segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Marketing não serve só para vender

Presidente da ABRH-RS, Daniel Santoro acredita que o marketing pode ser utilizado também como ferramenta de competitividade para órgãos públicos e entidades do terceiro setor


Prestes a concluir seu mandato como presidente do capítulo gaúcho da Associação dos Dirigentes de vendas e Marketing do Brasil (ADVB-RS), Daniel Santoro vem se esforçando para difundir uma tese diferente: a de que o marketing pode ser utilizado como ferramenta de desenvolvimento da sociedade civil - e não apenas como instrumento de competividade das empresas. Santoro acredita que muita gente ainda tem noção errada a respeito do real significado do termo "marketing".  Para ele, a disciplina não diz respeito apenas a vendas, mas também à agregação do valor.  "Quando se consegue estabelece a cadeia de valsor de qualquer sorganização a partir do olhar do cliente - independentemente do setor -, é aí que o markenting pode agregar valor", acredita ele.  Com essa premissa, Santoro sustenta que o marketing deve ser praticado nos serviços públicos, nas autarquias de governo e em outras instituições que lidam com o cidadão - da mesma forma que uma empresa privada se preocupa com o cliente.  Com as ferramentas de markentig certas, organizações governamentais podem atrair investimentos com mais facilidades e, além disso, mobilizar mais os cidadãos em tornmo de suas responsabilidades.  "É preciso valorizar quando um projeto de ordem pública dá certo.  Até para não ficar nessa onda de descrédito do setor público.  Precisamos, sim, encontratar as qualidades", justifica.  Daniel Santoro diz que a ADVB-RS tem buscado também as instituições de terceiro setor para compartilhar conhecimento  e desenvovler a competitividade do Estado.  "O ponto em comum é que somos gestores e acreditamos na possiblidade que o markentig tem de promover o desenvolvimento".
                                                      
                                                       A nova "missão" da ADVB-RS
Para Daniel Santoro, a função da ADVB-RS é justamente a de popularizar os conceitos de markenting, desfazendo a idéia de que eles dizem respeito unicamente a vendas.  O Prêmio Exportação é um exemplo disso - realizado anualmente, o evento reconhece casos de sucesso na área de comércio exterior nos setores públicos e privado.  "Hoje em dia nós compreendemos que a venda é um componente de marketing, e com isso nós nos reposicionamos e temos claro qual  é o nosso caminho, que é de desenvolver a cultura de markentig no Rio Grande do Sul e assim para outros estados do País.
Fonte: Revista Amanhã.



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