domingo, 8 de setembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SE COM A SECEL JÁ É DIFÍCIL, IMAGINE-SE COMO  FICARÁ CULTURA SEM ELA

Repercutiu na mídia, foi motivo de discursos na Assembleia, mereceu centenas de comentários nas redes sociais: de todas as medidas anunciadas pelo governador Confúcio Moura para conter gastos, a que mereceu duras críticas foi a que extingue a Secel e a transforma em superintendência. Compreende-se, a reação. No contexto de tantas coisas positivas anunciadas, o que resultará em economia milionária aos cofres públicos - da extinção de secretarias a cortes nos CDS - o fim da Secel é o mais temerário. Se com ela, nossa  cultura e o esporte estão em baixa, imagine-se sem ela! Numa terra onde a história e a cultura são imprescindíveis para se manter uma ligação com o passado e unir migrantes de tantos recantos; numa terra cheia  de lindas histórias, como a da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (a foto é de Rodrigo Erse); onde o Arraial Flor do Maracujá divulga nossas tradições para mais de 150 países, só se pede que a cultura não fique abandonada. E nem o esporte, nesse país do futebol, da Copa do Mundo e das Olimpíadas que se aproximam.
A decisão tomada deixou de cabelos em pé os batalhadores pela cultura, aqueles que, no geral, têm que tirar dinheiro do próprio bolso para ver as coisas acontecerem; daqueles mais pobres que, se não tiverem apoio de governos (federal, estaduais ou municipais), tendem a desaparecer com suas tradições e histórias. O governador Confúcio Moura, que conhece profundamente nosso Estado e sabe o quanto a cultura é vital para nos unir. Ele sabe que um povo sem cultura, é um povo sem história. E, certamente vai levar em consideração o que se está discutindo, no contexto das mudanças em sua administração. E, quem sabe, lá na frente, não vai reavaliar a decisão e dar à Secel o status e o apoio que ela merece?
 OS POBRES SOFREM! -  Não é fácil ater-se apenas à letra fria da lei, principalmente quando essa leitura, ao invés de ajudar, só dá muito mais prejuízos a quem já sofre tanto. Proliferam exemplos. Um deles é em Candeias do Jamary. Famílias pobres que compraram terrenos num bairro, não podem ter energia elétrica, apesar da Prefeitura da cidade e da Eletrobras quererem instalar os postes e levar a energia. O Ministério Público exige que o responsável pelo loteamento pague a despesa. É claro que ele nunca vai pagar. Nessas condições, os moradores vão morrer no escuro. Não tem nenhuma saída para que tanta gente pobre não sofra ainda mais?
 CLIMA DE TERROR - Está chegando o final de semana e, de novo, começa o clima de terror nas ruas, avenidas e rodovias. Policiais militares e patrulheiros rodoviários se preparam para enfrentar mais uma sucessão de tragédias. Só em Porto Velho, entre sexta e domingo, 36 irresponsáveis foram pegos bêbados. Num país sério iriam para a cadeia, cumprir pena, mas aqui é o Brasil, onde tudo pode. Lá pelos lados do Hospital João Paulo II, também bate o pânico quando chega a sexta-feira. É que já ao anoitecer começam as chegar os mortos, feridos e mutilados no trânsito. Terror semanal!
 BOATOS A GRANEL! - Nota em sites denunciava o deputado Maurão de Carvalho, que estaria sendo investigado pela Polícia Federal por ter empresários lotados como fantasmas em seu gabinete. Mais um boato sem fundamento. Os nomes citados jamais tiveram qualquer relação de emprego nem com Maurão, nem com a Assembleia. Mas a boataria foi tão forte que obrigou o parlamento até a emitir nota oficial, desmentindo qualquer ilegalidade e qualquer fundamento na notícia. Lamentável!
 COM A BARRIGA - Encurralada após livrar da cassação o deputado Natan Donadon a Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade dos 452 deputados presentes à sessão, proposta que acaba com o voto secreto em todos os Legislativos do País. Agora, o projeto tem que passar pelo Senado. É o caminho mais longo. Se quisesse, a Câmara aprovaria outra PEC  que está engavetada, que valeria de imediato. Ao mandar a proposta mais antiga ao Senado, fica claro o engodo. Quanto mais tempo demorar, melhor...
 MAIS PREJUÍZO - Mais uma da Procuradoria Geral do Estado, pode representar um prejuízo de meio milhão de reais aos cofres de Rondônia. A PGE foi processada pelo Ministério Público do Trabalho, por manter em atividade estagiário de Direito com contrato por período superior a dois anos; outros que já concluíram o curso de Direito em atividade; por não oferecer a todos seguro contra acidentes pessoais; por falta de acompanhamento do estagiário pelo estabelecimento de ensino onde está cursando a graduação, entre outras irregularidades.
 PRESTIGIADOS - Até o ajuizamento da ação, as informações obtidas pelo Ministério Público do Trabalho era de que havia 73 contratos de estágio, número que pode ter aumentado, se considerado que Lei estadual autoriza ao órgão contratar até 90 estagiários do curso de Direito. Ou seja, mais uma pisada na bola da Procuradoria do Estado, cheia de problemas e que, em muitos casos, têm agido como se Ministério Público fosse. O governador Confúcio Moura continua "prestigiando" o comando da PGE.  
PERGUNTINHA - Com a nova máquina comprada pela Prefeitura da Capital, que fecha 120 buracos por dia, cinco vezes mais do que os equipamentos normais, haverá, enfim, solução para o festival de crateras que assola a cidade?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário