Mais uma novidade promete ser sucesso no mercado brasileiro, que ganha uma nova opção no segmento trail de baixa cilindrada: trata-se da Honda XRE 190, modelo que passa a ser a porta de entrada para os fãs da linha XRE, consagrada no País pela versão com motorização de 300 cm³.
A nova integrante chega este mês à rede de concessionárias Honda como uma alternativa para consumidores que têm na versão de 300 cc um símbolo de estilo e sofisticação, mas que procuram também por um modelo mais econômico, fácil de pilotar, com design moderno e versátil. E ainda com mais uma grande vantagem, exclusiva da marca: a garantia de três anos, com troca de óleo gratuita em sete revisões.
Com a nova XRE 190 a Honda passa a oferecer aos consumidores um modelo inspirado na XRE 300, que vem complementar o lineup da Honda como uma nova opção para os motociclistas mais experientes, mas com uma proposta racional e mais acessível. Entre algumas das principais novidades da nova integrante da família XRE está o novo motor de 190 cm³; o design moderno e diferenciado, além do sistema de freios com ABS (antitravamento) de apenas um canal, tecnologia que mantém total eficiência e segurança do sistema tradicional, projetado com foco na facilidade de manutenção e baixo custo.
A nova Honda XRE 190 concilia o espírito aventureiro de suas linhas modernas e conceito de trail urbano a um estilo marcante e design imponente. Características como agilidade, versatilidade e ótima relação custo-benefício atendem perfeitamente as necessidades de proprietários de motocicletas de menor cilindrada, que buscam sofisticação e diferenciação e ainda desejam fazer up grade de categoria.
Entre seus principais atributos, destaque para o escapamento elevado, pneus para uso misto, além de para-lamas curto, com um conjunto de carenagens de linhas anguladas, modernas e imponentes. O conjunto óptico está equipado com lâmpadas mais potentes e econômicas, que oferecem maior segurança para o motociclista nos deslocamentos à baixa visibilidade. Na traseira, o modelo conta com lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças em alumínio, integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência.
O painel de instrumentos é totalmente digital e traz informações do marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de indicações para todo o funcionamento do modelo. O assento largo em dois níveis oferece total conforto para piloto e garupa nos deslocamentos urbanos ou mesmo para pequenas trilhas no fora-de-estrada. O tanque de combustível conta com capacidade para 13,5 litros (3,1litros de reserva) e tampa com desenho diferenciado e estilo esportivo.
Eficiência e desempenho
Com características dos modelos aventureiros da categoria on/off-road, a nova XRE 190 traz em sua ciclística e mecânica um conjunto eficiente com o máximo em performance, conforto e segurança. Seu projeto foi concebido de forma a oferecer ao mercado um modelo de conceito trail urbano, ideal para as cidades brasileiras, com um desempenho superior em seu segmento.
Seguindo este principio a Honda desenvolveu um motor inédito e exclusivo, com ótima economia e respostas em qualquer rotação. Trata-se de um monocilíndrico de 184,4 cm³, OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, arrefecido a ar e com sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Com tecnologia FlexOne, oferece potência de 16,3 cv a 8.500 rpm com torque de 1,65 kgf.m a 6.000 rpm abastecido com gasolina; e 16,4 cv a 8.500 rpm com torque de 1,66 kgf.m a 6.000 rpm quando abastecido com etanol.
O sistema de partida é elétrico e o câmbio de cinco velocidades com a transmissão final realizada por corrente. As tampas laterais do motor tem acabamento na cor grafite, inspiradas nos modelos de maior cilindrada. A nova Honda XRE 190 já está totalmente em conformidade com a segunda fase do PROMOT 4 (Programa de Controle da Poluição do ar por motociclos e veículos similares) , em vigor no Brasil desde o início do ano.
Na ciclística, a XRE 190 traz chassi do tipo berço semi-duplo, produzido em tubos de aço, com ótimas respostas para o equilíbrio dinâmico. Outro ponto que privilegia a pilotagem é o baixo peso de todo o conjunto (127kg); além da altura do assento (836mm), menor em comparação com a XRE 300. Seu guidão com posicionamento mais alto permite que o piloto mantenha os braços mais elevados, evitando a fadiga principalmente em longos percursos.
A suspensão traseira monoamortecida com curso de 150 mm é do tipo Pro-Link, totalmente ajustável e que proporciona pilotagem com ótima absorção de impactos em qualquer tipo de terreno. Na frente um garfo telescópico de longo curso de 160 mm assegura mais conforto de forma segura e eficiente.
Um detalhe que trouxe um ar diferenciado ao modelo está nas rodas raiadas com acabamento em cromo fumê, mais sofisticado neste tipo de acabamento e categoria. Nelas estão calçadas ainda pneus para uso de tipo misto na configuração 90/90 – 19M/C 52P (dianteiro) e 110/90 – 17M/C 60P (traseiro).
Os freios possuem sistema antitravamento (ABS) com discos na dianteira (240 mm) e traseira (220 mm), para maior segurança e grande eficiência. Fabricada em Manaus (AM), a nova XRE 190 será oferecida em versão única com freios ABS (antitravamento), nas cores verde metálico, preto metálico e vermelho metálico e preço público sugerido de R$ 13.300,00.
O valor tem como base o Estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro. Assim como já acontece com todo o lineup da Honda no Brasil, a XRE 190 tem a exclusiva garantia de três anos, com a troca de óleo gratuita em sete revisões.
Especificações Técnicas / Honda XRE 190 2016
MOTOR
Tipo OHC, monocilindrico, 4 tempos, refrigeração a ar
Cilindrada 184,4 cc
Diâmetro x Curso 61,0 x 63,1 mm
Potência Máxima 16,3 CV a 8.500 rpm (gasolina) / 16,4 CV a 8.500 rpm (etanol)
Torque Máximo 1,65 kgf.m a 6.000 rpm (gasolina)
1,66 kgf.m a 6.000 rpm (etanol)
Sistema de Alimentação Injeção Eletrônica PGM FI
Sistema de Lubrificação Forçada/bomba trocoidal
Relação de Compressão 9.5 : 1
Tanque de Combustível 13,5 litros (res. 3,1 litros)
Transmissão 5 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Óleo do Motor 1,2 litro (1,0 litro para troca)
Cilindrada 184,4 cc
Diâmetro x Curso 61,0 x 63,1 mm
Potência Máxima 16,3 CV a 8.500 rpm (gasolina) / 16,4 CV a 8.500 rpm (etanol)
Torque Máximo 1,65 kgf.m a 6.000 rpm (gasolina)
1,66 kgf.m a 6.000 rpm (etanol)
Sistema de Alimentação Injeção Eletrônica PGM FI
Sistema de Lubrificação Forçada/bomba trocoidal
Relação de Compressão 9.5 : 1
Tanque de Combustível 13,5 litros (res. 3,1 litros)
Transmissão 5 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Óleo do Motor 1,2 litro (1,0 litro para troca)
Sistema de Partida Elétrica
Combustível Sistema FlexOne
Combustível Sistema FlexOne
SISTEMA ELÉTRICO
Ignição Eletrônica
Bateria 12V – 5 Ah
Farol 35/35W
Ignição Eletrônica
Bateria 12V – 5 Ah
Farol 35/35W
CHASSI
Tipo Semi berço Duplo
Suspensão Dianteira Garfo telescópico / 160 mm
Suspensão Traseira Mono Shock / 150 mm
Freio Diant. / Diâmetro Disco / 240 mm
Freio Tras. / Diâmetro Disco / 220 mm
Pneu Dianteiro 90/90 – 19M/C 52P
Pneu Traseiro 110/90 – 17M/C 60P
Tipo Semi berço Duplo
Suspensão Dianteira Garfo telescópico / 160 mm
Suspensão Traseira Mono Shock / 150 mm
Freio Diant. / Diâmetro Disco / 240 mm
Freio Tras. / Diâmetro Disco / 220 mm
Pneu Dianteiro 90/90 – 19M/C 52P
Pneu Traseiro 110/90 – 17M/C 60P
CARACTERÍSTICAS
Comprimento x Largura x Altura 2.075 x 821 x 1.179 mm
Distância entre Eixos 1.358 mm
Distância Mínima do Solo 241 mm
Altura do Assento 836 mm
Peso Seco: 127 kg
Comprimento x Largura x Altura 2.075 x 821 x 1.179 mm
Distância entre Eixos 1.358 mm
Distância Mínima do Solo 241 mm
Altura do Assento 836 mm
Peso Seco: 127 kg
Fonte: Moto Esporte
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