sábado, 26 de novembro de 2016

Opinião de Primeira - LUCIANO E A BATALHA CONTRA OS BUROCRATAS DA TRANSPOSIÇÃO

O procurador do Estado, Luciano Alves, é um sujeito competente. Profissional de qualidade, honra o trabalho que realiza. Mas não é só isso: tem também grande senso de humanidade. Pessoas para ele não são números. São pessoas. Por isso, é visível o sofrimento dele com a forma fria, indecente e ridícula com que o governo federal, através de vários dos seus órgãos e representantes, está tratando a transposição dos servidores do Estado para a União. Dos mais de sete mil que têm direito, apenas 1.455 foram transpostos. Os demais estão sendo enrolados, tratados como números apenas. Os representantes do lado da União, agem com escárnio e desrespeito, prejudicando muita gente que sonhou, durante anos, em ter seu direito respeitado. Muitos já morreram, sem alcançá-lo. Outros estão na faixa dos 70 anos e  não são transpostos e nem podem receber pelo Estado, pois suas aposentadorias são compulsórias. Uma vergonha! Quando Luciano Alves, cansado de ser enrolado pela turma de Brasília, levou a situação a Confúcio Moura, foi com o conselho que o Governador vá a Brasília e tente dar um basta nesse doentio e absurdo desrespeito. Confúcio já marcou reunião para a próxima semana. Ele é um experiente político, que sabe negociar. Mas talvez, dessa vez, seja a hora de dar uma porrada na mesa e exigir que Rondônia seja respeitada. 

O Estado cumpriu rigorosamente com sua parte, no caso da transposição. Fez tudo o que tinha que ser feito, corrigiu o que tinha que corrigir e seguiu todas as orientações da equipe de Brasília. Não adiantou. Dos cerca de 25 milhões de reais/mês que o Estado economizaria com a transposição dos sete mil, por enquanto só conseguiu pouco mais de 4 milhões. Continua perdendo mais de 20 milhões/mês, 240 milhões anuais. O paciente e dedicado Luciano Alves perdeu a paciência. Está na hora do governador Confúcio Moura perder a sua e distribuir alguns adjetivos não publicáveis, contra esses burocratas que estão causando enormes prejuízos ao povo rondoniense. 

EXPEDITO EM ALTA
Os tucanos andam em revoada pelo país, animados com os resultados das últimas eleições. Nessa sexta, por exemplo, o tucano Hildon Chaves participou, em Brasília, de um encontro nacional de prefeitos eleitos pelo PSDB, com o alto comando da sigla. Claro que o tom foi dirigido sobre as eleições de 2018. O futuro prefeito de Porto Velho ouviu do comando do partido que a chamada “onda azul” será o mote do tucanato para a próxima disputa pela Presidência, governos estaduais e Congresso. Em Rondônia, aliás, o partido já tem um nome: o do ex senador Expedito Júnior, que tem aparecido muito bem em todas as pesquisas não oficiais realizadas até agora. Expedito, aliás, saiu fortalecido com a eleição de seu companheiro Hildon Chaves, na Capital. Se o prefeito eleito fizer uma boa administração em dois anos, poderá ajudar muito na campanha do seu parceiro de sigla. . 

HILDON NÃO PÁRA
Ainda sobre o futuro prefeito, que assume dia 1º de janeiro: ele passou boa parte da semana na Capital Federal, mantendo contatos, apresentando reivindicações e falando sobre busca de recursos para sua cidade. Esteve inclusive num almoço com o presidente Michel Temer, numa reunião em que participaram todos os prefeitos eleitos da Capital. Encontros com representantes da bancada federal também foram realizados, buscando uma aproximação com os três senadores e os oito deputados federais. Hildon Chaves praticamente não parou, desde que voltou de umas curtas férias de pouco mais de uma semana. Tem falado pouco com a imprensa local, mas usa o Facebook para fazer um resumo dos seus encontros com as principais autoridades da República. Aproveita inclusive os deslocamentos de carro por Brasília para gravar suas mensagens e publicar nas redes sociais...

BÊBADO À SOLTA
Parecia cena de filme. Um carro em alta velocidade passou por uma viatura da PM, no centro da Capital. A polícia foi atrás, sirenes ligadas, mandando o sujeito parar. Não conseguiu. Várias outras viaturas foram mobilizadas, correndo atrás do foragido. Fecharam ruas. Um sargento tentou interceptar o carro e não foi atropelado por milagre. O sujeito não parava de jeito nenhum. Os PMs tiveram então que disparar contra os pneus do carro. Só quando três deles foram atingidos é que, enfim, o cara parou. Era um jovem de 20 anos, totalmente embriagado e que ainda resistiu à prisão. Foi levado para a Delegacia, porque se negou a fazer o teste do bafômetro. Poderia ter causado mortes e ferimentos graves, caso tivesse atingido alguém. Em breve, também estará nas ruas de novo. São assim, as leis brasileiras, feitas para inglês ver...

ARMAS E MORTES
Os bandidos estão atacando os vigilantes. Quatro foram mortos nesse ano. O último, num caso de execução, em que os bandidos atiram contra um trabalhador do setor e o mataram com um único tiro. Parece que protegidos pelo diabo, como chegou a dizer um policial, os tiros disparados pelo vigia, para se defender, não atingiram os criminosos. Eles atiraram uma só vez e o mataram. A dupla foi presa, mas em breve estará nas ruas, para matar de novo. Outra preocupação da polícia: uma única empresa de vigilância que presta serviço para a Prefeitura de Porto Vellho, teve 28 armas roubadas nesse ano. Ou seja, os bandidos sabem onde procurar armas, quando querem conseguir. Afora isso, é importante que se treine melhor esses profissionais, porque eles estão morrendo e não conseguem acertar os facínoras que os atracam. São amadores e como amadores acabam morrendo nas mãos de bandidos que matam por quase nada. 

“PRESENTE” DOS MORCEGOS
Os prédios da maioria das delegacias da Capital estão em péssimas condições. Só como exemplo, basta citar a de Patrimônio. Ali, onde a estrutura é ridícula, policiais têm que conviver com mais um problema, totalmente inesperado. De vez em quando, recebem em suas cabeças cocô de morcego. No forro do prédio, certamente os mamíferos encontraram um local muito propício para morar durante o dia, antes de saírem para se alimentar à noite. Essa é uma das histórias que a delegada Rosilei de Lima não esconde dos seus interlocutores, quando fala sobre as inacreditáveis condições de trabalho dela e seus subordinados no prédio, em condições horrorosas. Tomara que os morcegos, que abundam na região, não decidam fazer uma convenção, hora dessas e brindar a cabeça dos policiais da Patrimônio com uma bateria de cocôs jogados do teto. Lamentável...

POSSE OFICIAL
Numa solenidade com a presença de importantes autoridades, o professor doutor Ari Ott assumiu oficialmente a reitoria da Universidade Federal de Rondônia. Foi no auditório do Ministério da Educação e a posse foi comandada pelo próprio ministro Mendonça Filho. Eleito para o cargo por grande maioria de votos de professores, alunos e funcionários, a nomeação definitiva de Ari Ott demorou longos oito meses. Ele assume agora para um mandato de quatro anos. Na sua posse, estiveram presentes, entre várias outras autoridades, o senador Valdir Raupp, o deputado federal Marcos Rogério, a ex reitora, Maria Berenice Tourinho e representantes de outras universidades brasileiras. Servidores da Unir também prestigiaram o evento. 

PERGUNTINHA
O golpe que está sendo preparado no Congresso, para livrar a cara de corruptos que usaram o caixa 2 em abundância para chegar ao poder, será aceito pacificamente pelos brasileiros?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário