segunda-feira, 19 de março de 2018

Kawasaki Z650 conta com visual agressivo e suavidade na pilotagem

Motocicleta conta com motor bicilíndrico de 649 cm³ com potência de 68 cavalos a 8.000 rpm e torque de 6,7 kgfm a 6.500 rpm



Ela chegou com a missão de substituir a consagrada Kawasaki ER-6n, contando com visual mais agressivo e suavidade na pilotagem. A nova Kawasaki Z650 ABS tem preço sugerido de R$ 32.990, com três opções de esquemas de cores: Metallic Flat Spark Black / Metallic Spark Black, Pearl Flat Stardust White / Metallic Spark Black e o tradicional Candy Lime Green / Metallic Spark Black.
Z650 ficou ainda mais ágil que sua antecessora, respondendo rapidamente às mudanças de direção com muita estabilidade, e sua acelaração está ainda mais dinâmica e empolgante. Sua suspensão ficou melhor, copiando muito bem as imperfeições do solo.
Como uma potente naked de porte médio, a nova Z650 ABS vem equipada com motor bicilíndrico de 649 cm³ com potência de 68 cavalos a 8.000 rpm e torque de 6,7 kgfm a 6.500 rpm. Seu motor, porém, é diferente daquele que equipava a ER-6n até mesmo por fora: ele perdeu as aletas externas e, por dentro, ganhou um novo eixo de comando, com ressaltos que deixam as oito válvulas abertas por mais tempo. Importante lembrar que a central eletrônica também foi reprogramada.


A diminuição dos quatro cavalos de potência máxima em relação à ER-6n, devido ao PROMOT 4, não é percebida na prática, até por conta do novo peso, que trataremos mais adiante. Por outro lado, o torque passou por leve melhora, passando de 6,5 kgfm a 7.000 rpm para 6,7 kgfm a 6.500 rpm. Com câmbio de seis velocidades, e o útil indicador de marchas no painel digital (diferente da ER-6n, que não tinha esta indicação), a Kawasaki Z650 conta com tecnologia de embreagem assistida e deslizante, o que aumenta a suavidade ao pilotar esta naked, com trocas de marcha mais precisas.
Uma das diferenças mais perceptíveis em relação à ER-6n é notada logo de cara, quando montamos na moto. O assento da Z650 é mais baixo (790 mm) e as pedaleiras posicionadas mais à frente fazem com que seja preciso dobrar menos os joelhos. Ao encaixar no tanque da moto é possível sentir que ela é bem mais estreita, tornando a posição de pilotagem muito agradável e deixando a motocicleta na mão, e nas pernas, do piloto, com uma boa ergonomia.
Apesar de ter perdido potência e 1 litro na capacidade do tanque de combustível (agora com 15L), ela ficou mais leve, para ser preciso, a Z650 emagreceu 19 kg, passando de 206 para 187 kg! Isso se deve em grande parte ao quadro de treliça, inédito, que pesa somente 15 kg, e à balança traseira em alumínio, com amortecedor central, fixado por links. Na dianteira ela conta com o mesmo garfo telescópico convencional.
Novidade também nos freios. Com versão única equipada com ABS, a nova Z650 conta com pinças do freio dianteiro com discos duplos da marca Nissin, que são param com vontade a leve motocicleta da Kawasaki, enquanto na traseira existe um disco simples de 220 mm com pinça de pistão único. Os discos mantiveram o formato de pétala.

consumo médio de combustível, indicado pelo computador de bordo da nova Kawasaki Z650, apresentou uma média interessante durante os testes. Quando aceleramos com vigor, usando e abusando do motor de dois cilindros, com retomadas fortes, a média ficou entre 16 e 18 km/L. Já quando rodamos com tranquilidade, a média ficou entre 22 e 25 km/L.


Essa naked de cilindrada média-alta aparece como uma boa opção para quem busca uma motocicleta fácil de pilotar, dócil e que possa ser usada no dia-a-dia com conforto. Vale destacar que, apesar do assento do garupa parecer desconfortável, durante os testes levamos passageiros e os mesmos não fizeram reclamações, apenas ressaltando a altura em que fica o garupa nesta moto. 

Para concluir, seu desempenho é mais que suficiente para uma naked urbana, com torque rotações baixas e médias que divertem até mesmo os mais experientes. Uma dica para extrair o máximo desta motocicleta, com uma pilotagem divertida e agressiva, é levar a troca de marchas para a faixa dos 7.000 giros.
Ficha Técnica Kawasaki Z650 ABSMotor   4 tempos, 2 cilindros paralelos, refrigeração líquida
Cilindrada          649 cc
Diâmetro x curso            83,0 x 60,0 mm
Taxa de compressão     10,8:1
Sistema de válvulas       DOHC, 8 válvulas
Sistema de combustível              Injeção eletrônica
Ignição Digital
Partida Elétrica
Lubrificação       Lubrificação forçada (cárter semi-seco)
Quadro Tipo       Treliça em aço de alta resistência
Curso da roda: Dianteiro              125 mm
Curso da roda: Traseiro                130 mm
Pneu: Dianteiro               120/70ZR17M/C (58W)
Pneu: Traseiro  160/60ZR17M/C (69W)
Caster (rake)     24°
Trail       100 mm
Ângulo de esterçamento (Esq/Dir)         35° / 35°
Comprimento total        2.055 mm
Largura total      775 mm
Altura total         1.080 mm
Entre eixos         1.410 mm
Altura mínima do solo   130 mm
Altura do assento           790 mm
Peso em ordem de marcha        187 Kg
Capacidade do tanque  15 litros
Transmissão      6 velocidades
Sistema de acionamento             Corrente de transmissão
Relação de redução primária     2,095 (88/42)
Relações de marcha: 1a               2,438 (39/16)
Relações de marcha: 2a               1,714 (36/21)
Relações de marcha: 3a               1,333 (32/24)
Relações de marcha: 4a               1,111 (30/27)
Relações de marcha: 5a               0,966 (28/29)
Relações de marcha: 6a               0,852 (23/27)
Relação de redução final             3,067 (46/15)
Embreagem       Multidisco, em banho de óleo
Suspensão Dianteira:            Garfo telescópico de 41 mm
Suspensão Traseira:              Horizontal Back-Link com pré-carga da mola ajustável
Freio Dianteiro: Tipo  Disco duplo de 300 mm em formato margarida
Freio Dianteiro: Pinça               Pistão duplo
Freio Traseiro: Tipo    Disco simples de 220 mm em formato margarida
Freio Traseiro: Pinça  Pistão simples
Potência máxima            50,2 kW (68 CV) / 8.000 rpm
Torque máximo               65,7 N•m (6,7 kgf•m) / 6.500 rpm
PREÇO PÚBLICO SUGERIDO Z650 ABS             R$ 32.990,00
Texto: Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br
Fotos: Kiko Tokuda/MOTO.com.br e Divulgação
Vídeo: Kiko Tokuda/MOTO.com.br

Fonte: Moto.com

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