Seja com o motor Milwaukee-Eight 107, ou 114, motocicleta da centenária marca norte-americana está mais agressiva que nunca
Essa foi, de longe, a motocicleta que mais chamou a minha atenção e despertou curiosidade no Salão Duas Rodas 2017. A nova Fat Bob passou por uma reformulação drástica em seu visual, algo que lhe fez muitíssimo bem. Agora ela conta com um estilo único, mais imponente e agressivo que nunca, com acabamentos premium e o potente motor Milwaukee-Eight nas configurações 107 (1.745 cm³) e 114 (1.868 cm³). Seu preço? A partir de R$ 59.980 (preço sugerido para a versão 107; e a partir de R$ 67.480 para a versão 114).
O modelo ficou 15 kg mais leve em relação ao anterior. Sua suspensão dianteira ficou mais firme, com garfos dianteiros invertidos de 43 mm. A balança transfere o movimento da roda traseira para a nova suspensão monoamortecida, com o amortecedor escondido sob o assento. Com essa configuração, a motocicleta copia muito bem as irregularidades do solo. O console embutido no tanque conta com painel de cinco polegadas que integra todos os indicadores, incluindo o nível de combustível, e é de fácil visualização.
Deixando seu visual ainda mais interessante, outros detalhes que muito me agradaram, estão o escape duplo (2-1-2 em aço inox), com acabamento personalizado, e os pneus, sendo o dianteiro de 150 mm e o traseiro de 180 mm. Assim, a Harley-Davidson fez com que a Fat Bob ficasse pronta para enfrentar um verdadeiro “Apocalipse Zumbi”, com seu exclusivo farol retangular, em LED, que dividiu opiniões
Deixando seu visual ainda mais interessante, outros detalhes que muito me agradaram, estão o escape duplo (2-1-2 em aço inox), com acabamento personalizado, e os pneus, sendo o dianteiro de 150 mm e o traseiro de 180 mm. Assim, a Harley-Davidson fez com que a Fat Bob ficasse pronta para enfrentar um verdadeiro “Apocalipse Zumbi”, com seu exclusivo farol retangular, em LED, que dividiu opiniões
Outro ponto importante, e que merece destaque, diz respeito aos freios, especialmente na dianteira, com belos discos duplos, que param com tranquilidade e segurança os 16 quilos de torque do motor de 1.868 cm³ (precisamente 16,01 kgf.m a 3.250 rpm). Um dos poucos pontos negativos fica por conta do seu tanque de combustível, com capacidade para apenas 13,6 litros. Porém, rodando em teste na cidade e na estrada, enrolando o cabo com gosto pelas rodovias, experimentando as acelerações e retomadas mais que vigorosasproporcionadas pelo motor Milwaukee-Eight 114, obtivemos um consumo médio de 18,5 km/L. Impressionante. Ao completar o tanque da Fat Bob, o computador de bordo sugere uma autonomia de 270 km, ou seja, uma média de 19,85 km/L, mostrando que não ficamos tão fora do esperado pela Harley-Davidson.
A motocicleta tem poder de sobra para encarar a estrada com muito conforto, com cêmbio de seis velocidades, proporcionando uma boa posição de pilotagem, com o guidão bem disposto, contando com ajuste de inclinação. É importante lembrar que a motocicleta vibra muito menos que sua antecessora devido ao novo sistema de contra-balanceadores internos. O mesmo podemos dizer sobre o aquecimento, que melhorou consideravelmente, tornando a pilotagem ainda mais gostosa, até mesmo em ambiente urbano. Ponto positivo para a Harley-Davidson.
Apesar de seu tamanho e dos grandes pneus, a Harley-Davidson Fat Bob mostrou-se muito boa de curva, ainda mais se lembrarmos que trata-se de uma moto custom de 306 kg. Sua ciclística mais “agressiva” compensa um pouco o largo pneu de 150 mm na dianteira e deixa a Fat Bob precisa também nas entradas de curvas. Isso sem falar do assento, muito confortável, tanto para o piloto como para o garupa. Os novos materiais do banco proporcionam um ajuste melhorado para uma gama mais ampla de pilotos e também garantem maior conforto para viagens de longas distâncias. Eles são mais confortáveis, já que o novo design facilita o alcance do piloto ao chão.
Minha conclusão: a Harley-Davidson surpreendeu, de forma muito positiva, ao realizar uma verdadeira cirurgia plástica no modelo Fat Bob, conquistando novos adeptos. Os motores Milwaukee-Eight 107 (1.745cc) e Milwaukee-Eight 114 (1.868cc), o chassi redesenhado e a suspensão aprimorada deixam o modelo em um novo patamar. Pilotar esta moto, independente do motor que a equipa, transmite uma sensação incrível de prazer e liberdade.
Minha conclusão: a Harley-Davidson surpreendeu, de forma muito positiva, ao realizar uma verdadeira cirurgia plástica no modelo Fat Bob, conquistando novos adeptos. Os motores Milwaukee-Eight 107 (1.745cc) e Milwaukee-Eight 114 (1.868cc), o chassi redesenhado e a suspensão aprimorada deixam o modelo em um novo patamar. Pilotar esta moto, independente do motor que a equipa, transmite uma sensação incrível de prazer e liberdade.
FICHA TÉCNICA – HARLEY-DAVIDSON FAT BOB 114
MOTOR
- MOTOR Milwaukee-Eight® 114
- DIÂMETRO DO CILINDRO 102 mm
- CURSO DO ÊMBOLO 114,3 mm
- CILINDRADA 1.868 cc
- TAXA DE COMPRESSÃO 10,5:1
- SISTEMA DE COMBUSTÍVEL Injeção eletrônica de combustível por portas sequenciais (ESPFI)
- ESCAPAMENTO Lado duplo 2-1-2, catalisador no cabeçote
DIMENSÕES
- COMPRIMENTO 2.340 mm
- ALTURA DO ASSENTO, SEM PESO 710 mm
- DISTÂNCIA MÍNIMA DO CHÃO 120 mm
- ÂNGULO DE INCLINAÇÃO (COLUNA DE DIREÇÃO) (GRAUS) 28
- TRAIL 132 mm
- DISTÂNCIA ENTRE OS EIXOS 1.615 mm
- PNEU DIANTEIRO, ESPECIFICAÇÃO 150/80-16,71H,BW
- PNEU TRASEIRO, ESPECIFICAÇÃO 180/70B16,77H,BW
- CAPACIDADE DE COMBUSTÍVEL 13,6 l
- CAPACIDADE DE ÓLEO (C/FILTRO) 4,7 l
- PESO, CONFORME EXPEDIDO 296 kg
- PESO, EM BOAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO 306 kg
DESEMPENHO
- MÉTODO DE TESTE DO TORQUE DO MOTOR EC 134/2014
- TORQUE DO MOTOR 157 Nm (16,01 kgf.m)
- MOTOR E TORQUE (RPM) 3.250
- ÂNGULO DE INCLINAÇÃO, DIREITA (GRAUS) 31
- ÂNGULO DE INCLINAÇÃO, ESQUERDA (GRAUS) 32
ACIONAMENTO
- ACIONAMENTO PRIMÁRIO Corrente, relação 34/46
- RELAÇÃO DAS ENGRENAGENS - 1ª (GERAL) 9,311
- RELAÇÃO DAS ENGRENAGENS - 2ª (GERAL) 6,454
- RELAÇÃO DAS ENGRENAGENS - 3ª (GERAL) 4,793
- RELAÇÃO DAS ENGRENAGENS - 4ª (GERAL) 3,882
- RELAÇÃO DAS ENGRENAGENS - 5ª (GERAL) 3,307
- RELAÇÃO DAS ENGRENAGENS - 6ª (GERAL) 2,79
CHASSI
- RODA DIANTEIRA, TIPO Denim Black, estrutura de alumínio fundido com grafismos gravados a laser
- RODAS, TIPO TRASEIRA Denim Black, estrutura de alumínio fundido com grafismos gravados a laser
- FREIOS TIPO CÁLIPER Dianteiro fixado com 4 pistões e traseiro flutuante com 2 pistões
BATERIA
- LUZES (DE ACORDO COM NORMAS NACIONAIS), LÂMPADAS INDICADORAS Farol alto, piscas, ponto-morto, baixa pressão de óleo, diagnóstico do motor, ABS (opcional), segurança, baixa tensão da bateria, baixo nível de combustível
- MEDIDORES Tacômetro analógico de 4 polegadas com velocímetro, indicador de marcha, odômetro, nível de combustível, indicador de consumo de combustível e odômetro parcial digitais
Texto: Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br
Fotos: Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br e Divulgação/Victor François/HDBrasil
Fotos: Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br e Divulgação/Victor François/HDBrasil
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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