segunda-feira, 9 de setembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A DURA RECONQUISTA DA DEMOCRACIA TEM QUE SER SEMPRE LEMBRADA 
Não foi fácil reconquistar a democracia. No século passado, por pelo menos 25 anos, vivemos sob o tacão da ditadura. Os primeiros dez anos dela  foram  de chumbo, pesadíssimos. Depois, a ditadura foi abrandando, até a abertura política no fim do governo Figueiredo. Foi a sociedade como um todo, quem conquistou a democracia. Foi difícil, complexa, depois de mortes nos porões, prisões, guerrilha, sofrimento.  Hoje chegamos aos 191 anos de Independência e, por inacreditável que pareça, na grande maioria destes quase dois séculos, tivemos apenas pequenos rasgos de tempo de ampla liberdade.  Portanto, é fundamental que, nesse Sete de Setembro, haja uma grande reflexão sobre o quanto é vital a plena democracia na nossa vida. As convocações para badernaços, atos de vandalismo, desrespeito às leis em vigor, são um acinte, um ataque à liberdade e à responsabilidade, que norteiam, na base, todos os sistemas democráticos. Black Blocks - idiotas com teorias importadas -; adversários radicais do atual governo; criminosos comuns, que aproveitam qualquer evento para poder destruir, estão chamando pelas redes sociais para um dia de baderna e destruição.
Que o brasileiro comum não entre nessa fria. Que fique distante desse tipo de gente, que não tem compromisso algum com seu país, com sua gente, com sua Pátria. O regime democrático troca governantes pelo voto, não pela destruição. Neste Sete de Setembro, nos 191 anos da nossa Independência, vamos homenagear nosso Brasil com civismo, amor à terra, fraternidade, compromisso. Protestar sim, porque é democrático. Destruir e esculhambar é para vândalos e bandidos. Esses não tem ideologia. Precisamos combatê-los,  para que possamos, nós as pessoas de bem, manter fortalecida a democracia pela qual tanto lutamos para reconquistar.
 TEM QUE PROTESTAR! - Para não parecer que há algo contra manifestações e protestos: nada disso. As mobilizações sérias, de todos os recantos do país que irão às ruas para criticar, exigir mudanças, xingar o governo, se quiserem; aplaudir o governo, se quiserem; cobrar da classe política o fim da corrupção e pedir o  fim da impunidade, principalmente para os menores de idade, merecem todos os apoios.  Não se pode é aceitar vandalismo e banditismo. Todo oresto é válido. Portanto, que não se confunda uma coisa com a outra....
GILVAN CORRE ATRÁS - Gilvan Ramos, secretário das Finanças do Estado, está correndo atrás, como todos os seus colegas do país. Todos os Estados devem terminar o ano no vermelho, por causa da brusca queda nos recursos do Fundo de Participação dos Estados. Rondônia pode ter déficit de 300 milhões de reais nesta rubrica. A reforma administrativa feita por Confúcio Moura e outras medidas, podem amenizar o quadro. Entrevista completa com o competente Gilvan Ramos, com esse e outros temas, vai ao ar neste sábado, a partir das 13h20, na TV Candelária/Rede Record, em todo o Estado.
SUSTENTABILIDADE - Se dependesse de Rondônia, Marina Silva estaria apta a disputar a Presidência da República, no ano que vem. O Rede de Sustentabilidade - que é viável, mas que o povão não consegue pronunciar - já está oficialmente registrado por aqui. Acórdão 291/2013, publicado no Diário da Justiça, de 30 de agosto, aprovou a criação do Diretório Estadual da sigla da dona Marina.  Mas o partido já tem base mínima e está pronto para 2014.
BEÓCIOS E MAL INTENCIONADOS - A vergonhosa não punição de menores criminosos,  que só agrada a beócios, doidos ideológicos, ingênuos, idiotas e mal intencionados (fora desses grupos,   as pessoas normais não aceitam esse absurdo), continua agredindo o país. Afora o noticiário de todos os dias, com os bárbaros crimes que os "di menor" cometem, a recuperação deles também é ridícula, porque só existe em discursos. É uma vergonha que 93,5% dos brasileiros queiram mudar a lei que protege bandidos menores e nada seja feito.
DEZESSETE PRISÕES - Há milhares de exemplos. Mas pode-se  usar um, aqui próximo, de Ariquemes. A Polícia já apreendeu 17 vezes um menor de 17 anos. Uma prisão para cada ano de vida. Ele entra por uma porta e sai pela outra. Dentro de alguns meses, será maior de idade. Só ouviu discursos de que seria "protegido" e teria oportunidades de recuperação. Vai direto para a cadeia. Os demagogos e conversadores, que nada fizeram por ele na vida real, não sentirão peso na consciência. O caso dos "di menor", aliás, será tema de debate na Assembleia rondoniense, em outubro, em encontro proposto pelo presidente  Hermínio Coelho.
GELADEIRAS NOVAS - Programa do governo federal também chega a Rondônia. A Eletrobras está substituindo velhas geladeiras por modernas e que consomem muito menos energia. O projeto é só para famílias muito pobres. No bairro Marcos Freire em  Porto Velho, dia desses, 50 famílias ganharam refrigeradores novos. O programa já atingiu 100% de suas metas em Jaru e Espigão do Oeste. Em Rolim de Moura, quase isso: foram substituídas 325 geladeiras e trocadas 3.930 lâmpadas. A meta em Rondônia é entregar 3.500 geladeiras novas.
PERGUNTINHA - Transferir bandidos de um lado para outro do Brasil, nos presídios de segurança máxima, é garantia de proteção à sociedade ou apenas uma medida pífia, feita só  para inglês ver?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário