sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Opinião de Primeira - A MELHOR NOTÍCIA DO ANO: ESTAMOS SALVANDO NOSSOS BEBÊS!

Foi quase uma notícia de canto de página. Uma pequena coluna nos sites. Pouco destaque. Mas provavelmente, se analisada com profundidade, ela é uma das melhores coisas que aconteceu nesse país nos últimos anos. Trata-se da queda de mortes de bebês com até um ano de vida. Em quatro décadas, os números apontam o menor percentual de falecimentos entre recém nascidos. Em 1974, por exemplo, a mortandade entre bebês até 12 meses, chegava a absurdos 28%. Uma coisa inacreditável, causada pela péssima saúde pública, pela falta de exames de pré natal e uma série de outros fatores.  Em 2005, ou 31 anos depois, a aqueda já chegara a apenas 4 por cento, muito menos do que em meados dos anos 70. Agora, novo número alentador: dos bebês nascidos no país, apenas 2,5 por cento ainda estão nas estatísticas dos óbitos. Num país em que quase nada funciona a pleno; em que a saúde pública ainda é uma extrema deficiência; em que milhões e milhões de reais são desviados para bolsos corruptos também na área da saúde, chegar-se a um número positivo como esse é alentador. 

Em Rondônia, os números também melhoraram bastante, apesar de eventualmente, como exceções,  surgirem denúncias contra o atendimento da Maternidade Mãe Esperança e um ou outro posto de saúde; Mas, no geral, o sistema preventivo, que cuida das futuras mamães e dos bebês que virão, tem funcionado muito bem. Os levantamentos realizados pelo IBGE desde a década de 70, aponta para um grande avanço na manutenção da vida saudável dos nossos bebês. Os números relacionados com mortes de crianças até cinco anos também caíram bastante. São fatos altamente positivos, que precisam ser comemorados, no emaranhado de más notícias que têm surgido no nosso dia a dia, como país. Não há nada mais importante para um país do que cuidar, proteger e manter saudáveis suas crianças. A proteção da vida de bebês indefesos, então, têm que ser prioridade total.

OS SEM VOO
Por dois dias seguidos, o aeroporto Jorge Teixeira fechou para pouso de decolagens. Uma neblina muito forte caiu sobre Porto Velho, impedindo a chegada de saída de vários voos. Na manhã dessa quinta, uma enorme fila de passageiros mau humorados e protestando, se formou em frente ao balcão da empresa Azul, porque seu voo, que sairia às seis da manhã, novamente foi cancelado. A empresa colocou dois voos extras saindo da Capital, mas mesmo assim muita gente ficou sem conseguir voar. Casos de compromissos agendados – como consultas médicas fora do Estado – causaram grandes prejuízos a vários passageiros. Nesses dias em que o inverno amazônico se torna mais forte, além das chuvas, a neblina pela manhã são tradicionais. Empresas aéreas e passageiros têm que se adequar a essas manifestações da natureza...

ÚLTIMO COMPROMISSO
A Prefeitura de Porto Velho tem um débito de cerca de 45 milhões de reais, para pagar quinquênios aos seus servidores. Não há mais recursos na Justiça. O caso está ainda fervilhando, porque o dinheiro deveria ter sido depositado no Judiciário, mas não o foi.  Uma fonte informa que o município teria apenas 17 milhões em caixa para cumprir esse compromisso. O prefeito Mauro Nazif está negociando com sindicatos dos servidores, para pagar esse valor que tem em caixa e desdobrar o restante em três ou quatro pagamentos. Por enquanto, não houve acordo e a situação está ainda pendente. É a última grande dificuldade financeira que Nazif terá que cumprir antes de passar o poder ao seu sucessor Hildon Chaves. Conseguirá?

O GENIAL ZIRALDO
A Santo Antonio Energia proporcionou mais um momento extremamente positivo às artes, ao trazer para Porto Velho o grande cartunista e escritor Ziraldo. Para seus fãs, Ziraldo é uma espécie de Pelé dos livros infantis e veio autografar livro sobre a vida do Marechal Rondon, que ele ilustrou, para sua filha, a jornalista Ciça Alves Pinto. Durante seu contato com os porto velhenses, ele mostrou toda a sua genialidade, recheada de simplicidade e alegria. Ziraldo é uma figura que se mantém, digno e talento, durante mais de meio século de um trabalho incrível em favor do talento e das artes. Trazê-lo a Porto Velho foi, sem dúvida, um grande presente da Santo Antionio à toda a coletividade. Quem teve o prazer de conviver com o artista, sabe muito bem o que se está falando. 

POUCOS SE SALVAM
Vilhena comemorou a chegada de mais um aniversário de emancipação política, nessa semana, vivendo mais um período de vergonha. Grande parte de suas autoridades políticas estão atrás das grades. O prefeito José Rover e seu vice foram flagrados em golpes contra o erário, além, de sete vereadores. Tem ainda o ex deputado federal Natan Donadon, que continua preso depois de ter sido cassado pela Câmara e seu irmão, Marco Antonio, ex presidente da Assembleia, que está foragido. Enfim, uma cidade progressista, com tantas possibilidades de crescimento, tem sido violentamente prejudicada por parte importante da sua classe política. Claro que há muitos bons políticos na região, como o deputado estadual Luizinho Goebel, por exemplo, que nunca se meteu em encrencas. Mas a verdade é que, nesse particular, Vilhena tem muito pouco a comemorar. 

PAULEIRA NO CONJUNTO
O conjunto residencial Orgulho do Madeira voltou a ser palco de violência e brigas. Vizinhos se desentenderam, roubos foram registrados, confusão generalizada e até um carro foi incendiado próximo aos prédios, sem que houvesse intervenção da polícia. Só depois dos eventos, quando os ânimos já tinham serenado, é que a PM foi chamada. Prendeu uma mulher, que agrediu uma vizinha e, por pouco, o confronto  não começa de novo. Está na hora de se ter um policiamento efetivo e contínuo naquela área, que abriga milhares de pessoas e que tem, ainda, uma série de deficiências. A insegurança pública é uma delas. Roubos nos apartamentos, comércio de drogas, brigas e confusões são comuns. É bom prevenir, antes que aconteça alguma coisa muito mais grave. Que, aliás, está se desenhando. 

CRISTIANE E SEUS VOTOS
Mais uma cara nova da política participa do programa Direto ao Ponto (Record News, CanaL 58, 10h20 da manhã deste sábado), falando sobre suas ideias e projetos para Câmara Municipal. A jornalista e apresentadora Cristiane Lopes, que foi eleita com 2.987 votos, começa em janeiro uma nova caminhada em sua vida. Ela gastou na campanha apenas 3 mil reais, das economias da família. Ganhou um pouco mais do partido, o PP, mas se elegeu gastando sola de sapato e batendo de porta em porta. Sua trajetória, seus planos, sua decisão de não aceitar que os salários dos vereadores aumentem de 12 mil para 18 mil e sua relação com o prefeito eleito Hildon Chaves são alguns dos temas do bate papo com Sérgio Pires. Não perca!

PERGUNTINHA
Agora que vai começar a delação premiada dos diretores da Odebrecht, quantos políticos brasileiros que estão aí conseguirão se livrar da cadeia?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO



Nenhum comentário:

Postar um comentário