quinta-feira, 26 de setembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UM DOMINGO COM UM POUCO DO IMORTAL NELSON RODRIGUES

Estamos vivendo num deserto cultural, sem poesia, sem criatividade, sem genialidade. Mas nem sempre foi assim. Alguns brasileiros já provaram, na nossa história, que temos, sim, grandes talentos. Estão adormecidos, pela imposição de uma política educacional que imbeciliza, mas certamente isso será passageiro. Quando os medíocres não mandarem mais, poderemos ter, novamente grandes momentos culturais e talentos em profusão.  Para lembrar pelo menos um gênio, vale a pena, na leitura de domingo, citar algumas frases inesquecíveis de um dos maiores talentos que o Brasil já criou. Estão aí algumas ideias do incrível e imortal Nelson Rodrigues (que hoje, em muitas escolas e faculdades, infelizmente, foi trocado pela "criativa" letra do Lec Lec):
"Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos..."
"Convém não facilitar com os bons, convém não provocar os puros. Há no ser humano, e ainda nos melhores, uma série de ferocidades adormecidas. O importante é não acordá-las".
"O dinheiro compra até o amor verdadeiro".
"O brasileiro, quando não é canalha na véspera, é canalha no dia seguinte".
"O brasileiro não está preparado para ser o maior do mundo em coisa nenhuma. Ser o maior do mundo em qualquer coisa, mesmo em cuspe à distância, implica uma grave, pesada e sufocante responsabilidade".
"Se os fatos são contra mim, pior para os fatos."
"A liberdade é mais importante do que o pão".
"Se todos conhecessem a intimidade sexual uns dos outros, ninguém cumprimentaria ninguém".
"Os homens mentiriam menos se as mulheres fizessem menos perguntas".        
"Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem".
AMIGOS DO GATOS  - Quanto custa, para os cofres da Eletrobras Rondônia, as milhares de ligações clandestinas de energia, os famosos "gatos"? Segundo números ainda não fechados, porque a pesquisa continua sendo feita, em torno de 5.400 domicílios, distribuídos por mais de duas dezenas de bairros, têm luz em suas casas, mas jamais pagaram nada por ela. Mas não são só as áreas mais pobres onde os "gatos" são usados em profusão. Segundo estudos da empresa, tem gente graúda que também adora o bichano...
 MENOS 100 MILHÕES - A ex-Ceron já detectou mutretagens em relação ao consumo também em residências de luxo, em  grandes lojas e até em empresas, localizadas no centro e em bairros nobres. Num mês, se toda essa gente (pobres e ricos), pagasse a energia que consume e não usasse o indefectível "gato" que se sabe, existe em profusão em toda a Porto Velho, os cofres da estatal ficariam com pelo menos mais 100 milhões de reais.
 QUEM MANDA? - De um lado, muitos políticos continuam pisando na bola e cometendo erros grosseiros, quando não desvios de recursos e falcatruas, pura e simplesmente. Essa verdade é notória e incontestável. De outro, Ministério Público e Judiciário estão ocupando cada vez mais o papel de legisladores e até Executivos. Com centenas e centenas de leis, muitas delas contraditórias e utilizadas dependendo da visão de quem está analisando o processo, a verdade é que se há condenações de mandatários eleitos, que não fazem nada que presta, pode acontecer também muito injustiça contra os que tentam fazer o melhor para suas comunidades.
 SAUDÁVEL OU NÃO? - Vem do MP e da Justiça, ordens contra isso ou aquilo; a favor disso ou aquilo; sentenças contra administradores, pedidos de perda de mandato; determinação para diminuição de cargos comissionados (como ocorreu esta semana em Jaru), enfim, mesmo sem terem sido eleitos pela população, há muitos casos em que procuradores e juízes determinam os rumos das administrações. Até que ponto isso é saudável para a democracia, só se saberá mais adiante. O importante é haja equilíbrio e bom senso. De todos os lados.
EXCEÇÃO NACIONAL - No total 644 mulheres ocupam prisões em Rondônia. Um número, neste momento, 6,7% menor do que na mesma data em 2012. É uma exceção nacional. No país inteiro, só houve crescimento. Entre 2011 e 2012, o percentual de presas saltou, crescendo em 256%. Das detentas rondonienses, menos da metade estão enclausuradas. Há 129 mulheres em celas provisórias; 78 no regime semiaberto; 182 albergadas. Do total, 255 estão em regime fechado. Muitas, prestes a passar para regime semiaberto e outros.
LUIZ CLÁUDIO - O deputado Luiz Cláudio, que ainda se recupera da crise política interna do seu ex-partido, o PTN, de onde foi "desconvidado"  como presidente, agora se envolve em outro tema complexo. É o relator da Comissão Processante da Assembleia, que julgará a deputada Ana da Oito, única denunciada pelo Ministério Público na Operação Apocalipse. Mesmo com apenas um colega no banco dos réus, ao invés dos cinco que se falava, a missão de Luiz Cláudio não será fácil. Ele poderá, em seu relatório, pedir a cassação da companheira de parlamento.
PERGUNTINHA - Não são super atuais as palavras de Ruy Barbosa? "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto"!
Fonte: Jornalista Sérgio Pires 

Nenhum comentário:

Postar um comentário