quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ANDANDO NA CHUVA DE MOTO

Se você puder evite andar na chuva especialmente na estrada, pois sua visibilidade é menor e a dos outros veículos também, mas se caso for necessário tenha sempre uma roupa de chuva, pois o desconforto ou o frio ajudam você a perder a concentração o que pode tornar-se um risco desnecessário. Andar na chuva requer alguns cuidados que podem fazer uma enorme diferença em termos de segurança, vejamos alguns desses tópicos:
NA CIDADE: evite o canto interno das curvas, pois é lá que junta toda a sujeira que a chuva varre, é por onde circulam os veículos pesados, onde geralmente vazam óleos dieseis e combustíveis que são um verdadeiro sabão especialmente quando molhados;
AS POSSAS D’AGUA: evite-as, pois geralmente elas escondem buracos que podem provocar quedas;
NA PISTA DE ROLAGEM: tanto na cidade quanto na estrada ande sempre atrás das rodas do veículo a sua frente (prefira veículos pequenos), pois ele sempre irá desviar as rodas de buracos e obstáculos a frente e se você estiver nesta trilha da roda, também terá menos água nos pneus, ajudando a evitar o perigoso aquaplane;
OBS: ISTO TAMBÉM VALE PARA PISTA SECA!
CALIBRAGEM DE PNEUS: se você quiser aumentar sua segurança na chuva diminua a pressão dos pneus, quanto mais superfície de contato na pista mais seguro, diminua até oito libras, mas lembre de voltar a calibrar quando parar a chuva.
FREAR NA CHUVA: a pressão que se exerce no manete do freio quando está seco deve ser o mesmo nas condições molhadas, o adequado é que essa proporção seja de 70% na roda dianteira e 30% na roda traseira, porém sempre de modo gradual e contínuo até a moto parar, mas atente para uma coisa: por estar molhado o disco de freio, na hora que você for acioná-lo ele terá um breve retardo na ação e a reação normal seria apertar um pouco mais para causar a freada, mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode causar o bloqueio da roda (ali catar) e nesse caso, é chão na certa, portanto freie com cuidado e com calma mesmo nas condições mais adversas.
FAIXAS PINTADAS: as faixas pintadas no asfalto costumam ser escorregadias especialmente molhadas, portanto, evite andar por elas e mais ainda, evite acelerar e inclinar forte a moto ao passar. O mesmo vale para o momento de parar.
Fonte: AMO – BA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Chaddad, Parabéns pelo Blog pois além de expor sua paixâo pelas motos, traz informações desde mamando a caducando.

Cristian.
Cristianseg Seguros.

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