sexta-feira, 27 de setembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

TÃO SURPREENDENTE QUANTO A FUGA FOI A VOLTA DE VALTER ARAÚJO

Tão surpreendente quanto foi sua fuga, foi a apresentação de Valter Araújo nesta quinta, à Justiça rondoniense. Foragido desde o final de 2011, Valter retorna para a prisão, que, num primeiro momento, seria cumprida no Presídio Federal de Porto Velho. É mais um capítulo na história deste político que teve em suas mãos a possibilidade não só de chegar onde chegou (deputado estadual mais votado da história de Rondônia, eleito e reeleito presidente da Assembleia Legislativa), como seria nome certo para concorrer ao governo do Estado, em 2014, com grandes chances. O que aconteceu com Valter? Talvez os mais próximos, que o conhecem intimamente, tenham as respostas para esta complexa pergunta. A verdade é que, no poder, ele se transformou. Deixou a humildade de candidato, quando percorreu todo o Estado vendendo a imagem de um político bem intencionado, cheio de novas ideias; homem ligado à Igreja, que vivia falando em Deus, para se tornar um político distante dos seus antigos parceiros, irascível, liderando - segundo a polícia e a Justiça - um grupo que atacou com violência os cofres públicos.
No dia em que foi eleito deputado mais votado desde que começaram as eleições diretas em Rondônia, Valter deu uma entrevista antológica à Rádio Parecis FM. Falou com emoção, com segurança, anunciou que valorizaria seu mandato, mandou um recado cheio de gratidão aos milhares de eleitores. Pouco depois, como se fosse outra pessoa, o poder tomou conta dos seus atos. Assumiu a Presidência da Assembleia, numa disputa cheia de suspeitas e conseguiu reeleger-se, também numa manobra legal mas, no mínimo, amoral. Até que explodiu a Operação Termópilas e ele foi preso. Foi um meteoro que passou e se foi, na política rondoniense, tão rápido quanto surgiu. Uma pena...
 EM ERUPÇÃO - Já está tudo definido. Emerson Castro assume mesmo, entre segunda e terça, agora, o comando da Secretaria de Educação do Estado. A semana que acabou serviu para as últimas reuniões na Secretaria de Desenvolvimento, que vai desaparecer e se transformar numa superintendência.  E para limpar as gavetas. Nos próximos dias, Emerson começa a enfrentar provavelmente o maior desafio da sua carreira. Vai assumir a maior e mais importante secretaria de Estado, sempre complicada e sempre uma espécie de vulcão adormecido, que de vez em quando entra em erupção. Missão das mais complexas...
 ASSUNTO PROIBIDO - No próximo dia 4, jornalistas rondonienses serão recebidos na aldeia do índios Cinta Larga e outras etnias na região de Cacoal e Espigão do Oeste. Certamente verão a miséria em que a maioria dos índios vive. Mas as camionetas Hylux, os HiPhone e equipamentos sofisticados, que só os caciques têm, certamente sumirão durante a visita. Mas ao menos a imprensa poderá denunciar a penúria que vive a maioria dos nossos índios. O caso do massacre dos garimpeiros, ocorrido em abril de 2004, contudo, será assunto proibido.
COFRES ABARROTADOS - O Brasil vive momentos difíceis, a economia vai mal, o risco da volta da inflação é iminente, há muitas empresas com problemas, o comércio vende menos. Tudo está complicado. Menos para os cofres coletores de impostos. Estes, estão abarrotados. O Impostômetro, que soma todos os tributos pagos no país, já deve estar em mais de 1 trilhão e 100 bilhões de reais. Para nós, pobres mortais, a coisa está feia. Mas "eles", que vivem em outro país, vão nadando de braçada...
MAIS UM - Já está valendo. O Tribunal Superior Eleitoral confirmou mais dois partidos nanicos no Brasil. Já são 32, nessa miscelânea vergonhosa de muito interesse financeiro e pouca ideologia. Um tal de Partido Republicano da Ordem Social, o PROS, já está funcionando.  Há dias atrás, apareceu outro, dessas coisas que se dizem partido político, um tal de Solidariedade. Claro que ninguém perdeu tempo em checar se estava tudo certo com as assinaturas e documentação, nos dois casos. Mas tem muito mais. Até a eleição de 2014, vão ser uns 40 partidos. Uma vergonha!
 NOVO CORREDOR - A abertura do corredor de comércio entre o Brasil e a Bolívia será tema central da Audiência Pública solicitada pelo deputado José Clemente Lebrão (PTN), em Costa Marques, neste sábado. O encontro entre as autoridades brasileiras e bolivianas servirá para tratar da implantação de um serviço de balsa, que fará a travessia do Rio Guaporé, no distrito de Forte Príncipe da Beira. Com isso, haverá a interligando a BR 429 com a Carretera Central da Bolívia. Representantes dos dois países já confirmaram participação no encontro.
GRANDES NEGÓCIOS - Os partidos correm contra o relógio. Dentro de uma semana - dia 5 de outubro, sábado da semana que vem - encerra o prazo para a inscrição de quem quer ser candidato em 2014, em algum partido político. Nos grandes, a situação é menos problemática, porque já há lideranças em profusão. Mas nos nanicos, o clima é de desespero. Todos correndo atrás de possíveis candidatos, para ter alguma chance de eleger alguém, mas, mais importante, ter algum espaço na propaganda eleitoral gratuita, para poder negociar com os grandes. É para isso que serve a grande maioria dos nanicos.
 PERGUNTINHA - Todos os candidatos a Governo em 2014 já escolheram seus partidos ou pode haver ainda alguma troca de  última hora?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário