terça-feira, 29 de novembro de 2016

Opinião de Primeira - MARCHEZAN JR. FAZ OUTRO DURO ATAQUE AO MP E AO JUDICIÁRIO

“Nós debatemos o projeto anticorrupção, como se a corrupção estivesse na política e no parlamento. E a gente sabe que ela está. O nosso parlamento, a gente sabe, está cheio de quadrilhas. Em várias comissões, há quadrilhas de gente para votar montar aquele projeto, pra que alguém ganhe dinheiro em cima. Isso é notório. Porque não acho que esse parlamento aqui seja uma cópia fiel da sociedade. A sociedade é menos corrupta que o parlamento. Porque o parlamento, mais do que representa a sociedade, ele representa corporações. E essas sim, são corruptas. Achacaram o Estado e nos levaram à crise que a gente sabe. O político aqui que faz corrupção, ele o faz em conchavo com alguém que está no Executivo. E ele está sempre em conchavo também com os tribunais de contas, com o Ministério Público e com o Judiciário. Ou por que o Ministério Público não processa e o Judiciário não julga? Será que só o Sérgio Moro viu corrupção, ele e alguns juízes e alguns membros da Polícia Federal? Será que se todos os juízes fossem dedicados e honestos e combatessem essa corrupção, chegaríamos a esse ponto? Será que se todos os promotores fossem dedicados e honestos como o são os da Lava Jato, a corrupção cresceria no Brasil? Todas as críticas são apenas para a classe política. No Judiciário e no Mistério Público não se falou. Por exemplo: o CNJ já provou que é comparsa da corrupção interna no Judiciário e no Ministério Público. A gente tem até apropriação indébita, mantida por liminar. Juiz e promotor no Brasil ganham dinheiro ilegal, com o auxílio moradia, que é ilegal!.” Tem mais....

“ A maior corrupção está no salário ilegal. São 10 bilhões de reais de dinheiro ilegal. De onde? Das corporações. E não vejo na lei anticorrupção ferramenta nenhuma para combater isso”. Quem fez esse discurso tão duro, no plenário da Câmara Municipal? Foi ele mesmo. O corajoso Nelson Marchezan Júnior. Tem mais denúncias dele. Veja no linck  https://web.facebook.com/JContraCorrupcao/videos/vb.169843153170584/693247034163524/?type=2&theater .  O prefeito eleito de Porto Alegre disse tudo isso e muito mais, contra o MP e o Judiciário. Até agora, nenhuma das duas instituições responderam às pesadas críticas.

OUTRA OBRA SEM FIM
Dá pena e tristeza ver o sofrimento dos pais de alunos do Colégio Brasília, no bairro Meu Pedacinho de Chão, em Porto Velho. Desde 2010 a escola está com problemas. Em 2012 começou uma reforma que deveria durar apenas alguns meses, no máximo um ano, mas, até hoje....nada! Há mais de cinco anos os estudantes tiveram que ser deslocados para outros educandários da Capital e em alguns casos, muito distantes da sua escola de origem. Como não há transporte escolar para eles, são os pais que têm que levar e trazer seus filhos todos os dias. Eles que dêem seu jeito! Enquanto isso, a obra da Brasília está parada de novo. Pelo menos as quatro datas anteriores, marcadas para sua reabertura, jamais foram cumpridas. Agora a Seduc promete que tudo estará pronto em fevereiro do ano que vem, ou seja, daqui a três meses. Como a obra será concluída se está parada de novo? Alguém aí sabe responder????

DESRESPEITO E ESCÁRNIO
Vai começar tudo de novo! Com o saco cheio de serem enganados, engambelados e iludidos pelo pessoal da União que trata do seu assunto de maior interesse, a transposição, servidores querem ir a Brasília, outra vez, protestar e exigir solução para o caso. Os sindicatos dos professores, saúde, educação e dos policiais, são alguns que já estão se mobilizando para mais uma pressão. A turma do governo federal tem tratado Rondônia com escárnio e desrespeito, impondo cada dia novos obstáculos para liberar novos transposições. Prova disso é que dos sete mil servidores que já deveriam estar na folha de pagamento da União há muito tempo, apenas 1.455 já estão recebendo seus novos salários. A continuar nesse ritmo, só em 2024, se houver ainda algum sobrevivente, é que todos os sete mil estarão transpostos. É uma vergonha!

O PIB E O AGRONEGÓCIO
Tocantis foi o Estado brasileiro com maior crescimento do PIB, segundo dados oficiais de 2014, com 6,2 por cento. O  Piauí foi o segundo, com 5,3. Rondônia ficou entre os cinco estados que tiveram o maior crescimento do PIB, em termos percentuais, naquele ano, segundo dados oficiais divulgados apenas nessa segunda. Ficamos junto com Roraima, com um crescimento de 2,5 por cento. Naquele ano, os gigantes da produção nacional (São Paulo, Minas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná) tiveram PIB negativo. Os estados do norte e nordeste é que conseguiram, com seus números , fazer com que a média nacional do Produto Interno Brito, chegasse aos 0,5 por cento positivos. Em Rondônia, o crescimento positivo foi em função de um salto de faturamento no agronegócio. Que, aliás, continua colocando nosso Estado entre os que mais crescem, no Brasil.  

PICADAS PERIGOSAS
Porto Velho foi uma das poucas capitais que não informaram ao Ministério da Saúde sobre a situação de risco de uma epidemia de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Outras 17 cidades do interior estão correndo risco de terem focos do mosquito e cinco delas em piores condições. A população pode ser atingida por doenças como o zika vírus, a chikungunya e a dengue. Quase 900 cidades do país, incluindo várias capitais, com sua falta de infra estrutura, com lixo a céu aberto e sem os devidos cuidados para não permitir o surgimento de focos do aedes, estão na relação dos que podem trazer sérios riscos aos moradores. Em Porto Velho, a Prefeitura faz uma boa campanha publicitária para conscientizar a população. Ajuda, mas não resolve. Tem que se mobilizar muito mais para que as graves doenças transmitidas pelo mosquito não lotem nossos hospitais, nesse inverno amazônico. 

LUZ! MAIS LUZ!
Desmoralizados, desde que seus “companheiros” e aliados foram parar na cadeia ou estão prestes a ir para ela e, ainda, após a queda de Dilma Rousseff, representantes da esquerda tentam criar factoides para tentarem ainda ocupar algum espaço na mídia, já que estão caminhando para a extinção. Foi o que tentou, por exemplo, o ex presidente da UNE, aquele que nunca se formou em nada, o senador carioca Lindenberg Farias, ao propor o impeachment do Presidente Temer. A proposta ridícula, não chegou sequer a passar pela presidência do Senado. Lindenberg,  assim como a senadora Gleicy Hoffmann, que até hoje não explicaram as denúncias contra eles e contra sua turma, ainda tentam, desesperadamente, achar alguma luz para tentar um holofote que lhes dê espaço. Ao menos até agora, só têm conseguido é serem motivo de risos e gozação de seus companheiros de Congresso!

CORRIGINDO
Na edição de domingo dessa coluna, foi publicado que o primeiro colocado no concurso de reportagens do Ministério Público  do Estado, foi de 190 mil reais. Obviamente que houve um erro de digitação e de falta de revisão. O valor real para o jornalista de Ji-Paraná que venceu a competição foi de 10 mil reais. Pedimos desculpas pela falha. 


PERGUNTINHA 
Você acha que o ex ministro da Cultura, Marcelo Calero, agiu corretamente ou como um traidor no ninho governista, ao gravar conversas com o Presidente Michel Temer e alguns de seus então colegas de Ministério?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Jornalista - RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário