quinta-feira, 12 de setembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A APOCALIPSE AGORA ENTRA NA ÁREA JUDICIAL E AINDA VAI LONGE
O Ministério Público denunciou, por enquanto,  50 entre os 83 acusados pela polícia civil na Operação Apocalipse. Só os três considerados líderes, continuam presos e indo para o Presídio de Segurança Máxima de Mossoró. Dois casos, em especial, chamam a atenção. Um, mais grave: o MP considerou que o jovem Roberto Rivelino, filho do presidente da Assembleia, Hermínio Coelho, foi preso por engano. A polícia sempre contestou essa versão, alegando que tinha provas suficientes para prendê-lo. O outro, envolve  a estranha situação do vereador Eduardo Rodrigues, eleito com expressiva votação e que foi denunciado por formação de quadrilha. Eduardo ficou 65 dias preso, junto com seu colega de Câmara, Marcelo Reis. A questão é que as supostas provas conseguidas até agora contra Eduardo não foram aceitas pelo MP. Só será denunciado se surgirem novos fatos. Ou seja, nada foi provado contra um político que até então tinha uma vida ilibada, que foi preso e que, no final, nem sequer será denunciado à Justiça. E agora? Marcelo Reis também grita por suas inocência, mas a denúncia contra ele - e apenas, também, por formação de quadrilha, nada mais - foi mantida.
No caso dos deputados, a questão está nas mãos do Tribunal de Justiça, já que eles têm foro privilegiado. O TJ é quem vai decidir tudo.  Terminada a fase policial, começa agora a guerra nos tribunais. Pode-se esperar anos até que se tenha decisões judiciais. Já as políticas, sairão bem antes. A Câmara tende a cassar  Jair Montes. É muito provável que não casse nem Eduardo Rodrigues e nem Marcelo Reis. A Assembleia deve cassar Ana da Oito e Adriano Boiadeiro. Cassará também Cláudio Carvalho? Esse é a dúvida. Hermínio deve ficar fora das punições. Mas, tudo isso é futurologia. No meio político, tudo pode acontecer. Inclusive nada...
 MAIS UMA DA PGE - O deputado Edson Martins, do PMDB, que já foi líder do governo, criticou duramente a não liberação de verbas a municípios, que já estão quase quebrados, por interferência da Procuradoria Geral do Estado, que tem dado parecer contrário aos investimentos, vindos de emendas parlamentares, para diversas comunidades. As associação de produtores rurais também estão sendo prejudicados, porque não recebem os recursos prometidos para suas feiras agropecuárias. Cidades como Jaru, Urupá e Vale do Anari estão entre os mais têm protestado por não receber os recursos, para poderem pagar suas dívidas.
COMEÇA A REAÇÃO? - Como o Congresso não age, como o governo federal faz de conta que a violência não é com ele, fatos isolados demonstram um início de reação contra baderneiros, vândalos e dos que não respeitam as leis, que deveriam ser para todos, mas obviamente não são. No Rio, Assembleia aprova lei que proíbe os bandidos do Black Bloc participarem de manifestações mascarados. Aliás, todas as máscaras estão proibidas. Quem quiser protestar, está livre para fazê-lo, mas não de forma anônima. Cada um vai responder por seus atos.  
RASGOS DE ORDEM - Na Bahia, o subsecretário de segurança, Ari Pereira, tocou chumbo num grupo de sem terra que invadiu a sua secretaria. Imaginando que poderiam fazer impunemente, o que fazem em prédios públicos há anos, sem restrição, nessa terra sem lei para eles, os malandros tiveram que sair correndo. Enfim, rasgos de ordem, enquanto os que adoram o crime,  protestam com veemência contra quem reage contra a o banditismo que assola o país, muitos escondidos sob máscaras ou pretensos movimentos sociais.
PREDESTINADO - O novo deputado rondoniense pode até ter muitos defeitos, mas sem dúvida alguma a falta de confiança em si mesmo, não é um deles. Em encontro quando foi homenageado pelo PMDB, seu partido, em Porto Velho, na semana passada,  Amir Lando discursou, se dizendo um predestinado. Lembrou que foi chamado a ajudar o país no caso Collor, quando foi o relator da cassação do então Presidente da República. E diz que foi chamado na nova crise que assola o Congresso. É mole ou quer mais?
APOIO DO COLEGA - Mais de 73% dos brasileiros apoiam o programa Mais Médicos, do governo federal, aque trouxe estrangeiros - inclusive os polêmicos cubanos - para atender em cidades onde os profissionais locais não querem trabalhar. O governador Confúcio Moura é um dos que, se pesquisado, daria seu aval ao programa. Ao discursar na recepção dos profissionais que vão atender em Ji-Paraná, dia desses, Confúcio afirmou que o Mais Médico é um "programa humano, importante para o país. Parabéns aos colegas médicos por aderirem ao programa".
PIONEIRO - Confúcio lembrou da própria história, ao falar com seus colegas de profissão, recém chegados, no encontro de Ji-Paraná.  Disse, entre outras coisas:  " somos destemidos pioneiros. Trabalho desde a formação do Estado para o seu progresso. Médico de garimpo, desbravei o Brasil profundo e abandonado, médico de beira de rio, e por coincidência do destino, hoje sou governador do Estado. Agradeço muito Rondônia pelas oportunidades, por quem hoje sou", comentou, emocionado.
PERGUNTINHA - Até quando as questões discutidas na Justiça continuarão tendo um resultado de manhã, outro na próxima semana e um terceiro no outro ano? Quando acabarão tantos recursos sobre recursos, antes que a Justiça seja, afinal, aplicada?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário