domingo, 29 de setembro de 2013

VONTADE DE VIVER

Quando alguém perde a vontade de viver, é o caminho mais curto para o fim. A vontade de viver faz milagres. Doentes graves que não perdem a luta conseguem atravessar todos os obstáculos e vencer. Há doenças que se dizem incuráveis e há pessoas que conseguem driblá-las e sair vitoriosas. A força de vontade, o amor à vida, a capacidade de luta conseguem grandes vitórias.

Os doentes pessimistas, que se entregam que não têm capacidade de luta e acham que estão no fim, podem esperar que realmente se acabam depressa.

As pessoas otimistas, que realmente desejam vencer a depressão causadas pelas doenças, pelas situações que vão surgindo durante a vida, conseguem liberta-se e recuperar-se de seus males. Outras existem que qualquer coisa as derruba e assim vão definhando.

A capacidade de luta, o otimismo são situações que devem ser contornadas para que se possa viver melhor e com alegria a cada dia que passa. As pessoas que estão a todo momento falando de seus achaques vão criando ao redor de si um ambiente tenso, triste. É comum não terem companhia para conversar, para distrair-se, para se alegrar. Se não pode sair, ir a uma reunião, convide as amigas para uma conversa informa, para assistirem juntas um programa de televisão, um filme, e verá que a vida não é assim tão monótona e se pode sentir alegria e prazer em pequenas coisas.

Esqueça as doenças, o mal-estar, a sensação de desequilíbrio, as tonturas, todas as coisas que, não sendo esquecidas, se não as deixarmos de lado, vão tornando a vida desagradável, e os amigos, os parentes, vão se afastando como se fosse uma doença contagiosa.

Não se consegue de um dia para outro, mas com perseverança vai conseguir e sentir-se melhor. Viva o melhor que puder. Não se preocupe com a morte, ela virá. Não conheço ninguém quer tenha vivido para sempre. Se conseguir viver com alegria, a vida será bem mais fácil de ser vivida, para você e também para as pessoas que estão ao seu lado.
Fonte:  Artigo - Thereza Freire Vieira  / Médica geriatra e escritora - Jornal Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário