segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Rota ou destino?

Em uma viagem de moto, a rota escolhida pode ser tão importante quanto a escolha do destino. Aprenda a equilibrar sua jornada!

Por que viajar de moto? A analise dessa pergunta nos direciona a diversas respostas, entre as quais, o destino e a viagem têm papel predominante. Alguns elegem o destino como o aspecto mais importante enquanto outros não se importam tanto com o local para onde vão, e sim, como e com quem chegarão lá. Essa observação nos fez ponderar sobre diferentes aspectos que devem ser levados em consideração quanto ao planejamento, essa é a reflexão que apresentamos este mês.

Se um destino foi determinado, busca-se uma rota direta, curta e eficiente, o que pode ter um aspecto árido, sem emoção. Se, porventura, existir ainda alguma pressa, considere a viagem de avião, porque a moto, apesar de sua agilidade , não combina com essa ideia. O equilíbrio reside em uma "pitada" de emoção que pode ser acrescentada através das rotas determinadas para se chegar aos lugares. Uma coisa é  certa: a segurança deve estar em primeiro lugar, o que já nos apresenta uma série de questões.

A MOTO E SEUS PREDICADOS 
A moto escolhida é capacitada a executar essa tarefa? Em princípio todas são capazes, mas algumas oferecerão uma condição técnica superior devido às suas características, portanto, é importante levantar os caminhos que o levem ao destino e adequá-las as características da moto. 

As motos do estilo "Custom" se adaptam melhor a roteiros que compreendem estradas bem pavimentadas e retas. Em estradas mais sinuosas, as motos "Street" e esportivas estão "em casa", enquanto as do tipo "Trail" e off-road" são talhadas para as estradas de terra no meio do campo. Independentemente de seus predicados naturais, todos  podem fazer incursões em ambientes não tão adequados a elas, mas com cuidado redobrado. Analise o roteiro, oferece risco aceitável ou condição de dificuldade que pode ser tratada como uma "aventura"? Muitas vezes a estrada principal pode oferecer uma rota mais curta para um ponto, mas, devido às suas características e trânsito, uma vicinal pode oferecer maior segurança. A rota também deve levar em consideração a habilidade e experiência do motociclista, quando sempre em manter a segurança em primeiro lugar.

CONSEQUÊNCIAS DO CLIMA
A Climatologia é significativa por diversas razões - não é somente a questão da chuva, por exemplo, mas tudo o que ela acarreta, como maior quantidade de bagagem, maior limitação visual, risco devido ao pavimento mais instável, velocidades mais baixas e, portanto, mais tempo necessário para a viagem... Frio  e calor exigem diferentes equipamentos, alterando a carga e consequente peso da moto. De fato, o clima determina e orienta boa parte das decisões a serem tomadas. Uma boa fonte alternativa é se informar com outros viajantes que tenham executado sua rota em época semelhante - com certeza, eles trarão dados que não podem ser obtidos de outra forma.

LOGÍSTICA
Definido o tipo de estrada em que se pretende viajar, pode-se determinar por onde queremos passar e o que desejamos conhecer. Entraremos em grandes cidades ou passaremos longe delas?

Você deseja ou não conhecer os principais pontos turísticos da região? Para conhecer alguns deles, é preciso se informar com antecedência sobre enderços, preços de ingressos para determinadas atrações, facilidades de acesso e horários de funcionamento, para evitar chegar a um fora do horário de visitação. Nas cidades grandes, pesquise sempre o calendário de festividades para evitar problemas de hospedagem, como aumento de custo ou mesmo falta de quartos. O mesmo raciocínio se aplica ao planejamento da alimentação - pesquise restaurantes que ofereçam alimentação à qual você~e esteja acostumado. Sugerimos começar a pesquisa de forma mais ampla e ir estreitando os resultados, como, primeiro, pesquisar pelo nome da cidade, depois verificar o site da prefeitura, algum site particular sobre a região e, finalmente, as principais atrações que lhe chamarem a atenção.

As distâncias entre pontos interessantes devem ser observadas com cuidado, para que os pontos de abastecimento casem com lugares que ofereçam melhor estrutura de apoio. Use e abuse de todos os recursos disponíveis para obter o máximo em precisão. O GPS sempre deve ser conferido com um mapa, e vice-versa. Evite ficar dependendo exclusivamente de uma fonte de informação. Se esta falhar, você ficará desamparado.

COMPANHIA
Nós, motociclistas, costumamos nos agrupar com outros que compartilham dos nossos interesses. Por isso,
é muito comum vermos grupos de motociclistas nas estradas. Se essa for sua preferência, a rota  e destino devem, também, se encaixar, atendendo às necessidades dos grupo. As motos, por exemplo, dever todas ter a capacidade enfrentar a rota determinada, independentemente de modelos ou cilindradas. A dinâmica
de um grupo, normalmente, é mais lenta, obrigando o planejamento de maior tempo para deslocamento. A acomodação dos diversos planos faz com que todos tenham que exercitar a paciência no momento de decidir quais as atrações da rota a serem visitadas, e quanto tempo será dedicado àquela atividade. A preservação da harmonia, por vezes, exige sacrifícios. Escolha com cuidado seus parceiros de viagem para não se ver em situações onde fique atrelado a pessoas e interesses que não correspondam aos seus.

Como a ideia prevalecente é de se divertir, faça seu planos de roteiro de maneira a ter pelo menos uma aventura. Será uma coisa que guardará para sempre na memória e contará com orgulho às futuras gerações. Aventure-se!
Fonte: Consultores Trips e Tips - Ed, Edu, Felipe, Marcelo, Ramon e Adriano - Revista  Moto Adventure

Nenhum comentário:

Postar um comentário