segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PLÁSTICA - COMO A RINOPLASTIA PODE MELHORAR A APARÊNCIA

Rinoplastia, a cirurgia realizada na estrutura nasal com o objetivo de melhorar a estética e/ou a respiração do indivíduo, serve para correção de deformidades traumáticas ou naturais e ainda pode ser utilizada em conjunto com outras pequenas cirurgias para corrigir disfunções - como no caso da correção do desvio do septo, que ajuda a melhorar a respiração.

A rinoplastia moderna reestrutura o nariz, corrigindo as deformidades nasais modificando a aparência geral da face. "É possível mudar o formato do nariz, por exemplo, pois existem pessoas que se acham seu nariz achatado. Também podemos modificar seu tamanho, diminuindo ou aumentando, quando for o caso, levantar a ponta do nariz, etc. Todos os procedimentos sempre devem ser feitos aliando a harmonia do rosto com a funcionalidade e que preservando um aspecto natural", explica o Dr. Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico de Curitiba-PR.

Os pacientes procuram a rinoplastia por varias razões. Um dos motivos mais comuns, segundo Pacheco, é por estarem cansados de terem passado boa parte da vida com um nariz assimétrico ou desproporcional, grande responsável por queda da autoestima. "É muito comum as pessoas procurarem a rinoplastia por acharem o seu nariz muito largo, com a ponta caída, com um dorso alto e pouco atraente, e a rinoplastia visa devolver a harmonia ao rosto", comenta Pacheco.

Outras situações em que os especialistas são procurados, é quando os pacientes sofrem alguma forma de acidente, fraturas ou precisam de algum reparo na estrutura interna do nariz, a qual prejudica a respiração se não estiver correta.

No geral, a rinoplastia pode ser feita a partir dos 15 anos nas meninas e 16 anos nos meninos, assim que eles tenham alcançado o crescimento primordial do nariz. "Essa é uma idade complicada para os jovens, e a rinoplastia pode ajudar a trazer uma maior  autoconfiança para a vida do paciente", lembra Pacheco. Porém, o médico ressalta que a cirurgia não deve ser realizada para esconder ou camuflar alguma alteração de comportamento, problemas psicológicos ou familiares.

A rinoplastia é uma cirurgia simples que, se bem feita, não deixa cicatrizes expostas e ainda pode melhorar a autoestima e a respiração do paciente. Na maioria dos casos, os pacientes deixam o hospital no mesmo dia em que realizam a cirurgia, usam um protetor da cor da pele  sobre o nariz para manter a cartilagem e  o osso em suas novas posições. Esta bandagem é usualmente removida dentro de uma semana após o procedimento. "Pacientes podem esperar algum grau de inchaço e de pele arroxeada, mas ambos desaprecem dentro de duas ou três semana. O desconforto pós-operatório é administrado com medicamentos e com massagem pós operatória para nariz. Uma vez que os edemas tenham desaparecidos, os pacientes já podem apreciar o resultado de sua rinoplastia", conclui Pacheco.
Fonte: Jornal Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário