sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PROFESSOR

                                                            Dia do professor


A maioria dos professores perguntam a si mesmo; o que comemorar?
Comemorar o baixo salário que é insuficiente para levar uma vida mais ou menos digna! Fazendo o professor vir a ter mais de um contrato, trabalhando os três turnos, tornando seus dias extremamente corridos e cansativos.
Quem sabe comemorar a falta de responsabilidade e o reconhecimento por parte de algumas autoridades que ignoram o papel do professor na sociedade, aprovando leis que protegem os alunos e dando aos menos vários direitos e menos compromisso, compactuando com a falta de compromisso, responsabilidade e contribuindo com a marginalidade do saber.
Talvez comemorar sua servidão. Situação que o governo tem explicitamente imposta aos professores, transformando-o num mero cumpridor da sua legislação e servidor dos direitos dos alunos. Com jornada de trabalho estressante, sem tempo para sua família e investir em conhecimentos que são necessários a sua função.
Comemorar a falta de segurança no trabalho, pois o mesmo muitas vezes, é podado a autoridade em sala, porque essa esbarra nas leis que protegem os alunos, professores tornam-se alvos fáceis dos mais diversos tipos de violência; desde agressões físicas, verbais, chantagens e ameaças.
Pena que em tempos de inclusão social, muitos professores sintam-se tão excluídos e sem ter o que comemorar. Vários são os profissionais educadores que estão abandonando sua função por sentirem-se humilhados, desrespeitados e impossibilitados de exercer sua profissão.
Nesse país onde as leis excluem uma educação de qualidade, professor não tem o que comemorar.
                                                                                            
                                                                                           Edna Cordeiro da Silva
                                                                                                   Cujubim/Ro
                                                                                               
                                                                                                        
                                                                                                              

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