terça-feira, 3 de setembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

MULTAS MILIONÁRIAS PARA POBRES COITADOS QUE NÃO TÊM O QUE COMER
Gaba-se o Ibama, em releases festivos enviados à mídia, que aplicou milhões de reais em multas, por derrubadas e queimadas, em Rondônia. "Foram 737 autos de infração aplicados neste ano, aumentando em 110% os valores arrecadados, chegando a mais de 110 milhões de reais", comemora, alvissareiro, o órgão de controle do meio ambiente, como se isso fosse uma grande vitória. Não é. Primeiro, porque todas as campanhas feitas em defesa da proteção ambiental, não surtiram os efeitos desejos. Prova disso é o aumento de 110% nas multas. O outro dado é pior. A alguns proprietários, a maioria deles pequenos e médios (Rondônia tem mais de 100 mil pequenas propriedades), o Ibama aplica multas doentias. Para os mais pobres, mesmo que vendam tudo o que têm dez vezes e vivam 20 vidas, ainda assim não terão condições de pagar. Ou seja, praticamente ninguém tem condições de pagar uma multa, por exemplo, de 10 milhões de reais, para uma terra que não vale nem a décima parte disso.
 Quando o Código Florestal estava em discussão no Congresso, os absurdos foram denunciados mas, é claro, nada foi feito para corrigir a anomalia. Em Rondônia e Acre, agricultores quie têm uma renda mensal pouco acima de um salário mínimo, receberam 300 mil reais em multas, por terem cortado algumas árvores. Há casos de multas de 500 mil, 600 mil reais, a proprietários que não têm quase nada. Por isso é que apenas 1% das multas são pagas. O Ibama e seus fiscais, apoiados por superestruturas , como a Força Nacional de Segurança comemoram sua vitória de Pirro: ganham, mas só perdem. Ninguém paga as multas milionárias e elas não servem de nada, porque não ensinam. Burrice, idiotice. Mas o Ibama está aí, festejando seus 110 milhões em multas faturadas em Rondônia. Triste e lamentável!

ALGUNS PODEM! - Quem mais desmatou neste ano, segundo o Ibama? Pela ordem: Porto Velho, Nova Mamoré e Candeias. União Bandeirantes, que é hoje quase uma cidade, vem sendo bastante desmatada, até porque não há mais espaço para os que chegam todos os dias. Os números do Ibama, contudo, não falam nada sobre invasores de terras que, sob o falso pseudônimo de "sem terra", invadem propriedades e a primeira coisa que fazem é destruir tudo o que encontram pela frente. Mas daí é ideológico. Daí pode!
BEM FEITO! - Tivessem sido educados em casa; tivessem levado umas cintadas na bunda, dois jovens não precisariam ter passado pelo vexame de serem presos. Mal educados, achando que tudo podem (porque não tiveram educação caseira, como milhões de crianças que são criadas sem qualquer limite), eles trataram os PMs que os abordaram como devem tratar seus pais: com má educação, ofensas, humilhação. E ainda estavam bêbados. Resultado: o casal mal educado e cachaceiro foi parar na delegacia. PM não é pai para educar. PM tem é que prender gente assim!
DE NOVO! - Pela quinta ou sexta vez, o Dnit anuncia reabertura da concorrência pública para empresas que se habilitarem a terminar as obras do viaduto. Os viadutos, na BR 364 em Porto Velho, teriam sido facilmente terminadas, não fosse o emaranhado de incompetência, falta de respeito à população, desleixo e outros "cositas más" . Agora vem o Dnit e ainda diz que as empresas que abandonaram a obra, poderão participar de novo da licitação. Só podem estar gozando com a nossa cara!
FUROS NA LEI - Aliás, os legisladores e burocratas ainda não se aperceberam dos enormes furos da Lei 8666, que se transformou num arremedo dela mesmo. Quando criada, no final dos anos 80 e início dos anos 90, a intenção era fazer concorrências públicas com segurança, sem risco de corrupção. Hoje, é o que se vê. Uma esculhambação, que, em alguns casos, se transforma num atentado à vida dos brasileiros. Como na questão da saúde, em que as compras têm que seguir um rito tão burocrático que, quando feitas, em muitos casos, o paciente já morreu.
SÓ BOATARIA? - O secretário de segurança, Marcelo Bessa, escreveu nas redes sociais que as investigações sobre a morte da jovem Naiara Carina continuarão, mesmo que o principal suspeito tenha sido preso e confessado participação no crime. Para Bessa, todas as linhas de investigação serão seguidas. Ele também afirmou que a família da vítima, que decidiu ir embora de Rondônia alegando estar sendo ameaçada, sempre teve o apoio e proteção policial. É realmente um caso complexo, até pela boataria de que envolve gente graúda da sociedade rondoniense.
O POVO DEU O SHOW - Terminou em grande sucesso o Arraial Flor do Maracujá. Mesmo feito contra a vontade de autoridades e burocratas. Mesmo completamente fora da época. Mesmo com improvisações e sem ter o valor da disputa, já que quadrilhas e boi-bumbás apenas fizeram apresentações, sem concorrer a nada. O povão sabe das coisas. Quando é algo de que ele gosta, não importa os obstáculos que lhes imponham gente que tem visão distorcida do que realmente é popular, da essência da nossa cultura, nesses casos, o povão vai lá, lota, prestigia, aplaude e dá seu recado. Deixou mais um, no Flor: o Arraial não vai morrer!
PERGUNTINHA - O governador Confúcio Moura postou nas redes sociais, elogios a Juscelino Kubitscheck, que mudou a Capital Federal para o centro do país. Será que o Confúcio está levantando o tema para discussão também em nível  local?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário