terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

PILOTAR MOTO AUMENTA CONCENTRAÇÃO E REDUZ ESTRESSE, APONTA ESTUDO

Pesquisa, conduzida pela Universidade da Califórnia, mostrou que os benefícios de pilotar uma moto são semelhantes aos de exercícios leves

Muitos motociclistas não se cansam de afirmar que andar de moto é uma forma de reduzir o estresse e manter uma mente positiva e saudável. Mas, o então senso comum agora pode se apoiar nos resultados de um estudo neurobiológico conduzido pelo Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano da Universidade da Califórnia em Los Angeles.
Conduzido por três pesquisadores, a pesquisa revelou evidências científicas inéditas sobre os benefícios físicos e mentais de pilotar uma moto. O estudo descobriu que o motociclismo aumentou as métricas de foco e atenção e diminuiu os níveis relativos de cortisol, um marcador hormonal de estresse.
Os pesquisadores registraram a atividade cerebral e os níveis hormonais dos participantes antes, durante e depois de pilotar uma moto, dirigir um carro e descansar. Ao andar de moto, os participantes experimentaram maior foco sensorial e resistência à distração. 
Pilotar por apenas 20 minutos também produziu um aumento nos níveis de adrenalina e frequência cardíaca, bem como uma diminuição nas métricas de cortisol – reações frequentemente associadas a exercícios leves e redução do estresse.
“Os níveis de estresse, especialmente entre os jovens adultos, continuam aumentando e as pessoas estão procurando formas de melhorar sua saúde mental e física. Até recentemente, a tecnologia para medir rigorosamente o impacto no cérebro de atividades como o motociclismo não existia”, ressaltou o neurocientista Dr. Don Vaughn, que liderou a equipe de pesquisa. "O cérebro é um órgão incrivelmente complexo e é fascinante investigar rigorosamente os efeitos físicos e mentais que os motociclistas relatam".
"Enquanto os cientistas estudam há muito tempo a relação entre respostas cerebrais e hormonais à atenção e ao estresse, fazê-lo em condições da vida real como essas é raro", explicou o professor da UCLA e membro da equipe sênior, Dr. Mark Cohen. "Nenhuma experiência de laboratório pode duplicar os sentimentos que um motociclista teria na estrada."
"As diferenças nas respostas neurológicas e fisiológicas dos participantes entre a pilotagem de uma moto e outras atividades medidas foram bastante pronunciadas", continuou Vaughn. "O que pode ser significativo para reduzir o estresse do dia a dia."
Visão geral da pesquisa
A equipe de pesquisa monitorou a atividade cerebral e a frequência cardíaca dos participantes, bem como os níveis de adrenalina, noradrenalina e cortisol. Apresentado no início deste ano, o estudo financiado pela Harley-Davidson, intitulado “Os efeitos mentais e físicos de pilotar uma motocicleta” mediu as respostas biológicas e fisiológicas de mais de 50 motociclistas experientes, usando a tecnologia de Eletroencefalografia móvel.
Destaques do Estudo:
- Pilotar uma motocicleta diminuiu os biomarcadores hormonais do estresse em 28%;
- Em média, andar de moto por 20 minutos aumentou a frequência cardíaca dos participantes em 11% e os níveis de adrenalina em 27% - semelhante ao exercício leve;
- O foco sensorial foi aprimorado ao andar de motocicleta em comparação a dirigir um carro, um efeito também observado em meditadores experientes e não-praticantes de meditação;
- Alterações na atividade cerebral dos participantes do estudo durante a pilotagem sugeriram um aumento no estado de alerta semelhante a beber uma xícara de café.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br / Agência Infomoto


Nenhum comentário:

Postar um comentário