domingo, 29 de setembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O DESABAFO DE UM BRASILEIRO QUE MERECIA SER APLAUDIDO DE PÉ
Pena que não dá para reproduzir cada palavra. Pena que o que se vê no vídeo de seis minutos, precise ser reduzido a um texto tão curto. Mas o protesto duro, impressionante, lamentável por um lado, corajoso por outro, de um policial sério, dedicado à comunidade, mereceria ser assistida ou lida (caso se pudesse copiar palavra por palavra), por todos os brasileiros de bem. O delegado Sérgio Ribeiro (foto), da cidade de Colíder, no Mato Grosso, é uma das celebridades do you tube.  Ele fez um protesto veemente, duríssimo e, certamente será punido por isso. Porque falar a verdade contra a ideologia que nos comanda. E isso pode ser um risco. A lei que defende menores bandidos - alvos do inacreditável desabafo do delegado Sérgio - é a mesma lei que pode puni-lo por ter mandado a população para a frente do Fórum, protestar contra juízes que libertam assassinos menores de idade, menos de 24 anos depois de apreendidos. Mas ele disse muito mais. Disse que não mandará mais suas equipes para prender menores criminosos, porque não quer gastar dinheiro público e mobilizar a estrutura policial para nada. E por aí vai...
É imperdível. Nesse link, o leitor poderá ter acesso a um momento histórico da tragédia da insegurança pública que vivemos neste país: https://www.facebook.com/photo.php?v=421923821246937&set=vb.100002879697519&type=2&theaterNele, quem o assistir não perderá meia dúzia de minutos. Ganhará uma lição de coragem, respeito às pessoas de bem; ojeriza a criminosos, tenham eles a idade que tiverem; palavras duras contra aqueles que, ao invés de pensarem nas vítimas, adoram defender os direitos dos bandidos. Olhe e veja um cidadão fazendo um desabafo como poucos vezes se viu, nessa terra dominada por ideologias lamentáveis, onde ser decente pode ser um defeito.
 "NÃO CHAME A POLÍCIA" - "Se você ver um menor vendendo droga numa banquinha na praça, procure a Justiça ou o Ministério Público, não a polícia. É a eles que tem que ser cobrado, porque a polícia civil e a Policia Militar  fazem seu papel. Nós prendemos várias vezes e a Justiça solta. Então, população, vocês vão sofrer na mão dos menores, mas vão lá na frente do Forum protestar, não nas delegacias ou nos quartéis". O texto é reprodução fiel de uma das fortes declarações do delegado Sérgio Ribeiro. Mas no vídeo tem coisa pior. Não deixe de ver.
 AVIÕES DE CARREIRA - A quem acha que todas as pedras para 2014 já estão  no tabuleiro, pode-se informar que há mesmo alguma coisa no ar, além dos aviões de carreira, como dizia o Barão de Itararé. Pode surgir uma surpresa perto do inacreditável, que, se concretizada, mexeria   completamente no quadro que se desenha. Neste final de semana, uma surpreendente novidade em relação a questões que poderiam impedir um nome com enorme potencial entre o eleitorado, começou a se desenhar. Antes que chegue dezembro, o fato novo poderá estar concretizado. Esperemos, pois!
ÍNDIOS NAS FARC - Enganados por guerrilheiros, índios brasileiros têm sido cooptados pelas Farc, da Colômbia. Com a promessa de que receberão alimentos, roupas e transporte. Pelo menos 30 indígenas das tribos cubeo, tucano e desano e curripaco estariam sendo forçados a acompanhar os guerrilheiros, mesmo quando tentam decidir abandonar a tropa. A denúncia foi feita por pelo menos dois indígenas que conseguiram escapar. O estranho é que o caso é ignorado pela Comissão de Defesa dos índios no Congresso e por defensores das tribos brasileiras. Não se ouve uma só voz de protesto contra este absurdo.
BRECHAS NA LEI - O caso Valter Araújo, que voltou com toda a força desde quando ele se apresentou à Justiça e foi levado para o presídio Urso Panda, vai ter muitos desdobramentos. Há uma boataria infernal, que parece arraigada à cultura rondoniense, anunciando ora que ele fez acordo de delação premiada com o Ministério Publico, ora que denunciará esse ou aquele. Uma verdade: como ninguém fica preso muito tempo neste país, Valter aproveitou as brechas da lei para não ter que continuar escondido. Em breve, estará livre.
"GENTE DE PESO" - Mais um envolvido no bárbaro assassinato da jovem Naiara Karine foi preso. O  agente penitenciário Richardson Bruno Mamede das Chagas teria participado do crime, junto com o principal envolvido, Marcos Antonio Chagas da Silva. Há pelo menos outros quatro envolvidos, que a polícia ainda não prendeu porque está fortalecendo as provas que já tem. Entre os demais suspeitos, não há qualquer nome de "gente de peso", como a contumaz boataria rondoniense forçava em inventar. Em breve, todo o caso estará esclarecido. Daí, os que sujaram nomes de pessoas de bem, vão ter problemas na Justiça...
30 DE FEVEREIRO - Tem coisas que não se compreende. A preocupação do governo em diminuir significativamente seus CDS, colocou fora de cargos comissionados muita gente conhecida. Um caso, contudo, chama a atenção. Um conhecido personagem, que teve uma função gratificada durante longo tempo, foi dispensado. Sua demissão foi publicada no Diário Oficial. Não é gozação, porque lá está a data da exoneração: 30 de fevereiro de 2013. E agora?
PERGUNTINHA - Que invenção a Central de Boatos de Rondônia, a CBR, vai criar essa semana para tentar destruir a reputação de alguém?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário