sábado, 28 de setembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CRESCE RELAÇÃO DOS POSSÍVEIS CANDIDATOS AO GOVERNO, EM 2014
Numa rápida relação de pré-candidatos cujos nomes andam circulando pela mídia, deixa claro que a eleição para o Governo, em 2014, não será fácil e muito menos restrita a poucos nomes, como chegou a se desenhar.  A candidatura mais certa, definitiva, é a de Confúcio Moura, que vai buscar a reeleição. Só se ocorresse uma grande mudança, forte e inesperada, ele ficaria fora. Nesse caso, o nome do PMDB seria Mário Português. Afora o fato de não se poder falar nada como definitivo na política, só um milagre tira Confúcio do páreo. Entre seus adversários, começam a aparecer nomes fortes. O maior deles, neste momento, é Expedito Júnior. Mas ele só irá se for liberado pela Justiça Eleitoral. E ainda assim, se estiver bem nas pesquisas, como agora. Do contrário, disputa o Senado, seu sonho pessoal. Também deve estar no páreo o atual presidente da Assembleia, Hermínio Coelho. Este trio tem grandes chances de  ter suas fotos nas urnas, em outubro do ano que vem. Alex Testoni está na relação, mas teria que tirar Hermínio Coelho no páreo e dividir o PSD, além de modificar seus planos em relação à sua administração vitoriosa em Ouro Preto. Lá na frente é que se saberá qual o rumo de Testoni.
Ainda há José Bianco, ex-governador, ex-senador, que sonha em voltar à cadeira que ocupou no Presidente Vargas. Por fim, mas não como última opção, porque muitas outras deverão vir, aparece, como um nome surpresa, o do deputado e ex-presidente da Assembleia, Neodi Carlos. Entre outros trunfos, ele tem um especial: o apoio de Ivo Cassol e, até reuniria, todos os seus aliados. Portanto, que ninguém se engane: poderemos ter em 2014 uma eleição muito mais empolgante do que se imaginava há semanas atrás. O quadro está se desenhando, ainda longe de concluído. Mas já é um quadro cheio de alternativas.
 VAI FERVER - Confúcio Moura corre atrás, para transformar o Estado num canteiro de obras e entregá-las todas às comunidades. Se conseguir, será seu grande trunfo para a reeleição. Já seus adversários, todos poderosos, também querem o poder. O ano que vem será, portanto, de grandes emoções. E a disputa, se antevê, pode ser uma das mais duras da história rondoniense. Se 2010 já foi muito dura a corrida eleitoral, principalmente no primeiro turno, para o ano que vem as coisas vão esquentar ainda mais.
SÓ UM ESTRANGEIRO - Dos mais de 20 médicos estrangeiros que estão atuando no Estado, só um conseguiu o registro provisório do Conselho Regional de Medicina. Todos os demais ainda estão com pendências de documentação. O médico credenciado é de Portugal, mas seu nome é guardado como se fosse segredo de Estado, não se sabe o porquê. O Cremero continua aguardando que os demais estrangeiros, que já chegaram para trabalhar no programa Mais Médicos, tenham toda a documentação necessária, para receberem também a autorização e começarem a atender os pacientes.
NÃO É A LEI... - Lamenta-se, país afora, que a Lei Maria da Penha não está dando certo e que todos os dias, 15 mulheres sejam assassinadas no Brasil, mais ou menos o mesmo número de antes da famosa lei. Mas aí é que está o problema. Não é a Lei Marinha da Penha ou as milhares de nossas leis que estão erradas. O que é lamentável e triste, é que haja tanta impunidade. A lei está aí, tenta resolver as coisas. Mas quando o criminoso vai ser julgado ou quando condenado, ele é tratado como  vítima. Com essa impunidade incrível, não há lei que resolva nada.
COVARDIA - Rondônia ocupa a sétima posição na taxa de assassinatos de mulheres, todas em casos de violência doméstica. Geralmente, criminoso e vítima moram sob o mesmo teto. Foram registradas 7,42 vítimas para cada 100 mil mulheres, entre 2009 e 2011.  No Brasil, a taxa ficou em 5,82 óbitos. A violência contra a mulher só piora, mesmo com a atual legislação. O Espírito Santo é o pior para elas: são 11,2 mortes por cada 100 mil mulheres. A covardia, ao invés de diminuir, só aumenta.
BATENDO FORTE - Até que enfim, um partido que cheira a oposição no Brasil! É impressionante como quase todas as siglas, com exceção do PT quando não era governo, não sabem ser opositoras ao poder da hora. Nesta semana, a propaganda eleitoral gratuita do PPS foi bem feita, bem dirigida, e, mesmo sem o alarde de outras produções, com duras e bem colocadas críticas ao governo petista. Bem que os tucanos, maior partido contrário ao atual governo, poderiam aprender como se faz um programa político sem frescura, sem super produções, sem cenas megalomaníacas, mas batendo forte no adversário.
 MENOS DA METADE - Mais da metade dos cerca de quatro mil eleitores da pequena Primavera de Rondônia, a cerca de 550 quilômetros da Capital, corre o risco de perder seus títulos eleitorais e, por consequencia, ficar impedida de votar em 2014. É que perto do fim do recadastramento biométrico, apenas 45% do eleitorado compareceu aos locais designados pelo TRE. O prazo final é 1º de outubro, ou seja,  daqui a quatro dias. O TRE está conclamando a população a fazer o biométrico. Quem não correr, está fora da próxima eleição.
 PERGUNTINHA - Quantas votações terão que ser feitas na Câmara Federal, até que a Câmara Federal decida cassar o mandato de Natan Donadon, o primeiro deputado-presidiário da história do país?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário