quinta-feira, 26 de setembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

MUDA MAIS UMA VEZ O COMANDO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO
A nova e surpreendente mudança no comando da Seduc, deixa no ar a pergunta do que, realmente, está acontecendo naquela que é, senão a mais importante, pelo menos a maior secretaria de Estado? A até então desconhecida Isabel Luz assumiu a educação como se fosse uma boa solução. Mas, o que realmente que melhorou nesse tempo todo? Agora, de forma tão inesperada como chegou, dona Isabel deixa o posto. Será substituída pelo empresário Emerson Castro (foto), que vem de uma rápida, mas bem sucedida passagem pela Secretaria de Desenvolvimento.  Espera-se que ele tenha, na gigantesca e problemática secretaria, os mesmos resultados alcançados na pequena e até há pouco inexpressiva secretaria que comandava. Emerson terá grandes desafios pela frente. Até agora, como vice-prefeito no segundo mandato de Roberto Sobrinho; num mandato tampão de prefeito por menos de três meses ou à frente da Seades, ele conseguiu resultados bastante positivos.. Como ele se sairá agora,  comandando uma espécie de supersecretaria? Quem o conhece sabe que Emerson é competente e dedicado. É um político de diálogo, tem humildade, mas sabe se impor, quando é a hora certa. Se tiver liberdade de trabalho, quem sabe não vai melhorar mesmo toda a estrutura e todas as ações da Seduc?
Vereador duas vezes, vice-prefeito e um nome ficha limpíssima na política, Emerson estava prestes a deixar a vida pública. Foi chamado por Confúcio Moura para o governo e transformou uma pequena e inoperante secretaria numa área importante para o Estado. Agora, ele vai mais longe. Enfrentará um enorme desafio.  Como a educação é a base de tudo, todos, certamente, vão torcer para que Emerson Castro tenha sucesso. Se ele for bem, a Seduc irá bem e nossos jovens serão bem preparados nas centenas de escolas estaduais.
 PERDEM TODOS - A política está precisando, urgente, de gente do bem, ficha limpa, que tenha ideias para melhorar a vida das comunidades. Há sim muitos nomes com esse perfil. Em Porto Velho, um deles é o do professor e pastor Aluízio Vidal, que teve performance muito boa quando candidato à Prefeitura, em 2010. O problema de Aluízio é estar num partido nanico. Mesmo sendo pastor, Aluízio não tem como fazer o milagre de multiplicar dos votos,  com o PSOL. Ou procura um partido viável ou vai acabar ficando fora. Perde ele e perde a coletividade.
BÊBADOS À SOLTA - Do início do ano até agosto, mais de 1.250 carteiras de habilitação foram recolhidas em Porto Velho. Esse número por si só já é preocupante, mas há outro, bem pior. Em oito meses, nada menos do que 490 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados. Alguns, caindo pelas tabelas, sem sequer ficar em pé. A cada final de semana, pelo menos  uma dezena de bebuns são tirados de circulação. Muitos deles, não se sabe como, conseguem voltar a dirigir. E a beber, obviamente. Não há solução para o problema sem punição duríssima.
FORA DO FACE - O governador Confúcio Moura é fã das modernidades. Gosta das redes sociais, onde, sempre que pode, acompanha e participa. O problema dele é que, cada vez que posta uma opinião, uma sugestão, um comentário, recebe de volta, além dos elogios e apoios, muitas mensagens mal educadas, sem noção, de gente que não respeita nada. Confúcio postou, dia desses, que mais uma vez está desistindo de participar das redes sociais. Não disse abertamente os motivos, mas os motivos são óbvios...
UNANIMIDADE - Rondônia tem o que comemorar, em relação a um dos seus representantes no Ministério Público. O dr. Héverton Aguiar, procurador geral de Justiça, foi reeleito para presidir o grupo nacional de combate ao crime organizado.  Reeleito por unanimidade, escolhido por seus pares que compõem o Conselho Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e da União. Uma homenagem a ele, com uma carreira recheada de conquistas e dedicação profissional, mas por extensão ao nosso Estado, que ele representa.
NÃO ENGOLE SAPOS - Surge, no pacote de nomes que poderiam entrar numa disputa pelo Governo, o do ex-presidente da Assembleia, Neodi Carlos. Teve um mandato à frente do parlamento sem crises, sem escândalos, sem denúncias. Foi uma ilha na confusão em que tem se metido a Assembleia Legislativa rondoniense nos últimos anos.  Neodi é um bom nome, tem voto em sua região e seus mandatos como deputado são produtivos. Seu maior problema será enfrentar uma dura campanha. Pavio curto, Neodi não engole sapos, como é tradicional na política. Mas é competente e tem história de serviços prestados à Rondônia...
HERMÍNIO FALA - Depois da decisão do MP em denunciar só uma deputada na Operação Apocalipse, o presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho, andou pela imprensa, falando sobre o assunto e fazendo o que mais gosta: bater duro em seus adversários, que estão no governo. No programa Candelária Debate deste sábado (rede estadual, para todas as emissoras afiliadas à TV Candelária/ Rede Record, a partir das 13h15), Hermínio responde às perguntas do jornalista Sérgio Pires. E falou duro. Imperdível!
PERGUNTINHA - Que recado deram alguns importantes artistas do país, como Chico Buarque de Holanda, ao assinar carta de apoio ao deputado federal José Genoino,  condenado  por envolvimento no escândalo do Mensalão?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário