quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Após espionagem, Google, Yahoo! e Facebook pedem mais transparência

Os gigantes da internet Google, Yahoo! e Facebook pediram autorização à Justiça nesta segunda-feira para informar com mais detalhes sobre os pedidos de dados que recebem da administração americana no âmbito da luta antiterrorista.

No pedido apresentado à Foreign Intelligence Survellance Court, o Yahoo! argumenta que a administração pode proteger a segurança dos americanos "sem impedir que as empresas de internet divulguem o número de solicitações de informações que recebem em nome da segurança nacional", afirma o grupo em seu blog.

"Ocultar tais informações alimenta a desconfiança e a suspeita em relação aos Estados Unidos", acrescenta o responsável jurídico do Yhoo!, Ron Bell, no blog.

O Facebook apresentou a mesma demanda, argumentando que é preciso ter mais transparência. "As declarações e decisões do governo americano não atenderam corretamente às preocupações dos usuários no mundo sobre a garantia de segurança e confidencialidade de seus dados em poder das empresas de internet", escreve Colin Stretch, funcionário jurídico do Facebook, em seu blog.

O Google, que já havia apresentado um pedido em junho junto à Microsoft e a outras empresas, explica em seu blog que solicitou autorização para "publicar estatísticas detalhadas sobre os tipos de pedidos que receb e em nome da segurança nacional, no âmbito da Foreign Intelligence Suirvellance Act", que permite espionar os estrangeiros na internet.

"Diante da importância dos problemas políticos compreendidos neste caso, também solicitamos que o tribunal realize uma audiência pública, em vez de a portas fechadas.
Fonte: Jornal Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário