quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MÁ POSTURA - Mochilas causam danos a crianças

O uso de mochilas com excesso de peso, posturta inadequada, a permanência de muito tempo na frente do computador causam doenças na coluna em crianças e adolescentes, afirma Alexsander Correia da Cunha, fisioterapeuta e instrutor de pilates.
De acordo copm Alexsander, criaças com pouca vivência corporal possuem tendeência a ter doenças da coluna.  O uso inadequado do corpo causa dores lombar, muitas crianças não sabem movimentar o corpo e por estar em fase de crescimento, muitos problemas na coluna começam a aparecer.
Os problemas mais comuns causados em crianças e adolescentes pela má postura são escoliose (desvio lateral da coluna causada por posturas inadeuqadas e carregamento de excesso de peso), hipersifose (aumento da curvatgura da região dorsal, ou seja, é o aumento da conversidade posterior, a pessoa fica coma apar~encia corcunda, podendo ser flexível ou irredutível) e hiperdordose (é um termo anatômico usado para designar a cuvatura lombar da coluna vertebral.  Uma acentuação da lordose lombar), afirma Alexsander.
O fisioterapeuta aconselha os pais promoverem nos fillhos uma vivência corporal, ou seja, proporcionar que a criança ou adolescente pratiquem desde cedo movimentos corporais, que podem ser realizados de várias maneioras como natação, balé, esportes de uma maneira geral.  Ele sugere também a prática do método pilates, que nessa faixa etária pode ser uma boa alternativa pela correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto.
As brincadeiras das crianças não são mais aquelas de antigamente em que precisa se movimentar, diz o fisioterapeuta. "As brincadeiras são o computador e a TV. Isto faz com que a criança permaneça muito tempo parada, usando posturas inadequadas que prejudicam o desenvolvimento do corpo, os pais precisam ser o maior refencial para os filhos", finaliza Alexander.
Fonte: O Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário