sexta-feira, 27 de setembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CORTES PROFUNDOS, ECONOMIA E CONTROLE PARA PAGAR O FUNCIONALISMO
 O governador Confúcio Moura mandou todos apertar os cintos.  Além da reforma administrativa, decreto instituiu meio turno  nas repartições públicas e acabou com diárias para viagens que não sejam imprescindíveis. E o aviso de menor CDS continua vigorando.  A intenção é reduzir em um quarto, ou seja, 25% o custo do Estado. Confúcio sabe que o buraco nas cofres da Secretaria de Finanças, por causa da redução do Fundo de Participação dos Estados; do ICMS e outras perdas, será de nada menos que 300 milhões de reais até o fim do ano. Se não poupar muito, se não controlar cada real, o Estado chegará em dezembro não só com enormes dificuldades para pagar o 13º do funcionalismo, como também os salários de dezembro deste ano e janeiro de 2014. Foi por isso que Confúcio decidiu diminuir de 14 para 10 o número de secretarias. A Secretaria do Desenvolvimento, por exemplo, será um departamento da Agricultura. A Secel, vai ser um braço da Seduc. A Secretaria da Paz vai ser assumida pela Saúde e a Administração será só uma coordenadoria da Secretaria de Planejamento. Vão sim se reduzir os custos. Mas é necessário o controle diário, em cima, porque senão, todo o esforço poderá significar trocar seis por meia dúzia.
Confúcio não terá os próximos meses nem o próximo ano de facilidades. Além de ter que manter as contas em dia, com a queda na arrecadação, principalmente dos tributos federais, haverá ainda uma duríssima campanha eleitoral pela reeleição. O governador tem que estar com um olho no cofre e o outro nas obras, porque se não as fizer, não terá chance de reeleição. Enfim, dias complicados e muitos obstáculos no caminho de Confúcio. Todos os rondonienses esperam que ele faça o melhor e que os resultados sejam positivos, para que o Estado não sofra e não retroceda. 
 OLHA O NEODI! - No início, ele nem queria conversar sobre o assunto. Mas, pela insistência, sendo procurado por amigos e lideranças (incluindo o ex-governador Ivo Cassol), o deputado Neodi Carlos já não vê com tanta restrição uma possível candidatura ao Governo do Estado em 2014. Ele poderia liderar um grupo de partidos que hoje estão  aliados ao grupo de Cassol. Neodi é um nome respeitado, teve uma passagem muito positiva no comando da Assembleia e poderia ser uma surpresa na disputa. Não há nada fechado, mas que ele está pensando, está....
MÍSSEL - Novembro vem aí e o PT realiza, em todo o país, encontros estaduais para definir seus rumos. O de Rondônia está parecendo, desde agora, um daqueles celeiros onde se guardavam as armas nucleares e que, num apertar de botão, ela poderia ser lançada e destruir tudo em volta. No caso petista, pode ser uma implosão, já que a perspectiva é de que o racha atual se transforme em guerra aberta e pública. Os dois grupos são fortes e só um deles vai sobreviver ao "petecídio" de 10 de novembro...
 DOIS LADOS - De um lado, o grupo do Padre Ton, Roberto Sobrinho e todo o seu grupo; o deputado federal Anselmo de Jesus, a atual presidente regional, a prefeita de Jaru, Sônia Cordeiro e vários outros petistas históricos. Do outro, a turma da ex-senadora Fátima Cleide, que tem Edson Silveira como candidato à presidência regional e apoios importantes de partidários que querem que a direção do partido seja totalmente modificada. A guerra de bastidores já está andando. A que o público vai ver, não se sabe ainda qual será o tamanho...
 RAHHAL PROTESTA - Mais uma voz muito respeitada nos meios médicos, por sua ação principalmente como diretor do Hospital de Base durante muito tempo, o dr. Amado Rahhall também é contra a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil. Ele publicou extenso artigo sobre o assunto, dizendo que o país  tem médicos suficientes; que o governo precisa apoiá-los e pagar salários corretos e que "estão chegando ao Brasil médicos sem qualificaçãosem experiências para diagnosticar as doenças peculiares a cada uma de nossas regiões, principalmente da dengue e da malária", avisou.
 HERMÍNIO E A EXCEÇÃO - Crítico mordaz do governo estadual, o presidente da Assembleia, Hermínio Coelho, sempre abre uma exceção nas suas posições de adversário duro. É quando ele se refere ao secretário da saúde, Williames Pimentel. "Este sim é um secretário competente, trabalhador, dedicado. Se estivesse na saúde desde o início desse governo, certamente as coisas estariam bem melhores", tem dito Hermínio. E repetiu a mesma posição em entrevista concedida ao programa Candelária Debate (sábados, 13h20, em rede estadual), da TV Candelária, no final de semana.
 GONÇALVES NA DISPUTA - Na corrida pelo governo, o tucano Expedito Júnior não pára. Dia desses, comandou mais numa reunião, dessa vez em Jaru. De lá, confirmou que sairá um novo nome para a política rondoniense. Trata-se do empresário Joãozinho Gonçalves. Da família pioneira e que participa ativamente da economia do Estado com seus supermercados e frigoríficos, Joãozinho foi recebido por entusiasmo pelo comando do PSDB regional. Expedito Júnior publicou nas redes sociais texto saudando a pré-candidatura de João à Câmara Federal, no ano que vem.
 PERGUNTINHA - O outubro que está chegando trará alguma boa notícia ou vamos continuar na maré de operações policiais, violência, inflação crescente e confusão?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário