Motocicleta conta com faróis em LED e tanque de combustível generoso para poder encarar mais quilômetros durante viagens
A "Família 500" da Honda recebeu atualizações para 2018. Como aconteceu com CB 500F e CBR 500R, a nova Honda CB 500X conta com novas cores, lanterna e farol em LED, melhorando ainda mais a segurança na pilotagem. A mais disposta a enfrentar uma “aventura” dentre as irmãs de 500 cilindradas conta uma nova ponteira de escapamento, mais curta e moderna que a presente na geração anterior. Exclusivamente disponível na versão ABS, a CB 500X tem preço público sugerido de R$ 25.900, com três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
A Honda CB 500X compartilha o motor com suas irmãs, ou seja, o já conhecido bicilíndrico refrigerado a líquido de 471 cm³ de capacidade com duplo comando no cabeçote (DOHC). O modelo ganhou novos grafismos e cores, agora oferecida em verde ou vermelha, além do já mencionado farol de LED. Seu para-brisa ganhou novo design, mas continua ajudando bastante contra o vendo na estrada. Comparando com suas irmãs, ela é a que conta com o tanque de combustível mais generoso, com capacidade para 17,7 litros.
A nova Honda CB 500X conta ainda com suspensão dianteira com garfo telescópico ajustável Showa com tubos de 41 mm de diâmetro e suspensão traseira Pro-Link com ajustes de pré-carga. No dia a dia o conjunto se mostrou muito confiável, absorvendo bem os impactos e copiando as irregularidades do solo, sem chegar ao fim do curso, mesmo com garupa.
Apesar de apresentar visual e porte de aventureira, a CB 500X é amigável até mesmo com os pilotos iniciantes ou de menor estatura, já que não se trata de uma motocicleta pesada e nem muito alta, como costuma acontecer com motos deste estilo, pois tem 181 kg (peso seco) e 812 mm de altura em relação ao solo. Ou seja, ela possibilita que motociclistas mais baixos alcancem os pés no chão com facilidade, sem gerar desconforto nos mais altos. Seu banco, largo e macio garante o conforto mesmo após muitos quilômetros percorridos. Sua boa ergonomia, tanto para o uso urbano como para pegar a estrada, além da posição das pedaleiras e do assento, se deve também ao guidão largo, que permite que o piloto fique ereto e com a motocicleta sob controle.
Apesar do desempenho 50,4 cv de potência máxima a 8.500 rpm não empolgar, estes cavalos do motor são mais que suficientes para rodar com tranquilidade em velocidade de cruzeiro de 120 km/h, com folga para retomadas e ultrapassagens. Ponto para chamar a atenção da Honda: parece faltar fôlego, um pouco de força, principalmente quando a motocicleta está em altos giros. Já o torque apresenta-se em ampla faixa de rotações, sendo o pico de 4,55 kgf.m a 7.000 rpm. O desempenho mecânico pode até ser tímido, mas o conjunto compensa pela baixa vibração e entrega de potência linear. Ou seja, algo que a Honda vem priorizando em suas motocicletas: fácil de pilotar, transmitindo segurança, e não sustos, ao enrolar o cabo do acelerador.
Rodando na cidade, obtivemos uma boa média de consumo de combustível. Pilotando sozinho e com garupa, o computador de bordo da Honda CB 500X mostrou um consumo médio de 26 km/L. Transformando este número em autonomia, ficamos com 460 quilômetros para um tanque de gasolina. Já na estrada, rodando sempre entre 100 e 120 km/h, a média ficou nos 28 km/L, ou seja, 490 quilômetros para percorrer em viagens sem precisar parar para abastecer. Um número bastante considerável.
Rodando na cidade, obtivemos uma boa média de consumo de combustível. Pilotando sozinho e com garupa, o computador de bordo da Honda CB 500X mostrou um consumo médio de 26 km/L. Transformando este número em autonomia, ficamos com 460 quilômetros para um tanque de gasolina. Já na estrada, rodando sempre entre 100 e 120 km/h, a média ficou nos 28 km/L, ou seja, 490 quilômetros para percorrer em viagens sem precisar parar para abastecer. Um número bastante considerável.
Ficha Técnica - Honda CB 500X 2018
Motor: DOHC, dois cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida
Cilindrada: 471 cc
Potência máxima: 50,4 cv a 8.500 rpm
Torque máximo: 4,55 kgf.m a 7.000 rpm
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 67,0 x 66,8 mm
Relação de Compressão: 10,7:1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V - 8,6 Ah
Farol: LED
Tanque de combustível/Reserva: 17,7 litros
Óleo do motor: 3,2 litros
Comprimento x Largura x Altura: 2098 x 826 x 1358 mm
Distância entre eixos: 1421 mm
Distância mínima do solo: 170 mm
Altura do assento: 812 mm
Peso seco: 181 kg
Chassi: Diamond Frame
Suspensão dianteira/Curso: Garfo telescópico / 140 mm
Suspensão traseira/Curso: Pro-Link / 118 mm
Freio dianteiro/Diâmetro: A disco / 320 mm
Freio traseiro/Diâmetro: A disco / 240 mm
Pneu dianteiro: 120/70 - 17
Pneu traseiro: 160/60 - 17
Texto e Fotos: Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br
Vídeo: Alexandre Ciszewski e Kiko Tokuda/MOTO.com.br
Fonte: Moto.com.br
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