quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Aprenda a viver o agora: O que passou, passou

Aproveitar o agora é mais importante do que se culpar pelos erros cometidos no passado ou esperar o tempo certo para realizar o que se deseja. Veja como pequenas mudanças podem ajudar você a fazer isso.


Quem nunca ouviu dizer que o passado é o maior dos ladrões? Eu mesma ouvi essa frase algumas vezes, mas só compreendi seu significado mais amplo há pouco tempo. Se deixarmos, nosso passado é capaz de se tornar o grande responsável pelo fracasso de nosso futuro.
Parece papo de louco, mas não é. Deixe-me explicar por meio de um exemplo prático: Durante a infância de João, a brincadeira de que mais gostava era jogar bola com seu pai. E ele jogava muito bem. Prometia. Até na escolinha de futebol foi matriculado, mas na pré-adolescência deu um basta naquilo e se fechou. Hoje, já adulto, quando é questionado responde que não ousa mais chegar perto da bola, pois no início chutá-la na direção de seu pai era o mesmo que receber um abraço dele. Depois ele passou a corrigi-lo tanto e a ter tantas expectativas, que chutar a bola passou a ser um símbolo de frustração. Ele teve que parar, senão iria perder o que mais amava: o pai.
Muitas vezes não percebemos, mas ficamos tão ligados a um evento ou um fato que nos esquecemos que já passou, que deixou de gerar felicidade e passou a ser fator de cobrança, se tornou um doce sonho do passado; mas se nos aferrarmos a isso se tornará uma amarga frustração do futuro. Onde será que fica o presente nisso tudo?
Para que as memórias do passado descritas nos livros de Machado de Assis sejam tão gostosas para nós quanto são para alguns de seus personagens, basta vivermos o presente. O que foi, já aconteceu. Está feito. E pensar sobre o que vai ser é planejar as coisas do melhor modo possível para que tudo venha a dar certo (se der errado, tudo bem também, não é?). Quer algumas dicas para ver o agora com mais carinho e mais importância?
  1. Olhe para si mesmo e veja que logo mais esse aí no espelho será outro.
  2. Sinta agradecimento por estar com quem está, como está e onde está agora, pois foi você quem proporcionou isso a si mesmo.
  3. Olhe em volta: veja tudo o que você continua a construir. É muito!
  4. Se você tem filhos, basta olhá-los minuto a minuto para ver como o presente é algo tão passageiro. Aproveite-os ao máximo então!
  5. Em vez de gastar sua energia com o mal, gaste com o bem. Seu presente é o presente momento.
  6. Ame agora. Seja feliz agora.
Fonte: Fernanda Ferrari Trida - Família. com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário