com nossos vizinhos acrianos e último empecilho para estarmos ligados por rodovias e pontes ao Pacífico, não faz parte do programa de investimentos. Nem a iluminação da ponte no bairro da Balsa, em Porto Velho. Nem a iluminação da BR 364, na entrada de Candeias a Porto Velho, faz parte desse plano. Ou seja, obras pequenas, sem grande importância. O que importa mesmo, ficará para só deus nosso senhor sabe quando...
URUBU NA CARNIÇA
Marina Silva, a esperta, continua sumida. Não participa de nada, não opina sobre nada, não se expõe. Lava as mãos em tudo e só continua muito ligada às ONGs internacionais, que sonham em vê-la Presidente, para que possa abrir as portas da Amazônia e das nossas riquezas aos seus parceiros no exterior. Tal qual urubu na carniça, quando chegar perto da eleição ela surgirá, para dizer ao povo brasileiro que tem a solução para todos os nossos problemas. Que sabe tudo. Que vê tudo. Uma Lula de saias. Pior é que o brasileiro comum continua embarcando na conversa mole dessa mulher incompetente e esperta, que quando mais o país precisa de suas lideranças, mais se esconde, para não correr risco de mostrar toda a sua fragilidade política. No ano que vem ela aparecerá, querendo ser a salvadora. Vade retro, coisa ruim!
PERGUNTINHA
Quem você acha que deve ser responsabilizado pelos prejuízos causados pelo fechamento da BR 364, por qualquer movimento que esteja reivindicando direitos, mas esquece do sagrado direito de ir e vir de todos?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO
Nenhum comentário:
Postar um comentário