quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Coluna do Heródoto - DUAS FACES DE UM MESMO CORPO

A humanidade vive mais uma época de transição. Elas povoam a história desde a revolução do neolítico há uns dez mil anos. Os grupos humanos, todos originários da África, se espalharam acompanhando os animais que buscavam água. Naquela época, como hoje, havia uma mudança climática e a desertificação tomou conta de parte do continente. Os homens fixaram-se ao longo dos grandes cursos d´água na África, Oriente Médio e Ásia. Não foi fácil abandonar um tipo de vida por outro. Deixar de ser caçador e coletor, para cuidar de plantações e animais domésticos. Como em toda época de transição, duas sociedades divergentes convivem, uma decadente, a outra em ascensão. Essas mudanças não se dão de uma hora para outra, nem mesmo no atual momento de transição que vivemos no século 21. Portanto não é possível esperar que a nova sociedade se imponha e que não haverá mais manifestações da antiga. Em determinados momentos há uma sucessão de visões do mundo , ora do passado, ora do futuro.

O futuro sempre despertou medo. Quer individual, quer coletivamente. Ele é sempre identificado com a incerteza, da troca do certo pelo duvidoso, do seguro pelo  inseguro Um risco permanente. Não é fácil identificar como as sociedades conflitantes vão se comportar no momento de transição. Ora uma se impõe sobre a outra. Por isso os resultados podem surpreender os estudiosos. Os exemplos mais recentes são a eleição de Trump, a derrota da proposta de paz da Colômbia e a saída do Reino Unido da União Européia. São três manifestações da parte “antiga “ da sociedade que se organiza e derrota os partidários do “novo”. Esta por sua vez imagina que já tem o domínio do processo histórico e não precisa mais se esforçar para impor os novos paradigmas. Por isso nos três exemplos boa parte das pessoas não se dignaram a deixar as suas casas para votar. Consideravam que os antigos, ou reacionários, ou conservadores não teriam a menor chance de vencer. E venceram.

Alguém já disse que muitas vezes é preciso dar um passo para trás para dar dois para frente ( seria Lênin?)  No entanto os passos à trás custam muito. Derrubam sonhos, destroem ideais, conturbam a busca pelo progresso e reavivam velhos valores,muitos deles conflitantes . Entre eles o nacionalismo, revanchismo, ódio, imperialismo, e as guerras. O Renascimento foi outro período de transição. Marcou a passagem do feudalismo para o capitalismo, do teocentrismo para o homocentrismo, da fé para a razão, do conhecimento sensitivo  para a ciência. Foi o período em que entre tantas mudanças se concebeu que o planeta era redondo, que  girava em torno do sol e um continente inteiro foi descoberto em uma viagem ainda no final do século 15. Ainda assim o setor conservador insistia em manter o trabalho servil, a condenar o comércio, a acumulação de riquezas e perseguir os que insistiam em abrir frestas para que a nova sociedade surgisse. Levou tempo. A Inquisição foi uma das barreiras  mais duráveis e cruéis que a nova sociedade teve que transpor. Hoje existem outras barreiras a serem transpostas.

Fonte: Heródoto Barbeiro - Record News/SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário